Dores na hora de treinar? Cuidados com o exagero

Exercícios físicos fazem bem à saúde, mas se exercitar em excesso pode levar a diversos problemas. Venha saber mais sobre o assunto!

Dores na hora de treinar? Cuidados com o exagero
Mesmo que todo exercício físico exija algum esforço para ultrapassar limites, é muito importante saber até onde vão esses limites. No pilates, sentir dor durante o treino pode significar que você está indo longe demais – e os resultados disso não são nada positivos.



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O que é a síndrome de overtraining?
O que é a síndrome de overtraining?. Foto:Divulgação

O que é a síndrome de overtraining?. Foto:Divulgação

Overtraining é uma palavra em inglês para denominar alguém que faz mais exercícios do que o corpo aguenta. Essa pessoa pode ser aquela que pega mais pesos do que consegue aguentar na musculação, ou que vai a um studio de pilates diferente mais de uma vez ao dia para se exercitar mais.

Apesar de ser mais comum entre atletas, o overtraining pode acontecer com qualquer um, especialmente com pessoas que sentem necessidade de compensar com exercícios físicos quando comem demais, por exemplo.

Mas se exercícios físicos fazem bem, por que isso faria mal? Por que todos os excessos prejudicam o corpo – e a mente. Exagerar no pilates, na corrida, na musculação ou qualquer outra atividade física pode causar lesões, desequilibrar o sistema hormonal, deixa-lo irritado e de mau humor, alterar a pressão sanguínea e mesmo prejudicar o sono.

Os primeiros sinais dessa síndrome são dores de cabeça recorrentes, perda de peso excessiva, falta de apetite, fadiga e queda do desempenho intelectual, como concentração e memória. Tudo isso afeta seu sistema imunológico, aumentando a vulnerabilidade a todo tipo de doença.

Como tratar esse problema?
Overtraining: Como tratar?. Foto:Divulgação

Overtraining: Como tratar?. Foto:Divulgação

Se você está nessa situação, entenda que seu corpo está pedindo descanso, e não mais exercícios. Tente dar alguns dias antes de voltar à ativa, como uma semana sem exercícios, para que seu corpo se recupere do cansaço. Alimente-se bem, com uma dieta balanceada.

Depois, retorne aos exercícios aos poucos. Conte o que aconteceu em seu studio de pilates para que os treinos sejam adaptados. Procure caminhar em vez de correr e, na academia, diminua sua carga de peso.

Ser saudável não significa treinar sem parar todos os dias, e sim encontrar um equilíbrio entre o movimento e o descanso de que seu corpo precisa!
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