A importância da nutrição no tratamento do câncer

Especialistas ajudam pacientes a adquirirem qualidade de vida por meio da nutrição

A importância da nutrição no tratamento do câncer
Independente do tipo do câncer, o tratamento é sempre delicado. Isso porque os pacientes ficam debilitados não somente por conta do esforço exigido pelo organismo para reagir à doença e aos tratamentos, mas também pela própria imunidade do organismo, que fica baixa e suscetível a infecções. Uma das consequências mais frequentes nos tratamentos do câncer é a desnutrição, decorrente da redução da ingestão de alimento, alterações metabólicas provocados pelo tumor e pelo aumento da demanda calórica pelo crescimento do tumor.

Para combater estes sintomas e evitar outras doenças, inclusive, muitos oncologistas indicam um tratamento multidisciplinar, que inclui, por exemplo, o acompanhamento do especialista em Nutrição. “A agressividade e a localização do tumor, os órgãos envolvidos, as condições clínicas, imunológicas e nutricionais impostas pela doença e magnitude na terapêutica são fatores que podem comprometer o estado nutricional do paciente, com graves implicações prognósticas e interferir diretamente no tratamento, seja ele cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico”, explica a nutricionista do Centro de Oncologia do Paraná, Lislane Maria Dequech. “Desenvolvemos com todos os nossos pacientes um acompanhamento contínuo para proporcionar mais qualidade de vida e bem estar por meio da nutrição”, completa.

Nos casos em que faz parte do tratamento a quimioterapia, a Nutrição auxilia os pacientes com efeitos colaterais como mucosite, esofagite, diarreia, obstipação, nauseas, vômitos, alteração de paladar, saliva espessa e viscosa e boca seca. “Estes casos podem ser monitorados com uma nutrição oral adequada, podendo contar também com suplementos nutricionais e até auxílio de alimentação enteral, ”, explica Lislane que enfatiza ainda a importância de uma nutrição equilibrada. “Em alguns casos, se o paciente não tiver um acompanhamento nutricional adequado, a desnutrição pode levá-lo a óbito, mesmo com o câncer controlado”, completa.

Foi lançado em 2009 o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, onde durante 2007, 2008 e 2009 o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e 42 instituições representantes nacionais que promovem a assistência nutricional ao indivíduo com câncer, trabalharam para a elaboração do mesmo. Esta obra tem o objetivo de homogeneizar as condutas na assistência ao indivíduo com câncer. O Consenso contou com o apoio de Conselho Federal de Nutricionistas e sociedades representativas de classes relacionadas aos temas.

Em Curitiba, o Centro de Oncologia do Paraná, clínica especializada no tratamento do câncer, conta com atendimento integral de nutricionistas a seus pacientes.

Sobre o Centro de Oncologia do ParanáClínica especializada no tratamento do câncer, o Centro de Oncologia do Paraná conta com um corpo médico qualificado e equipe multidisciplinar. Realiza consultas, procedimentos diagnósticos, tratamento quimioterápico e cirúrgico. Com foco na qualidade do atendimento, o centro oferece apartamentos individuais para a realização de quimioterapia equipados com banheiros, ar condicionado, internet wireless e televisão. Estacionamento anexo. Em novembro de 2009 concluiu uma ampliação na sua sede de Curitiba visando, ainda mais, a excelência pelo atendimento. Além disso, implantou o Centro de Wellness, uma unidade de suporte ao paciente em tratamento oncológico com nutricionista, psicóloga, especialista no tratamento da dor e acupuntura. O Centro de Oncologia do PR conta com duas sedes, uma em Curitiba (Rua Saldanha Marinho, 2167) e outra em São José dos Pinhais (Rua Gal. Barreto Monclaro, 374). site: www.copr.com.br


Créditos: Assessoria de Imprensa.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre A importância da nutrição no tratamento do câncer e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: papel do nutricionista no tratamento do cancer de pele , nutricionistas em curitiba que cuidam de pacientes com cancer , nutricionista tratamemto de cancer , importância do apoio psicopegogo no tratamento do câncer , importância da nutricionista no tratamento do câncer , a importância da nutrição na doença oncológica ,

A importância da nutrição no tratamento do câncer

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:









"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."



FIQUE POR DENTRO