Como usar transparência

Na moda, a transparência pode ser um recurso muito sensual, mas é muito fácil cair na vulgaridade. Aprenda algumas dicas para usar com sucesso!

Como usar transparência
A transparência deve ser usada com cuidado para não ficar vulgar. Foto:Divulgação

A transparência deve ser usada com cuidado para não ficar vulgar. Foto:Divulgação

As transparências vêm dando as caras nas passarelas há algumas temporadas, mas sempre foram idolatradas pelas mulheres, porque são um recurso capaz de deixar o visual extremamente sensual, e ao mesmo tempo, super delicado. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de apostar nas peças transparentes, já que a linha para passar para o lado vulgar é bastante tênue. Confira, então, algumas dicas para você aproveitar essa tendência nos seus looks!

VEJA TAMBÉM
Como usar maxi vestidos
Dúvidas e dicas de como usar vestidos com decote nas costas
Como usar sandálias anabela e plataforma


Dicas de como usar transparência


Cuidado com a ocasião!
Transparência é a cara do verão, não é mesmo? No entanto, não dá pra sair usando, assim, sem critério. Ambiente de trabalho e transparência não combinam muito bem; na dúvida, é melhor evitar. Deixe os tecidos translúcidos para festas mais íntimas, e para o dia-a-dia, em situações com menos formalidades, que o risco de errar é bem menor.


Ponderar comprimentos e proporções
Se a opção é usar transparência, já é sensualidade suficiente para um look. Evite os comprimentos muito curtos ou peças muito justas; mostrar tudo de uma vez só deixa o visual apelativo e vulgar.

O ideal é velar as transparências com sobreposições. Foto:DivulgaçãoTransparência com alfaiataria dá um bom contraste. Foto:DivulgaçãoTransparência com jeans deixa o look casual. Foto:DivulgaçãoA transparência velada é o melhor jeito de usar. Foto:Divulgação
Transparência no look boyish. Foto:DivulgaçãoA transparência combinada com a alfaiataria, mais pesada e com uma carinha masculina, traz um contraste de texturas e estilo, deixando o visual mais equilibrado e sem o risco de parecer vulgar.. Foto:DivulgaçãoTransparência sobre cores e bordados (Cavalera). Foto:DivulgaçãoTransparência sobre brilho (Cavalera). Foto:Divulgação


Atenção aos tecidos
Para a transparência não ganhar aspecto vulgar, é fundamental investir em tecidos de qualidade. Sedas, rendas, organzas e alguns tipos de tule podem ser ótimas opções.

Aposte nas sobreposições
O melhor jeito de usar a transparência e fazendo sobreposição com outras peças; o famoso jogo de mostrar-e-esconder é o segredo para usá-la com sucesso. Misturar transparência com texturas diferentes deixa o visual bem interessante; dá pra usar sobre peças brilhantes, camisetas de malha, body e maiô, estampas, padronagens... O negócio é usar a criatividade e sobrepor com cuidado e bom senso; o espelho é o maior aliado nesse momento.

Invista em contrastes
A transparência confere ao visual uma aparência feminina, delicada, e por vezes, mais sofisticada. Para deixar o look interessante, o importante é saber brincar com a moda e combinar as peças de maneiras, muitas vezes, inusitadas.

Se uma peça transparente nos remete à delicadeza, por que não combinar com uma alfaiataria, que é mais pesada e masculina? E que tal equilibrar a sofisticação com a casualidade, mesclando transparência com o jeans? Ou ainda com couro? Os contrastes dão à transparência um outro contexto e podem deixar o visual mais criativo.

Manuela Casali Cordeiro
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda
Portais da Moda - Dicas de Estilo

Como usar transparência

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO