Como aliviar a TPM

Conheça métodos saudáveis para lidar e aliviar os principais sintomas da tensão pré-menstrual.

Como aliviar a TPM
Como aliviar a TPM. Foto:Divulgação

Como aliviar a TPM. Foto:Divulgação

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é definida como o conjunto de mudanças no sistema físico e emocional ocasionadas pela oscilação hormonal durante o ciclo menstrual, proporcionando sintomas que variam de mulher para mulher. Classificada em três níveis de intensidade, apresenta-se de maneira leve (sete em cada dez mulheres), moderada (duas em cada dez mulheres) e extrema (uma em cada dez mulheres).

As mudanças físicas estão relacionadas com a progesterona, hormônio que durante o período pré-menstrual provoca a retenção de líquidos (explicando o inchaço e a massalgia – dor na mama), enquanto as mudanças emocionais estão associadas ao estrógeno e a serotonina, que durante o mencionado período apresentam uma queda significativa em suas produções. No entanto, existem algumas maneiras para amenizar alguns dos principais sintomas da TPM. Confira!

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Diminuindo a tensão pré-menstrual. Foto:Divulgação

Diminuindo a tensão pré-menstrual. Foto:Divulgação



Métodos para aliviar os sintomas da TPM


Ingestão de líquidos: promovendo uma limpeza interna, é recomendada a ingestão de água e chás com calmantes naturais (erva-cidreira, camomila e alfazema), que contribuem na diminuição dos sintomas ligados à retenção de líquidos, assim como ajudam a relaxar e melhoram a qualidade do sono. Nesse período, evite o consumo de bebidas que contenham cafeína (refrigerantes, café, chá preto, verde e mate).

Atividades física para aliviar a TPM. Foto:Divulgação

Atividades física para aliviar a TPM. Foto:Divulgação

Alimentação: existem alimentos que colaboram na diminuição dos incômodos ocasionados durante o ciclo menstrual, deste modo, aposte no consumo de alimentos diuréticos (como melancia e mamão), ricos em ômega 3 e 6 (peixes, sementes de girassol e linhaça) e fibras (cereais, pães, biscoitos e massas integrais), que equilibrarão os hormônios e diminuirão a sensação de irritabilidade.

Atividade física: a prática de exercícios é benéfica em qualquer momento, no entanto, durante a TPM ela combate a cólica sem precisar recorrer ao uso de remédios, isso porque os exercícios físicos liberam endorfina, ativando a circulação e promovendo sensação analgésica. Entre as atividades mais indicadas estão a prática de caminhada, yoga e alongamentos.

Reduzir o consumo de sal: a redução da ingestão do cloreto de sódio, presente no sal de cozinha, é um ato extremamente recomendado, isso porque o sódio faz com que o organismo retenha mais líquido e aumente o volume do corpo, piorando os sintomas do inchaço durante a TPM, além do risco de aumentar a pressão arterial.

Ingestão de doces: ligado à produção de serotonina através da ingestão do aminoácido triptofano, presente em doces, a ingestão destes promove benefícios durante a TPM. No entanto, para que ele chegue ao cérebro de forma saudável é necessário também consumir carboidratos, pois sem eles ocorre a redução de outros aminoácidos e o triptofano chega ineficiente ao cérebro. A substituição dos doces por frutas, como cereja, banana, damasco e maçã, é uma opção mais saudável e recomendada, principalmente para as diabéticas.

Esses são alguns dos métodos recomendados para diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual, sejam eles físicos ou emocionais, apresentando-se embasados principalmente na realização de uma alimentação saudável e na prática de atividades físicas.

Mariana Paiva Costa
Mariana Paiva Costa, estudante de Design de Moda pela Unipar. Atua como redatora no site e tem como principais interesses: moda, filmes e arte.
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O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Como aliviar a TPM e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: massalgia , livia , menst ,

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