Bronzeamento Artificial

Tire suas dúvidas sobre o bronzeamento artificial

Bronzeamento Artificial
Bronzeamento Artificial. Foto:Divulgação

Bronzeamento Artificial. Foto:Divulgação


A procura pelo bronzeamento artificial nessa época do ano é maior, pelo fato de muitas mulheres quererem ir ás praias ou clubes já exibindo o bronzeado perfeito. Porém existem riscos para conseguir esse resultado.

As câmaras de bronzeamento artificial chegaram ao Brasil em 1995 e seu uso cresceu descontroladamente por muitas mulheres que queriam manter a pele bronzeada pelo ano todo.

Essas câmaras têm uma estrutura de acrílico transparente onde ficam lâmpadas classificadas de alta, média e baixa pressão. As lâmpadas geram 98% de luz ultravioleta A e 2 % de ultravioleta B. Essas luzes estimulam a produção de melanina pelos melanócitos (células de defesa da pele), alterando a cor da pele, proporcionando o efeito bronzeado.

Os raios ultravioletas A e B (UVA e UVB) podem causar danos causados pela irradiação, por outro lado são necessários para a formação da vitamina D, responsável pela fixação de cálcio nos ossos.

A técnica bronzeia gradativamente e não descasca a pele posteriormente, porém gera polêmicas ao ser comprovado pelo OMS (Organização Mundial de Saúde) que pode causar o câncer de pele.


Os Riscos de saúde causado pelo bronzeamento artificial:

Segundo médicos e pesquisas realizadas, as câmaras de bronzeamento artificial podem provocar o câncer de pele, aceleram o envelhecimento das células e estão relacionadas ao surgimento da catarata, se usadas com freqüência.

O melanoma, provocado pelo bronzeamento é o tipo de câncer mais perigoso, que apresenta enorme grau de metástase, ou seja, pode se espalhar para outros órgãos do corpo. Para quem tem casos na família de câncer de pele, o fator hereditário influi no desenvolvimento do melanoma e pessoas que tem a pele mais clara também tem mais facilidade de ter a doença.
Os Riscos de saúde causados pelo bronzeamento artificial. Foto:Divulgação

Os Riscos de saúde causados pelo bronzeamento artificial. Foto:Divulgação



Os raios UVA das cabines de bronzeamento possuem uma alta intensidade de luz, bem superior aos raios solares: 10 minutos em uma cabine, equivale, em média, a uma hora de exposição ao sol sem proteção solar! É por isso que a pessoa se bronzeia mais rápido.

Os efeitos nocivos não são imediatos, são cumulativos e podem dar os primeiros sinais após 10 anos ou mais de uso da técnica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) colocou o bronzeamento artificial entre os agentes cancerígenos mais perigosos, em parceria com o tabaco e o gás de mostarda (arma química usada na Primeira Guerra Mundial).

O bronzeamento excessivo pode causar uma síndrome, chamada de tanorexia. Os médicos americanos a batizaram de “sunaholics” (“viciados em sol”) e alertam que a compulsão é similar a qualquer outra categoria de dependência química. O individuo compulsivo produz a endorfina, substância responsável pelo bem-estar e a sensação de prazer, durante o bronzeamento, seja ele natural ou artificial.


Cuidados nas sessões de bronzeamento:

- Quem usa regularmente algum remédio precisa se consultar com o médico para saber se podem usar as câmaras de bronzeamento. Alguns medicamentos podem sensibilizar a pele, quando entra em contato com os raios ultravioletas;
- Aparecendo alguma alergia, bolha ou inflamação, após a exposição na cabine de bronzeamento, deve-se procurar um médico com urgência;
- Após se submeter a uma sessão, deve-se dar o intervalo mínimo de 48 horas para a próxima exposição;
- Para não provocar manchas, não se deve ir às sessões usando bijuterias, maquiagem ou perfume;
- Pessoas que fizeram algum tipo de peeling não devem ir às sessões antes de consultar um médico;
- Não se deve usar lentes de contato na hora do bronzeamento, pois podem causar irritações nos olhos;
- Grávidas e menores de idade devem evitar o bronzeamento artificial;
- Ao final de cada sessão de bronzeamento, é necessário ingerir água.


Fabiola Taques Batista
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Beleza
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Bronzeamento Artificial e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: bronzeamento artificial em ubatuba , seio bronzeado , foto de mulheres com brozeamento , brozeamento artificial lafaete , bronzeamento artificial fotod ,

Bronzeamento Artificial

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • gostaria de saber onde posso fazer bronzeamento artificial aqui em ubatuba

    iranilde lima

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."



FIQUE POR DENTRO