Última Semana: Funarte encerra Mostra Da Rua: o Lugar do Convívio no Espaço Cultural CentoeQuatro, em Belo Horizonte

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) encerra, no dia 20 de dezembro de 2009, no Espaço Cultural CentoeQuatro, a 4ª exposição da série Da Rua.

Última Semana: Funarte encerra Mostra Da Rua: o Lugar do Convívio no Espaço Cultural CentoeQuatro, em Belo Horizonte
Até domingo, Daniel Escobar mostra uma instalação utilizando faixas de anúncios publicitários, onde os textos são recortados oferecendo outras possibilidades de leitura. As faixas serão distribuídas no espaço, constituindo uma grande massa suspensa. No chão, as letras retiradas das faixas conformam uma pilha que diz sobre o acúmulo de informações que nos atropelam no dia-a-dia. Shima apresenta um trabalho inédito - Entre Nós -realizado com sacos de lixo que, preenchidos com balões de gás, flutuam no espaço. À medida que os balões estouram ou perdem o gás, os sacos descem e se acomodam no espaço expositivo. Intregra ainda a mostra o trabalho Contenção onde fitas zebradas criam novos espaços. O Poro (formado por Brigida Campbell e Marcelo Terça-Nada) exibe uma série de registros fotográficos de intervenções em casas e lotes abandonados nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte (2008 e 2009). Há também uma intervenção com azulejos de papel no próprio espaço expositivo.

A exposição propõe uma reflexão sobre a efemeridade dos materiais e imagens presentes nas cidades e sobre a forma como esses elementos interferem na paisagem urbana e nos processos de comunicação. Escobar, Shima e o grupo Poro deslocam a percepção do público com suas intervenções, sobreposições e ocupações, que alteram a forma e a qualidade dos materiais utilizados. A partir das possibilidades de participação do espectador, outras camadas de significação são acumuladas.

Com a série de mostras Da Rua, a Funarte pretende contribuir para o debate sobre a institucionalização da pintura de rua e da intervenção urbana - linguagens que, nos últimos anos, saltaram dos muros das cidades para galerias, museus e centros culturais. As duas primeiras mostras, chamadas "Da Rua: que pintura é essa?", inauguradas em São Paulo e no Rio de Janeiro em maio de 2009, trataram principalmente de questões relacionadas ao grafite.

Da Rua: imagem, arte e ação
A rua como lugar de convívio
Local: Espaço Cultural CentoeQuatro
Endereço: Praça Rui Barbosa, 104 - Centro (ao lado da Praça da Estação)
Exposição: até 20/12 - DOMINGO
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 20h / sábados e domingos, das 14h às 18h
Entrada Franca
Informações à imprensa: Oswaldo Carvalho (21) 2279.8056 e Letícia Duarte (31) 3213.7112

Última Semana: Funarte encerra Mostra Da Rua: o Lugar do Convívio no Espaço Cultural CentoeQuatro, em Belo Horizonte

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:







"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."



FIQUE POR DENTRO