Cuidados com a Pele no Inverno

Saiba quais cuidados são ideais para cada tipo de pele

Cuidados com a Pele no Inverno
Hidratação. Foto:Divulgação

Hidratação. Foto:Divulgação

A pele é o maior órgão de nosso corpo e, conseqüentemente, aquilo que mais mostramos. Por isso, é importante sabermos como cuidá-la para não deixá-la vulnerável aos agressores externos, como o sol, o vento e a poluição, principalmente no inverno, estação essa em que elas perdem um pouco da oleosidade, e tendem a ficar um pouco mais ressecadas. Por isso, precisamos ficar atentos aos cuidados diários para cada tipo de pele, que nos ajudam a mantê-la sempre saudável.

Segundo especialistas, existem cinco tipos de peles: normais, secas, oleosas, mistas e sensíveis. Cada uma dela exige um cuidado especial durante o inverno, mas se você acha que somente cremes muito caros e bons são capazes de cuidar da nossa pele, saiba que não é verdade, pois ela reflete tudo aquilo que está em nosso interior, ou seja, é necessário que cuidemos também de nossa saúde para deixá-la sempre com o aspecto saudável.

Cuidados com a Pele no Inverno


PELES SECAS:
Se você tem a pele seca, sabe que no inverno elas ressecam mais ainda, pois o suor, produzido durante o verão e responsável por certa hidratação, diminui. Isso exige de você cuidados simples até na hora do banho, como por exemplo, a água deve ser mais fria o possível ao invés de quente, e no máximo duas vezes por dia, sendo que o uso da bucha é aconselhável para apenas um deles, para não retirar completamente a oleosidade da pele. Prefira também, sabonetes hidratantes e emolientes, pois são mais concentrados e por si mesmos já hidratam.

A esfoliação da pele é ótima para ajudar contra o ressecamento e deve ser feita uma vez por semana nos locais mais ressecados do corpo, como cotovelos, calcanhares e coxas, para retirar as células mortas. Confira uma receita caseira, ideal para todos os tipos de pele, e pode ser feita com ingredientes comuns que você pode fazer sem sair de casa:
• 3 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo
• 1 colher de aveia em flocos grossos
• Suco de meio limão
• 1 colher de sopa de mel

Basta misturar todos os ingredientes em uma vasilha e aplicar na pela, massageando-a. Para finalizar, hidrate a pele com o que desejar.

Esfoliação caseira. Foto:Divulgação

Esfoliação caseira. Foto:Divulgação

[bloco_link1]


O hidratante é fundamental para essa época, mas não se esqueça da água, pois a hidratação também é feita de dentro para fora, portanto, beba no mínimo oito copos por dia e procure ter hábitos saudáveis como comer frutas e legumes. Manter um nível de atividade física constante, também faz parte dos itens principais.
Frutas e Legumes. Foto:Divulgação
Frutas e Legumes. Foto:Divulgação
Beba água	. Foto:Divulgação
Beba água . Foto:Divulgação

No mercado existem várias marcas que oferecem hidratante para esse tipo de pele, capazes de diminuir o ressecamento e conseqüentemente o efeito de pele repuxada.

Avon. Foto:Divulgação
Avon. Foto:Divulgação
Nivea. Foto:Divulgação
Nivea. Foto:Divulgação
Natura. Foto:Divulgação
Natura. Foto:Divulgação
Alpha Aloe. Foto:Divulgação
Alpha Aloe. Foto:Divulgação


PELES NORMAIS, MISTAS E OLEOSAS:
Mesmo aquelas mulheres com a pele normal à oleosa percebem mudanças durante o inverno, como a perda de elasticidade e do brilho. O hidratante é um grande aliado para acabar com essa sensação de pele repuxada, porém, quando for à compra, não se esqueça de escolher de acordo com o seu tipo de pele, pois se comprar para pele seca, por exemplo, o efeito do produto não será o desejado.

Para as peles mistas, é recomendado que use produtos para peles oleosas na região T do rosto – testa, nariz e queixo-, e para secas na região dos olhos e cantos da boca, pois são as áreas mais ressecadas da face.

Quando for as compras a fim de hidratantes para pele oleosas, veja se o produto é ‘oil free’, livre de óleo, pois hidratantes muito gordurosos facilitam o aparecimento de espinhas e cravos e para aqueles que geneticamente têm tendência a acne, eles são um perigo. Por isso, opte por hidratantes em gel ou gel-creme, pois a quantidade de óleo é mínima, e também por adstringentes para limpar, ao invés de loções, que também são gordurosas.

Uma dica fundamental, independente do tipo de pele, é o uso dos protetores solar, pois a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva na Terra, conseqüentemente, estamos mais expostos a doenças na pele causadas pelos raios solares. Esse cuidado deve ser dobrado para aqueles com histórico familiar de doenças dermatológicas causadas pelo Sol. Hoje eles são encontrados em varias formas e texturas, ideal para cada tipo de pele.
Victoria's Secret. Foto:Divulgação
Victoria's Secret. Foto:Divulgação
O Boticário. Foto:Divulgação
O Boticário. Foto:Divulgação
Nivea. Foto:Divulgação
Nivea. Foto:Divulgação
Avon. Foto:Divulgação
Avon. Foto:Divulgação

Natura. Foto:Divulgação

Natura. Foto:Divulgação



PELE SENSÍVEL:
Pelo nome já da pra perceber que é uma pele que exige vários cuidados, pois a facilidade de irritação é enorme. Os produtos devem ser sem álcool, as esfoliações precisam ser raras e as hidratações necessitam de produtos especiais. Até para lavar a pele o sabonete deve ser especifico e para secá-la, a toalha deve ser passada suavemente. Possui pouca oleosidade e por isso, um aspecto áspero, logo, no inverno isso tende a aumentar.

Por isso, acertar no hidratante é difícil, mas caso não se adapte a nenhum existem produtos que podem substituí-lo, como a água termal, por exemplo. Ela já vem sido indicada para peles sensíveis e não passa de uma água normal com mais proteínas e minerais, pois a diferença é que não tem nenhum contato com a superfície durante muitos anos.

Confira indicações de produtos especiais como sabonetes e hidratantes para esse tipo de pele nas fotos abaixo:
La Roche Posay. Foto:Divulgação
La Roche Posay. Foto:Divulgação
Oriflame. Foto:Divulgação
Oriflame. Foto:Divulgação
Nivea. Foto:Divulgação
Nivea. Foto:Divulgação
Eucerin. Foto:Divulgação
Eucerin. Foto:Divulgação
Marina Maioli Fernandes
Marina Maioli é estudante de Moda. Atua como redatora. Seus principais interesses são moda, eventos e viagens.
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Cuidados com a Pele no Inverno

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:






"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."



FIQUE POR DENTRO