Acupuntura ajuda a emagrecer

A acupuntura ajuda a combater a obesidade, através de aplicações indolores de agulhas em pontos estratégicos do corpo humano.

Acupuntura ajuda a emagrecer
Acupuntura ajuda a emagrecer. Foto:Divulgação

Acupuntura ajuda a emagrecer. Foto:Divulgação


A Acupuntura é uma técnica chinesa milenar, que consiste na aplicação indolor de agulhas em determinados pontos do corpo, visando controlar e equilibrar o funcionamento do organismo, trazendo benefícios à saúde.

A técnica é eficaz no tratamento de cerca de 40 doenças diferentes. Uma dessas doenças é a obesidade, que atinge grande porcentagem da população.

VEJA TAMBÉM:
Saiba mais sobre a acupuntura estética e modele o seu corpo
Dicas de dietas e exercícios para emagrecer

Acupuntura para emagrecer


Sabemos que o ganho de peso pode estar relacionado à ansiedade, desequilíbrio hormonal, erro alimentar, entre outros fatores. A acupuntura pode auxiliar na perda de peso, agindo sobre estes sintomas, controlando a compulsão alimentar, reestruturando o sistema digestivo, intestinal e urinário, além de ativar o metabolismo e controlar a ansiedade.

O tratamento deve ser combinado com aconselhamentos e orientações de uma nutrição balanceada, farta em cereais, verduras e legumes, além de exercícios físicos regulares. O paciente deve mudar o padrão de vida e certos hábitos alimentares.

Antes de começar o tratamento deve haver uma avaliação criteriosa de cada paciente. Isso define na escolha dos pontos do corpo a trabalhar e na quantidade de agulha a ser usada. Os acupunturistas podem aplicar de uma até 120 agulhas e os resultados costumam aparecer depois de quatro sessões. Cada sessão dura aproximadamente de 10 a 30 minutos.

Veja abaixo quais os pontos estratégicos que a acupuntura age no paciente obeso:
Acupuntura controle a ansiedade. Foto:Divulgação

Acupuntura controle a ansiedade. Foto:Divulgação


Apetite: A acupuntura regula o apetite do obeso. Há pontos do corpo que controla a compulsão alimentar, fazendo com que você não coma nada além daquilo que seu corpo necessita no dia;

Constipação (prisão do ventre): Esse é outro fator muito comum entre os obesos. Quando se tem um mal funcionamento intestinal, problemas como dores abdominais, gases e outros inconvenientes, pode comprometer a nutrição, além de ajudar no ganho de peso.
A acupuntura reduca o sistema intestinal, colaborando no funcionamento do organismo;

Qualidade no sono: O obeso costuma dormir mal e o sono de baixa qualidade agrava o estresse e a ansiedade, conseqüentemente, aumenta a compulsão alimentar. A acupuntura resgata a qualidade do sono, através do relaxamento do paciente, agindo em pontos estratégicos do corpo humano;

Ansiedade: Todo obeso é ansioso. Com o tratamento da acupuntura, o paciente mantém os níveis de ansiedade sob controle, passando a controlar sua alimentação de forma mais saudável.


A acupuntura atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A obesidade é tratada como um distúrbio, ou seja, um conjunto de sintomas que devem ser verificados pela medicina chinesa, visando não só a perda de peso, mas também a melhora da qualidade de vida.

Como é feita a acupuntura para emagrecer?


O tratamento é feito a partir do estimulo de pontos auriculares (nas orelhas) com agulhas comuns de acupuntura. Quando se encerra a sessão, são aplicadas pequenas esferas de aço inoxidável nos pontos estratégicos, presos com esparadrapos. Esses pontos escolhidos, acompanham o paciente 24 horas por dia, cerca de 5 a 7 dias, sendo trocados na próxima sessão.

A Organização Mundial da Saúde considera a técnica da Acupuntura um método de tratamento complementar, ou seja, deve seguir uma mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

É importante a escolha de um bom acupunturista, para que a acupuntura seja benéfica!

Até +Fabiola Taques Batista
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Beleza
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Acupuntura ajuda a emagrecer

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO