Existe alguma idade para começar os exercícios físicos?

Na infância, na adolescência, na vida adulta e na terceira idade, exercícios físicos podem mudar sua vida. Saiba qual o exercício para cada idade!

Existe alguma idade para começar os exercícios físicos?
Alguns exercícios físicos parecem específicos para cada idade. Por exemplo, você vê muitas pessoas entre os 30 e os 40 anos em studio de pilates em Brasília, assim como jovens de 20 anos na musculação ou treino funcional.

Mas existe uma idade certa para começar um exercício físico? Descubra abaixo!

Existe uma idade ideal para atividades físicas?


Existe uma idade ideal para atividades físicas?. Foto:Divulgação

Existe uma idade ideal para atividades físicas?. Foto:Divulgação

Exercícios físicos são essenciais para manter a saúde em dia e aproveitar o melhor funcionamento do seu corpo. Eles não só otimizam sua saúde física, mas também melhoram a saúdem mental, trazendo um impacto positivo no humor, no estresse e na autoimagem. Esportes coletivos ainda reforçam a socialização e a capacidade de trabalhar em equipe.

Por isso, não existe idade certa para começar a se exercitar: desde crianças até idosos, todos podem dar seus primeiros passos no mundo da atividade física, seja em um studio de pilates em Brasília, em uma academia ou no time de futebol da escola.

O que é preciso, no entanto, é descobrir qual é a atividade física para cada idade. Musculação, por exemplo, não é recomendada para crianças e adolescentes, porque pode prejudicar o crescimento. Assim como o treino funcional pode não ser a melhor opção para quem está na terceira idade e foi sedentário até o momento.

Alguns exercícios, no entanto, podem ser adaptados. O pilates pode ser feito em todas as idades, porque o instrutor pode mudar o treino de acordo com as necessidades do indivíduo.

Exercícios para todas as idades


Exercícios para adolescentes. Foto:Divulgação

Exercícios para adolescentes. Foto:Divulgação


- Exercícios para crianças e adolescentes devem ser dinâmicos e, se possível, estimularem a socialização, como praticar esportes em times ou fazer aulas de dança.

- Na fase adulta, os exercícios podem ser variados, de acordo com os gostos e disponibilidade de cada um. É uma boa fase para experimentar! Lutas, danças, corrida, musculação, funcional – são todos válidos.

- Pessoas com mais de 60 anos devem procurar começar por exercícios de baixo impacto, como pilates, hidroginástica e yoga.
O mais importante é respeitar o seu corpo e nunca desistir de se exercitar. Afinal, em todas as épocas, a atividade física vai trazer grandes benefícios para sua vida!

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