Alimentação saudável no verão

No verão, os alimentos leves são os indicados para manter a forma e, principalmente, a saúde.

Alimentação saudável no verão
Verduras são alimentos de consumo liberado no verão. Foto:Divulgação

Verduras são alimentos de consumo liberado no verão. Foto:Divulgação

No verão, as pessoas buscam melhorar a sua forma a física e também os seus hábitos alimentares. Isto vem de encontro com uma verdade: Nessa estação, se queremos estar em dia com a balança e de bem com o espelho, não podemos se descuidar da alimentação. O clima quente requer cuidados fundamentais para oferecer ao nosso organismo uma alimentação balanceada, ideal para preservar a boa forma e a saúde do nosso corpo.

As altas temperaturas do verão fazem com que muitas pessoas fiquem indispostas para ter uma alimentação saudável. E é essa indisposição que faz com que elas comam inadequadamente, “pulando” refeições, ingerindo alimentos gordurosos e pesados e hidratando-se pouco; explica Angélica de Oliveira, nutricionista e membro do Tônus-Fisioterapia Preventiva e Reabilitação. Devido à alta dos termômetros, nosso organismo tem trabalho a mais para manter a nossa temperatura constante. Quando abusamos dos alimentos, a digestão fica mais lenta, colocando parte da nossa energia para realizar esse processo; por conseguinte, nos temos a sensação de mal-estar no calor.

O próprio corpo (pede) necessita alimentos mais leves, gelados e menos calóricos. Mudando o cardápio nesta estação, a própria pessoa percebe que alimentos mais saudáveis tornam a digestão e a evacuação melhores, além do cansaço e a indisposição menores.

Não é de hoje que a dica clássica de hidratar o corpo no verão é fundamental, pois o corpo perde mais água e sais minerais através do suor. Mas, um alerta: Quando você começa a sentir sede é um sinal de hidratação. Por isso, devemos ingerir água antes de “bater” a sede.

A hidratação de idosos e crianças também merece atenção redobrada. Segundo a nutricionista Angélica de Oliveira, para as crianças deve-se oferecer água fresca em pequenos volumes, mesmo que ela não peça, sendo pelo menos 4 copos ao dia e substituindo o refrigerante por sucos naturais.

Cuidado com a hidratação das crianças no verão. Foto:Divulgação

Cuidado com a hidratação das crianças no verão. Foto:Divulgação

Legumes, frutas e verduras devem ser consumidas a vontade no verão, pois são de fácil digestão e diminuem aquela sensação de “barriga cheia”, que compromete muitas vezes a sua disposição. Além disso, as saladas cruas são ótimas opções para obter energia de forma saudável e leve. Priorize temperar suas saladas utilizando apenas azeite, limão e vinagre.

Quanto ao consumo de carne, prefira as feitas de forma grelhada e/ou assada, pois fornecem menos gorduras e calorias. Já alimentos ricos em carboidratos complexos, como arroz, cereais integrais, batata e feijão são boas opções para repor as energias e regular a quantidade de açúcar no sangue.

Alimentos feitos com gordura, leite e ovo requerem cuidados, pois necessitam de armazenamento adequado e o calor aumenta a proliferação de bactérias, que podem ocasionar uma intoxicação alimentar. Além disso, alimentos muito gordurosos, como carnes gordas, molhos á base de maionese e creme de leite; frituras e o excesso de bebidas alcoólicas são prejudiciais a sua alimentação. Nunca esqueça! Nosso organismo fica sensibilizado com gorduras e condimentos fortes, resultando em mal estar.

Tenha um verão com hábitos saudáveis. Foto:Divulgação

Tenha um verão com hábitos saudáveis. Foto:Divulgação

Alimentos com vitamina C têm propriedades oxidantes, que ajudam combate os radicais livres e a manter a pele saudável. Portanto, consuma frutas cítricas como limão, laranja e acerola, bem como vegetais verde-escuros como agrião e brócolis. Já para as pessoas que gostam de manter um bronzeado no verão, alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, abóbora e a manga, ajudam na manutenção da cor “dourada”.

Na hora que “bater” aquela vontade de comer doces, evite os com muito açúcar, pois são absorvidos rapidamente e acabam elevando os níveis de glicose no sangue. Agora, se a opção é um sorvete, prefira os que são à base de frutas ou frozen yougurte, evitando as caldas e outros complementos.

Com uma alimentação saudável é possível para curtir o verão sem deixar a boa forma e muito menos a saúde de lado. Seja prudente e reavalie seus hábitos alimentares. Você se sentirá mais disposto (a) e com a alta estima preservada. Cuide-se.

Heloisa Pereira Oliveira
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

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