Cuidados com o Facebook e o Twitter

Algumas dicas para você não cometer gafes nas redes de relacionamento mais acessadas do planeta.

Cuidados com o Facebook e o Twitter
Facebook. Foto:Divulgação

Facebook. Foto:Divulgação

Não é de hoje que a Internet é um poderoso meio de comunicação e que tem impactado todas as esferas da sociedade, especialmente o comportamento das pessoas. Muitas empresas, inclusive têm se utilizado das redes sociais para levantar perfis de candidatos a uma vaga de emprego ou na promoção de executivos. Mas, se por um lado a tecnologia traz diversos benefícios no entretenimento e nos negócios, por outro lado, os cuidados ao se utilizar tais recursos devem ser redobrados.

Quem frequenta redes de relacionamentos como twitter e Facebook, está ainda mais vulnerável a comentários e criticas alheias ao retratar sua vida através de imagens, vídeos e escritos. Sendo assim, certos cuidados devem ser tomados também no ambiente virtual, pois, querendo ou não, o que acontece dentro da rede mundial de computadores acaba se refletindo nas nossas vidas e, em muitos casos, de forma negativa.

Não é possível falar ou mostrar tudo o que se pensa, somente porque seus pensamentos não estão sendo passados pessoalmente, ou você mantém um “perfil” falso. Um crime, por exemplo, é crime em qualquer lugar, seja ele dentro de casa, no futebol ou na Internet. Se descoberto, ele será julgado e terá uma punição. Atualmente até frases aparentemente inofensivas ou com tons cômicos, podem ser interpretadas de maneira errada e ofender alguém, o que pode gerar, até mesmo, processos.

Atualmente, as redes de relacionamento têm um papel tão ativo na vida das pessoas, que você pode até conseguir, ou perder, um emprego devido a elas. As empresas, principalmente as maiores, possuem um setor especializado em monitoramento do mundo virtual, é o RH digital, esse setor tem a função de pesquisar tudo que um candidato a uma vaga de emprego ou um funcionário, tem publicado na Internet. Dependendo da imagem que a pessoa transmitir através rede ela pode ser contratada, perder o emprego ou conseguir uma promoção.

Portanto, antes de começar a postar qualquer coisa na Internet observe algumas considerações para evitar futuros problemas e constrangimentos:

Nunca fale nada de ninguém que os outros não possam saber e, principalmente, se a caixa de recados do receptor não for bloqueada: Isso porque diversas pessoas, ficam “bisbilhotando” a vida alheia na Internet e essas podem contar para outras o que você escreveu. Isto pode chegar aos ouvidos de quem não deveria saber, causando fins de namoro, brigas entre amigos etc. Se precisa falar algo urgente, envie um depoimento e peça para apagar a mensagem;

Não não poste fotos ou videos onde não apareça somente você" Antes adicionar qualquer imagem ou vídeo em suas páginas de relacionamento, é bom pedir a permissão de quem aparece nela; muita gente não gosta que adicionem algo que apareça a sua imagem sem seu consenso. Seja prudente!

Não adicione as pessoas por impulso: Muitos não adicionam quem elas não conhecem e ficar insistindo pode queimar seu filme com ela;

Seja sincero na sua descrição de perfil: Pois com certeza alguém da rede vai lhe conhecer verdadeiramente e, se estiver mentindo, ela vai descobrir e a noticia se espalhará rapidamente;

Não faça parte de comunidades que queimem seu filme: Lembre-se que uma das primeiras coisas que os outros vão analisar em seu perfil, são as comunidades adicionadas por você;


Para quem está de olho em uma grande oportunidade em uma empresa, atente para as seguintes questões:

Mostre a melhor imagem o possível na Internet Pois tudo que aparece seu na rede será analisado.

Publique todo seu potencial Do mesmo modo que alguma coisa ruim sua,achada no mundo virtual, pode lhe atrapalhar na hora de conseguir um emprego, as coisas boas também podem lhe ajudar. Por isso, mostre as suas competências e divulgar coisas que irão prejudicar a sua imagem.

Participe de fóruns ou comunidades que lhe tragam prestígio Isso vai dar moral a você na hora em que o seu currículo estiver sendo analisado.


Já para os “twitteiros” de plantão, estes, se seguirem algumas dicas básicas, com certeza não cometerão gafes on-line:

Siga somente quem realmente lhe interessa: Sempre tem aqueles que seguem qualquer um que aparece pela frente.Não é só porque a pessoa lhe segue que você deve segui-la. Procure seguir apenas aqueles que pareçam com você, ou que tenham alguma coisa para lhe interesse. Fazer número não tá com nada!
Twitter. Foto:Divulgação

Twitter. Foto:Divulgação



Seja autêntico: Caso for copiar algo que alguém já disse em seu comentário, coloque a referência, ser você mesmo e valorizar o trabalho dos outros conta muito, pode ter certeza. (veja essa frase, está esquista)

Passe informações claras: Não adianta nada escrever um comentário que ninguém vai entender. Os posts no twitter são de graça, por isso, abrevie somente o necessário. Caso a mensagem que você deseja passar é grande demais, é melhor a dividir em dois “posts”.

Cuidado com o que fala: O twitter é uma rede publica de relacionamentos, ou seja, todos tomam conhecimento do que está lá.

Nada de mensagens repetidas: Ninguém gosta de spam! Além disso, o próprio servidor não permite essa prática; por isso, se essa for a sua intenção, nem entre nessa rede.

No caso das empresas: Especifique que seu twitter não se trata especificamente de uma pessoa e sim de uma instituição através do símbolo (# , *) na frente do nome e identifique o autor da mensagem para possíveis reclamações, solicitações ou felicitações.

Tenha em mente que a discrição é sempre o melhor caminho, até mesmo para quem quer brilhar. Seja sempre prudente com o que você expõe de sua vida; mostre aos outros apenas aquilo que realmente vale a pena que eles vejam. Melhorar sua imagem virtual é um grande passo para o sucesso.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Cuidados com o Facebook e o Twitter e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: camisa da lady gaga ,

Cuidados com o Facebook e o Twitter

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:









"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."



FIQUE POR DENTRO