Lavagens em Tecido

Os processos mais conhecidos de lavagem do jeans e como acontecem

Lavagens em Tecido
Primeira lavagem de tecido que surgiu. Foto:Divulgação

Primeira lavagem de tecido que surgiu. Foto:Divulgação

Até os anos 80, o jeans ia para as lojas e chegava ao consumidor final sem lavagem nenhuma, extremamente bruto. Enrijecido pela goma, era desconfortável e ele só se tornava mais maleável depois de algumas lavagens domésticas. Foi aí que surgiram as lavanderias industriais, que revolucionaram de vez a indústria do jeans. Além de amaciar as peças, as lavagens passaram a permitir uma gama infindável de efeitos, que agregam valor e transformam o jeans em um artigo de moda e de desejo.



A primeira lavagem que surgiu foi o stone wash, que tem esse nome porque utiliza pedras durante a lavagem, dando ao jeans um aspecto envelhecido, com diferentes tons de azul. A partir dessa técnica, a lavanderia industrial não parou de evoluir e surgiram novos processos, cada vez mais tecnológicos. Confira alguns deles a seguir.



Acid Wash
Também conhecida como moon, marble, fog, ice ou frosted, o acid wash começou a ser comercializada pela empresa italiana Rifle, em 1986, patenteado posteriormente pela também italiana Candida Laundry. Essa lavagem utiliza pedra pomes e cloro, para alvejar o jeans com contrastes nítidos.

Age
É um processo a úmido, que expõe a peça a uma abrasão prolongada, deixando-a com aspecto envelhecido e um toque mais suave e confortável.

Allover
É um tratamento no qual a peça sofre a ação de jatos de areia emitidos por pistolas de ar e adquire um aspecto desgastado.

Bleach
Consiste em um ingrediente fundamental para dar ao jeans um aspecto desbotado. O alvejamento é um efeito adquirido por meio do hipoclorito de sódio ou permanganato de potássio.

Brushed
Nesse processo, o avesso da peça sofre a ação de uma lixa e adquire um toque mais aveludado.

Colored Denim
O colored denim nada mais é que o jeans que vai além do azul, em cores que vão dos tons pastéis aos mais profundos, intensos e escuros. Geralmente é feito com o fio tinto no urdume ou no urdume e na trama, se tornando mais resistente a desbotamentos. No entanto, ele pode ser tinto em rolo ou até mesmo na peça pronta.

Dark Washing
Esse processo a úmido consegue deixar o jeans em um tom de azul escuro que se aproxima bastante do índigo original.

Destroyed
Consiste em um processo a úmido que desgasta intensamente o jeans para produzir um efeito. A técnica chegou ao extremo do design quando a estilista britânica Katharine Hamnett rasgou o jeans.

Enzyme Wash
As enzimas são aplicadas nos processos de lavagem do jeans, como uma alternativa ao stone wash, com a finalidade de acelerar o processo. As lavagens enzimáticas trazem os mesmos resultados, no entanto, por serem orgânicas, não agridem o meio ambiente. Além disso, o jeans se torna mais macio, porque as enzimas digerem a celulose do tecido, deixando a peça pronta para a venda após o enxágüe.

Faded
É o desbotado, com um leve azulado, obtido por exposição natural ou lavagens repetidas, utilizando o stone wash ou o bleach.

Hairy Denim
A fibrilação superficial do tecido não é queimada e então é revelada após a lavagem, adquirindo um efeito peletizado.

Hyper Washed
O tecido é lavado muitas vezes para adquirir um efeito extremamente desbotado e envelhecido.

Petroleum Wash
Desenvolvido em 1992, o processo consiste em lavar o jeans com enzimas até que ele perca o máximo possível de sua cor. A peça, então, é sobretingida e inserida em uma lavagem de silicone, após uma leve mão de resina.

Vintage
O vintage é o jeans que recebe um tingimento com pigmentos, além de outros processos, após ser stonado, com a finalidade de adquirir um aspecto de peça usada e envelhecida.



Essas são algumas das técnicas de lavagem e beneficiamento mais conhecidas. Uma preocupação atual das lavanderias industriais é o impacto ambiental. Por esse motivo algumas vem adotando e desenvolvendo processos que diminuam o efeito dos produtos no meio ambiente. Uma dessas novas técnicas é a utilização do ozônio nos processos de desbotamento e envelhecimento, que reduz drasticamente a utilização de produtos químicos na lavanderia, conseqüentemente diminuindo o depósito de resíduos que prejudicam o ambiente.

As técnicas de lavanderia estão em constante evolução e novos processos surgem, com o objetivo de tornar a peça mais interessante para o consumidor, além de agregar valor e personalidade ao jeans.
Redação Portais da Moda
Portais da Moda - Textil

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Lavagens em Tecido e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: amaciamento de jeans caseiro , lavagem de jeans caseiro , como amaciar jeans , como deixar o jeans mais mole , tingimento de teciro com permanganato , como amaciar jeans em casa , lavagens em tecidos jeans , quais os produtos para amaciar roupas jeans , como amaciar tecido jeans , como amolecer tecido jeans ,

Lavagens em Tecido

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:









  • boa tarde... por gentileza, como proceder, para deixar um tecido jeans macio, para poder fazer uma calça. sim fazer em casa este processo. grato

    dorival

  • tenho 2 calças novas que ficaram no armário e tiveram aquele desbotamento, provavelmente, proveniente de luz. ficaram faixas desbotadas nos locais das dobras. é possível corrigir isso, como? elas tem desbotamento em algumas partes, vou perder esse efeito?

    priscila

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."



FIQUE POR DENTRO