O que é massoterapia e para que serve?

A massoterapia é uma massagem terapêutica que alivia dores e melhora o sistema cardiovascular.

O que é massoterapia e para que serve?
A massoterapia alivia as tensões e dores. . Foto:Divulgação

A massoterapia alivia as tensões e dores. . Foto:Divulgação

Após um dia de trabalho você se sente cansado? Ou senão vive estressado e com dores musculares? Porque não experimentar a massoterapia como tratamento?

O que é massoterapia?


A palavra massoterapia é composta de um radical latino, Masso, que significa massagem e o termo therapia, que vem do grego e significa tratamento. Então, pode-se dizer que a massoterapia é o tratamento realizado com massagem.

Não se sabe ao certo a sua origem, porém é uma prática muito utilizada desde as civilizações antigas. A sua prática constitui na manipulação manual dos tecidos moles do corpo, movimentos nas articulações e alongamentos. Como benefícios, podemos citar: alivia o alivio de dores musculares e do stress; o melhoramento da circulação sanguínea e do sistema linfático e a reabilitação em alguns casos de lesões.

O que é um massoterapeuta?


O massoterapeuta é quem presta os serviços de massoterapia aos clientes e, através da avaliação annaminese, distingue qual das técnicas massoterápicas é a mais indicada para determinado indivíduo. Quando a pessoa faz o curso de massoterapia, ela pode se especializar nas várias técnicas oferecidas pela massagem terapêutica, tais como: a relaxante, ayuvérdica, drenagem linfática, reflexologia podal, shantala, tui-ná, shiatsu e o doi-in.

A massagem relaxante, pelo nome já define o que propõe ao paciente. Nela, o corpo recebe toques que estimulam os músculos e ossos do corpo em relação ao fluxo do sangue para o coração, favorecendo a circulação sanguínea e linfática, e ainda eliminando a rigidez muscular. Já a ayuvérdica reúne técnicas de massagens que vêm da medicina milenar, que leva o mesmo nome, com o uso de vários tipos de óleo e conforme o caso de cada paciente.


Bebês também podem se beneficiar  da massoterapia. Foto:Divulgação

Bebês também podem se beneficiar da massoterapia. Foto:Divulgação

Na drenagem linfática pós-operatória a circulação linfática é a mais promovida, pois, nas áreas que tenham sofrido intervenção cirúrgica, a drenagem estimula a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam no organismo. Com a reflexologia podal, as massagens são realizadas através das solas do pé e nas palmas das mãos, pois a projeção energética dos órgãos e vísceras do corpo se encontra neles.

Por sua vez, a massagem da shantala, é indicada para mãe e bebê, a fim de propiciar maior conectividade entre eles. E, além de estreitar os laços afetivos, a técnica alivia cólicas e garante um sono mais tranqüilo à criança. Por fim, o shiatsu, o tui-ná e o do-in são massagens que vêm dos conhecimentos da medicina tradicional chinesa, onde se utiliza a pressão dos dedos, cotovelos, pés e outras partes do corpo do terapeuta.

Com todos estes benefícios, é difícil não se render a uma sessão de massoterapia não é? E para quem se interessou pela massoterapia, existem diversos curso direcionado para área, como o oferecido pelo Senac e na Abaco do Rio de Janeiro. Para mais informações sobre os cursos, entre no site http://www.senac.com.br ou pelo telefone: 0800 883 2000, e a Abaco http://www.abacocba.org.br.

Redação Portais da Moda
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre O que é massoterapia e para que serve? e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: creme para drenagem linfatica adaco ,

O que é massoterapia e para que serve?

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:









"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."



FIQUE POR DENTRO