Como emagrecer lutando boxe?

Conheça as principais vantagens que a prática do boxe proporciona no condicionamento físico de quem deseja emagrecer de maneira saudável.

Como emagrecer lutando boxe?
Emagrecer lutando boxe. Foto:Divulgação

Emagrecer lutando boxe. Foto:Divulgação

O boxe está entre as atividades extremamente indicadas para pessoas que desejam a eliminação do estresse cotidiano, a definição e tonificação dos músculos, assim como o emagrecimento de maneira mais rápida e saudável.

Antigamente associado quase que exclusivamente ao universo masculino, a prática do boxe também vem conquistando o público feminino. Hoje as mulheres ocupam cerca de 80% das vagas nessa modalidade nas academias, interesse justificado pelos seus benefícios.

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Boxe para queimar calorias. Foto:Divulgação

Boxe para queimar calorias. Foto:Divulgação



Emagrecer lutando boxe


Considerado como uma atividade aeróbica, cada aula de boxe tem a duração de aproximadamente uma hora — tempo necessário para a eliminação de 600 a 800 calorias.

Além das notáveis melhorias na parte de resistência e condicionamento físico, noções de agilidade e flexibilidade, o boxe possibilita a conquista de força sem o superdesenvolvimento das regiões trabalhadas e, principalmente, a definição dos músculos dos braços, ombros, costas, abdômen e pernas, que permanecem contraídos durante a prática da luta.

Como começar a lutar boxe?


Assim como para todas as outras atividades físicas, antes da iniciação na prática do boxe é recomendada tanto a realização de uma avaliação nutricional — para a elaboração de uma alimentação adequada a nova rotina de exercícios —, quanto a avaliação física — destinada a determinar a intensidade máxima do treinamento.

Quanto aos praticantes que não devem buscar o emagrecimento através desse esporte estão as mulheres grávidas, pessoas que sofrem com problemas de pressão alta, pessoas que realizaram cardioplastia (operação plástica sobre a cárdia para a reparação de um cardioespasmo ou estreitamento), aqueles que apresentam determinados problemas de coluna, assim como lesões.

Boxe melhora o condicionamento físico. Foto:Divulgação

Boxe melhora o condicionamento físico. Foto:Divulgação

Treinamento para lutar boxe


A prática do boxe começa com o aquecimento ou alongamento, pois o mesmo evita o acontecimento de lesões e estiramentos nos músculos. Geralmente são realizadas corridas na esteira, flexões e polichinelos, assim como pular corda — todos objetivando o aumento da capacidade respiratória e também da resistência física, sendo o primeiro passo em busca do emagrecimento de maneira saudável.

Em seguida acontecem os treinos de sombra e esquiva, momento em que os praticantes aprendem e corrigem seus golpes trabalhando em frente a um espelho ou então em parceria com um colega, para somente então, realizarem o treinamento mais ativo de suas habilidades com os sacos de areia de boxe (o teste de habilidades práticas com um adversário não é obrigatório).

Principais benefícios do boxe

Alívio do estresse: O boxe é um dos esportes mais indicado para pessoas com rotinas extremamente estressantes e repletas de acontecimentos que influenciam em suas saúdes mentais, isso porque sua prática proporciona momentos de descontração, além de exercícios que permitem extravasar as sensações de ansiedade e tensão, principalmente durante o treinamento com sacos.

Condicionamento físico: tanto as atividades praticadas durante o aquecimento e alongamento (como a esteira, pular corda, flexões e polichinelos), quanto o treinamento mais pesado são capazes de melhorar significativamente o condicionamento físico dos praticantes de boxe.

Entre as melhorias notáveis após certa frequência de treinamentos, as maiores noções de agilidade, flexibilidade e força se destacam.

Emagrecimento e tonificação dos músculos: os exercícios e atividades aeróbicas são conhecidos pela sua grande capacidade de emagrecimento, e o boxe proporciona não somente o extermínio dessas calorias extras (600 a 800 a cada hora de aula), como também permite o desenvolvimento de uma musculatura mais firme e definida, modelando principalmente os braços, ombros, abdômen e pernas.

Essas mudanças aparecem depois de quatro meses de treinamentos regulares, realizados, no mínimo, três vezes por semana.

Mariana Paiva Costa
Mariana Paiva Costa, estudante de Design de Moda pela Unipar. Atua como redatora no site e tem como principais interesses: moda, filmes e arte.
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