Dicas de como cuidar das roupas

Aprenda a deixar suas roupas com aparência de novas através de dicas de lavagem e conservação.

Dicas de como cuidar das roupas
Usar cloro ou água sanitária prejudica o tecido da roupa. Foto:Divulgação

Usar cloro ou água sanitária prejudica o tecido da roupa. Foto:Divulgação


Conhecer algumas maneiras de cuidar melhor de suas roupas pode ajudar a mantê-las limpas, coloridas e com cara de novas por mais tempo. É importante saber como cuidar de suas peças para prolongar a vida útil delas, e saber que requer certa paciência com o cuidado da mesma, para isso aqui temos algumas dicas que ajudarão como proceder com seus trajes.

VEJA TAMBÉM:
Como Organizar o Guarda-Roupa
Como arrumar a mala?


TÉCNICAS PARA LAVAGENS DAS ROUPAS:
Sempre antes de colocar qualquer roupa na máquina, o recomendado é dissolver completamente todo o sabão ou detergente que está sendo usado antes de introduzir a peça e de preferência lavá-las do avesso. É importante seguir as instruções de lavagem que constam nas etiquetas, e enxágüe muito bem para remover todo resíduo de sabão ou detergente, e não torça a roupa, pressione-a suavemente.

Se sua roupa for nova, não a lave direto com outras peças. Procure sempre lavar separado antes, pois assim você descobre se ela solta tinta, evitando manchar outras roupas.

Não utilize água sanitária em roupas de viscose e algodão, ela pode deixar manchas em sua peça, e verifique sempre nas instruções da etiqueta se é permitido usar este tipo de produto na lavagem.

TÉCNICAS PARA SECAGENS DAS ROUPAS:
O modo mais indicado para a secagem é em local arejado e com sombra, principalmente para roupas muito coloridas ou pretas, esses tipos de peças nunca devem ser expostas direto ao sol. Esteja certa de que a roupa foi bem enxaguada para não conter resíduos de sabão. No caso do varal ser dentro de casa, certifique-se que seja em um local arejado. Também não as guarde sem que esteja bem limpa e seca, a umidade favorece o surgimento de mofo, principalmente se for tecido de couro.

Cuidado redobrado na hora de passar para evitar marcas e manchas. Foto:Divulgação

Cuidado redobrado na hora de passar para evitar marcas e manchas. Foto:Divulgação


TÉCNICAS PARA PASSAR AS ROUPAS:
Para passar, separe as roupas de acordo com as instruções da etiqueta, e comece pela temperatura mais baixa e vá aumentado conforme necessitar. Peças pretas ou muito coloridas podem ficar marcadas se passar o ferro direto no tecido, procure usar um tecido fino sobre a peça. Se contiver ornamentos delicados ou partes emborrachadas, não ponha o ferro direto no local, use o mesmo procedimento explicado anteriormente.

TÉCNICAS PARA MANTER AS ROUPAS COM CORES VIVAS:
Um jeito para manter as cores vivas de suas roupas coloridas é preferir lavá-las à mão e com detergentes neutros, porque dissolvem melhor na água, não deixando resíduos nas peças. Roupas com vestígios de sabão ficam esbranquiçadas. Para guardar, o aconselhável é que seja em local livre de claridade, a exposição prolongada à luz pode danificar a cor. Para tecidos que soltam tinta, uma dica é utilizar um pouco de sal e vinagre na lavagem, que ajudam o tecido a não desbotar.

TÉCNICAS PARA MANTER AS ROUPAS COM APARÊNCIA DE NOVAS:
Para retirar bolinhas e fiapos das roupas, utilize fita adesiva enrolada à mão e passe sobre o tecido. A cola da fita vai ajudar a retirar aqueles fiapos indesejáveis.

Para evitar que sua roupa branca fique com um aspecto amarelado, o mais importante é na hora de lavar. Lavem juntas somente roupas brancas, use sabão de coco e enxágüe bem a peça para não ficar resíduos, e no momento de secar, pendure do lado do avesso e de preferência na sombra. Ao guardar, evite sacos plásticos e locais com lâmpadas fluorescentes, que podem deixar manchas. Prefira o uso de sacos de TNT, que ajudam na proteção da luz e de poeiras.

Peças brancas devem ser lavadas separadamente de coloridas. Foto:Divulgação
Peças brancas devem ser lavadas separadamente de coloridas. Foto:Divulgação
Guarde suas roupas em sacos de tecido para evitar manchas e poeira. Foto:Divulgação
Guarde suas roupas em sacos de tecido para evitar manchas e poeira. Foto:Divulgação


Malhas de tricô devem ser lavadas a mão e colocadas para secar na posição horizontal evitando usar prendedores, assim evita delas não estragarem, não marcando ou esticando. Como elas soltam fibras no momento da lavagem, uma opção é colocá-las dentro de uma fronha, para que não passe fiapos para outras peças.


TÉCNICAS PARA RETIRAR MANCHAS DAS ROUPAS:
A primeira coisa a fazer quando se percebe que tem uma mancha na roupa, é não usa produtos com água sanitária ou cloro para removê-la, eles podem aumentar a mancha e enfraquecem as fibras do tecido.

Manchas de suor podem ser removidas com a roupa mergulhada em água com sal antes da lavagem, ou lavar em água morna com detergente. Se a mancha for antiga aplique uma camada de vinagre branco e depois enxágüe, e se estiverem muito amareladas, uma solução de ácido oxálico pode remover a marca. Para retirar o mofo, ferva a peça em uma solução de água com bicarbonato de sódio, 2 colheres (chá) para cada litro.

Desodorantes e perfumes podem manchar as peças, então evite que tenham contato direto com o tecido.

Preparar a máquina antes da lavagem e separar peças por cores evitam manchas. Foto:Divulgação

Preparar a máquina antes da lavagem e separar peças por cores evitam manchas. Foto:Divulgação


Se derrubar café na roupa, deve-se lavar imediatamente. As opções para a limpeza são usar água quente com glicerina, passar um pano com uma solução de vinagre branco e álcool, ou se for em algodão, passar água oxigenada e em seguida lavar com sabão de pedra. Já as mancha de vinho pode ser retirada colocando um pouco de açúcar no local, molhando com água fria e esfregando a mancha até sair.

Para tirar mancha de gordura da roupa, o que se deve fazer é colocar o mais rápido possível talco ou maizena, assim que a peça sujar. Eles ajudam a absorvem a gordura, e depois de alguns minutos é só esfregar, lavando normalmente. Já se foi chiclete que grudou o melhor a fazer é passar uma pedra de gelo no local, assim a borracha endurece e facilita na remoção.

Manchas de tinta de caneta podem ser retiradas o quanto antes, usando spray de cabelo, leite ou com removedor de esmaltes. Para mancha de base e pó facial, use vinagre branco, para blush, álcool puro resolve, mas se for uma mancha resistente use vaselina liquida. Se for batom, lavar com um pouco de benzina resolve.

Roupas coloridas devem ter um cuidado especial. Foto:Divulgação

Roupas coloridas devem ter um cuidado especial. Foto:Divulgação



A melhor maneira de retirar mancha de ferrugem é usando suco de limão e água morna, deixe por uns minutos e depois lave normalmente, pode colocar um pouco de sal também junto com o limão e deixar um tempo no sol. Marcas de ferro de passar podem ser retiradas com uma solução de sal e vinagre aquecidos.

Graxa pode ser removida utilizando um pouco de margarina vegetal por cima do local afetado durante alguns minutos, depois é só lavar com água e sabão. Para barro, tem que esperar ele secar para depois raspar o tecido, se ficar manchado, lave com água gelada com sabão ou com vinagre, se não resolver, outra opção é passar um pouco de álcool.

Roupas manchadas devem ser lavadas o quanto antes para que a marca não fixe totalmente e estrague o tecido. E não se devem passar peças que contenham manchas, pois o ferro as fixa mais e tornam quase impossível de retirá-las depois.

Ter cuidados no momento de lavar e guardar as roupas, é fundamental para aumentar a durabilidade, deixá-las sempre bonitas e preservar suas características. Aproveite essas dicas e mantenha suas peças com cara novas e bem cuidadas.
Redação Portais da Moda
Portais da Moda - Moda

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Dicas de como cuidar das roupas e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como deixar a roupa com aparencia de nova , como cuidar das roupas , como cuidar das minhas roupas , como cuidar da roupa , dica de como cuidar dad toupas novas , coloco sal ou vinagre nas roupas para nao desbotar puro ou com sabao , como cuidar bem das roupas , como fazer para roupa não soltar tinta , como manter roupa com aparencia de nova , como manter uma roupa com aparencia de nova ,

Dicas de como cuidar das roupas

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • ola, após lavar a roupa da empresa, a mesma ficou esbranquiçada, gostaria de saber se tem como reverter? muito obrigado.

    marcio augusto gomes

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."




FIQUE POR DENTRO