Moda social masculina: O que vestir? Como usar?

Dicas de como usar moda masculina social corretamente

Moda social masculina: O que vestir? Como usar?
Tipos de trajes masculinos as produções masculinas que seguem os padrões do esporte fino são àquelas compostas pela coordenação de peças elegantes, de cortes precisos e que não necessariamente sejam alfaiataria, mas que mantenham a sofisticação. Como exemplo temos as camisas pólo, as camisas, bermudas, calças e blazeres.

Quando usar: para ocasiões que exigem produções com toques formais, mas ainda assim não se mostrem extremamente rigorosas como: jantar de negócios, coquetéis, eventos relacionados à empresa, festas de batizado, crisma, colação de grau, teatros e para o dia a dia de trabalho caso seja uma exigência de sua profissão.

Como usar: de dia para batizados, brunches ou eventos ao ar livre vale investir nas coordenações que prezam por tecidos mais leves e de cores claras entre camisas, cardigans, blazeres, sapatos e podendo as calças darem lugar às bermudas. Para eventos noturnos, entretanto, o ideal é apostar nas combinações mais clássicas com calças sociais, camisas, sapatos de couro, cintos e gravatas.

Traje Masculino. Foto:DivulgaçãoTraje Moda masculina. Foto:Divulgação


Moda social masculina: trajes. Foto:Divulgação

Moda social masculina: trajes. Foto:Divulgação

Traje Social ou passeio Completo



O que é: compostos por ternos coloridos, frequentemente, por tons mais sóbrios e escuros os trajes que correspondem às exigências do estilo social são invariavelmente compostos por peças de alfaiataria clássica.

Quando usar: em geral, você vai avaliar a maneira de se vestir conforme especificações feitas no convite do evento; contudo, vale ressaltar que os trajes sociais são comumente usados para situações como jantares dançantes, casamentos, festas de 15 anos, coquetéis formais e óperas.

Como usar: aqui o uso do paletó se faz indispensável sendo que o colete, quando usado, deve permanecer sempre abotoado. Já no paletó, você deve manter o último botão aberto e atentar para que o comprimento da manga seja mais longo que o da camisa. Quanto aos detalhes, não abra mão do uso de gravatas nesses casos e você pode finalizar o look combinando ou contrastando um lenço na lapela do paletó.

[b]Diferença entre terno e costume[b]: sutil a única diferença entre os ternos e os costumes está no uso de, como o próprio nome sugere, uma terceira peça na coordenação dos ternos: o colete. Mais formal, então, que o costume; sabendo diferenciar um de outro, percebemos que no Brasil os homens são adeptos desses últimos, ainda que estejamos acostumados a descrever a combinação entre calça social e paletó, erroneamente, de terno.

Black Tie, Rigor ou Habillé
O que é: o famoso “black tie” corresponde ao traje de gala que pede por elegância, tecidos refinados e cortes precisos para garantir a formalidade ideal dos smokings e peças adequadas para looks que seguem esse dresscode.

Quando usar:como nos de mais casos, e nesse em especial, o uso do traje rigor é restrito àquelas ocasiões em que foi anunciada previamente a exigência desses looks (como bailes, recepções, casamentos formais e banquetes); atentando para que, quando no convite estiver inscrito o termo “black tie” o uso da gravata na cor preta é indispensável para a adequação da produção.

Como usar: seguindo o modelo clássico com apenas um botão ou atualizado pelo abotoamento triplo e pela gola social – vale destacar que, hoje, já se encontra também os chamados Smoking Europa os quais contam com quatro botões -, o uso do smoking é que garante que o seu visual siga os padrões ditados pelo traje rigor. Na hora de coordenar as peças, atente para detalhes como os plissados das camisas sociais – eles devem existir – e para a combinação da cor da gravata com a da faixa; sendo que como já citado, essa deve ser preta se a recomendação for o uso de “Black Tie”. Quando possível, dê preferência para as gravatas estilo borboleta; uma vez que essa valorizam a formalidade e sobriedade do look.

Moda social masculina: trajes. Foto:DivulgaçãoTraje Masculino. Foto:DivulgaçãoTraje Moda masculina. Foto:Divulgação


Diferenças entre Smoking e Summer: indicados para festas promovidas no verão, o chamado Summer segue os padrões formais dos ternos e smokings; entretanto a diferença entre eles se dá justamente na cor que agora prioriza o paletó branco acompanhado de faixa, calça e gravata preta. O uso desse traje é restrito à eventos à beira mar e pool parties.

Sapatos para festa: a regra aqui é simples: investir em sapatos pretos, bem conservados e de couro, sendo que eles podem ter ou dispensar cadarços, chegar com saltos ou baixos e contar ou não com acabamentos envernizados.

Atenção aos detalhes!

Calça do Smoking : A faixa preta lateral diferencia a calça de smoking das calças sociais basiconas; atualmente o uso dos modelos com listras não é recorrente. Calças com duas tiras são as da casaca.

Faixa preta: É uma faixa de cetim preto com pregas fechadas. Deixa o look mais elegante, cobrindo o cós da calça e parte da barriga e usada, em geral, apenas com os smokings.

Gravata Borboleta: De cetim de seda preto, as de shapes mais estreitinhos e alongados seguem em alta sendo indispensáveis para arrematar o black tie.

Trajes de acordo com o tipo de corpo



Homem alto Prefira peças que dividem e encorpam. A ideia é fatiar a silhueta fazendo-o através de peças trabalhadas com listras, cores ou texturas.
Terno: O de abotoamento alto, geralmente de três botões e lapela mais larga, destaca a gravata e não tende a alongar a silhueta tanto quanto o de dois botões.
Colarinho: O italiano, mais aberto e curto, é perfeito para você. Fuja dos ingleses que se mostram muito pontudos e, com isso, acabam afinando o rosto.
Gravata: Esqueça as estreitinhas da moda; elas não caem bem em homens altos como você. As duas gravatas devem ser largas e de tons mais chamativos, contrastando com o terno.
Sapato Social: Escolha modelos com formas mais robustas que incluem solados e bordas mais largas. Privilegie modelos com recortes e detalhes como o brogue.

Traje para homem baixo


Use peças que alonguem, em cores únicas para não dividir a silhueta e com lapelas alongadas.

Terno: Usar as lapelas estreitas e alongadas, dando preferência aos paletós com um ou dois botões. O padrão ideal é o risca-de-giz fininho.
Colarinho: Esqueça o italiano muito largo e aberto; substitua-o pelo inglês, mais pontudo, ou pelo francês, básico. Os curtos ficam bem desde que combinados com gravatas estreitas.
Gravata: Imbatíveis são as lisas e estreitas (entre 5 e 8 cm), mas você pode também usar as com estampas geométricas miúdas, sempre de fundo escuro, no tom do terno.
Sapatos sociais: Invista nos modelos de formas alongadas, sem muitos detalhes e costuras.

Homem acima do peso:

Com alguns cuidados, quem está acima do peso pode parecer mais magro acertando tamanhos e proporções de seus trajes; para isso, use peças que alongam e não evidenciem os quilos extras.

Terno: Dê preferência aos de abotoamento alto, com três botões.
Padrões: Sempre discretos, e de preferência, escuros; espinha de peixe, sal e pimenta e risca-de-giz.
Colarinho: Devem ser proporcionais a seu rosto e pescoço e, na medida do possível, alongados. Quem tem papada deve usar colarinho alto e largo.
Gravata: Está usando um paletó de abotoamento alto? Então é hora das gravatas chamativas. Use listras largas, cores fortes e nós robustos.

Traje Masculino. Foto:Divulgação

Traje Masculino. Foto:Divulgação

Dúvidas sobre moda social masculina

A gravata deve combinar com o vestido da parceira?
Não se trata de uma regra e, portanto, não é necessário combinar a cor da sua gravata com a do vestido de sua acompanhante; entretanto, para uma composição harmônica e sem grandes contrastes – sobretudo, caso ambos formem um casal de padrinhos – procurar aproximar o tom de ambos pode garantir um visual mais elegante.

Combinar a meia com o sapato ou com a calça?
O ideal é que as meias sigam em harmonia tanto com a cor da calça, quanto com a do sapato; entretanto, quando isso não é possível a dica é combiná-la com o sapato. Evite meias brancas.

Combinar a gravata com a camisa ou com o terno
Em geral, a melhor forma de manter o equilíbrio do visual é optar por gravatas da mesmo cor que a camisa, mas que carreguem tons diferenciados; no famoso efeito “tom sobre tom”, no qual o acessório chega em nuances mais intensas.

Entre uma variedade de cores, tecidos, padronagens e modelos a tarefa de elaborar e adequar um look mais formal para as exigências e padrões de um evento social pode se mostrar mais complicada para o público masculino; entretanto, vale seguir as dicas que selecionamos a partir do “Guia Vip Estilo ” (Editora Abril) e algumas das regras básicas para cada diferente dresscode para facilitar as suas escolhas e aumentar as chances de compor um visual elegante para às suas próximas festas e eventos pomposos.

Até +Camila Cemin Rolon
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda
Portais da Moda - Dicas de Estilo

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Moda social masculina: O que vestir? Como usar? e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: camisa social marfinno ,

Moda social masculina: O que vestir? Como usar?

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO