A Moda da Henna

O pó retirado de uma planta proveniente da Índia e da África é utilizado para tingir os cabelos e fazer desenhos na pele

A Moda da Henna
A novela Caminho das Índias, da autora Glória Perez, te trazido muito sobre a cultura oriental ao Brasil. Além dos trajes e adornos, a henna é também um aspecto muito forte da cultura indiana.

[video616]

No Brasil, o pó da planta Lawsonia inermis Linné, encontrada na Índia e no norte da África, fez sucesso nos salões de beleza durante as décadas de 80 e 90 para disfarçar os cabelos brancos. A henna é menos agressiva aos fios e garante um efeito mais natural. No entanto, a técnica funciona bem apenas quando os fios brancos são em pouca quantidade. As brasileiras também andam utilizando a henna para tingir e realçar as sobrancelhas.

Já no Oriente, a henna é mais conhecida como mehndi, e sua utilização é muito antiga. Ele é usado no cabelo, mas é muito mais comum utilizar para enfeitar o corpo. As mulheres indianas têm por costume fazer desenhos na pele com a henna, e esse hábito tem alguns significados importantes.

O primeiro deles é terapêutico. Conforme diz a sabedoria ayurveda, que é uma linha da medicina hindu, a aplicação do mehndi na planta dos pés e em algumas outras partes do corpo ajuda a aliviar a sensação de calor.

Na Índia, os desenhos de henna são obrigatórios nas celebrações importantes, especialmente nos casamentos. Foto:Cary Wolinsky - National Geographic

Na Índia, os desenhos de henna são obrigatórios nas celebrações importantes, especialmente nos casamentos. Foto:Cary Wolinsky - National Geographic

[bloco_link1]


No entanto, o sentido mais comum, e talvez o mais importante, se encontra nos desenhos bastante rebuscados que as mulheres indianas fazem sobre a pele, principalmente nas mãos, braços e pés, que devem ser usados em todas as festas importantes. Esses grafismos aparecem como adorno corporal em ocasiões importantes da vida da comunidade, como enterros e batizados, mas especialmente nos casamentos, porque tem estão associados à transformação e à transcendência.

Um dia antes do casamento a noiva é tatuada por amigas e outras mulheres da família, com desenhos que simbolizam boas energias, purificação, riqueza e saúde. Os desenhos também estão relacionados à perda da virgindade e são um poderoso instrumento de sedução. Quando a mulher se enfeita para o casamento, utilizando o mehndi, a tatuagem leva em média dez dias para sumir. Uma curiosidade é que e ela só pode retomar as tarefas domésticas quando os desenhos desaparecem completamente da pele.

Manuela Casali Cordeiro
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre A Moda da Henna e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: mehndi significado , a henna usada para sombrancelhas tem as mesmas propriedades que a usada para tingir os cabelos ,

A Moda da Henna

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:









"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."



FIQUE POR DENTRO