Fecurt apresenta 22 trabalhos durante a Courovisão

Conheça os resultados das novas pesquisas no segmento coureiro-calçadista no Brasil.

Fecurt apresenta 22 trabalhos durante a Courovisão
Com o tema "Economia + Ecologia = Soluções Inteligentes", o Centro Tecnológico do Couro do Senai de Estância Velha está realizando a Fecurt, pela primeira vez fora das dependências da escola. Em sua 35ª edição, a Feira de Ciência e Mostra Tecnológica do Curtimento recebeu o convite da diretoria da Fenac S.A e da ABQTIC – Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro para realizar suas atividades dentro da Courovisão 2009, que está acontecendo nos pavilhões da Fenac até a próxima quinta-feira (1º). Conforme o diretor-presidente da Fenac, Ricardo Michaelsen, a proposta é exatamente dar maior divulgação aos trabalhos e fazer com que os empresários tenham acesso às propostas dos estudantes. “Várias ideias já saíram da Fecurt para a indústria”, destaca. Estão participando 22 trabalhos de 58 alunos dos três módulos do curso profissionalizante.

Fecurt na Courovisão. Foto:Ricardo de Moraes/Fenac

Fecurt na Courovisão. Foto:Ricardo de Moraes/Fenac

[bloco_link1]


A coordenadora da Fecurt, Janete Schneider, explica que neste ano estão sendo aplicadas três categorias aos trabalhos: inovação tecnológica em processo, inovação tecnológica em produto e pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental. “Há uma comissão avaliadora formada por profissionais indicados pelos patrocinadores (MK Química do Brasil), apoiadores (Tanac) e parceiros (ABQTIC, Fundacouro e Curtume Berghan), além de doutores da área de couro da Feevale e UFRGS”, salienta. A maior pontuação de cada categoria será premiada com pastas-arquivo em couro para cada aluno e reportagem na Revista do Couro da ABQTIC. Ainda haverá o destaque entre todos os participantes, que serão contemplados com uma semana de estágio, cada, nas empresas MK e Tanac.

A partir do tema, os alunos do Centro Tecnológico do Couro desenvolveram 53 projetos. Desses, 22 estão sendo apresentados na feira, com soluções ecologicamente corretas, além de econômicas. Um deles é o Naturacal – Uma Solução Ecologicamente Diferente e Economicamente Viável, que propõe transformação da casca do ovo em cal – produto usado para amaciar o couro. Desenvolvido pelos estudantes Vanessa Zillmer e Adriano Blauth, está classificado como inovação tecnológica em produtos. “Buscamos um resíduo natural para transformar em hidróxido de cálcio, que é aplicado no caleiro. É nesta etapa do curtimento que abre-se a estrutura das fibras do couro para torná-lo mais macio, elástico e fácil de dividir em flor e raspa”, resume Blauth. Segundo Vanessa, a casca do ovo tem 94% de carbonato de cálcio, motivo pelo qual foi escolhida, além de sua destinação ser um problema para indústrias alimentícias, granjas e aviários.

As principais entidades do complexo coureiro-calçadista trabalham em parceria na Courovisão. O evento tem a realização da Fenac, em parceria com a ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, ABECA (Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins), ABQTIC (Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro) AICSul (Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul), CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil), e do IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro), Calçados e Afins. O apoio é da ABIACAV - Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem, ABICALÇADOS - Associação Brasileira da Indústria de Calçados, ACI-NH/CB/EV, ou seja, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo), Campo Bom e Estância Velha, Feevale e Couromoda.

Assessoria de Imprensa Courovisão

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Fecurt apresenta 22 trabalhos durante a Courovisão e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: mk fotos de fecurt , fecurt ,

Fecurt apresenta 22 trabalhos durante a Courovisão

                                   
Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO