Pólos confeccionistas e calçadistas do Rio Grande do Sul
Gaúchos se destacam na moda brasileira por meio da malharia retílinea e pela produção de calçados


O estado também é o principal produtor de calçados do país, com mais de 3 mil empresas no segmento, gerando mais de 126 mil empregos diretos. As unidades produtivas estão pulverizadas por todo o estado, mas se concentram em três maiores pólos calçadistas. O primeiro deles é o do Vale do Rio dos Sinos, considerado o maior cluster calçadista do mundo. Abrange os municípios de Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Campo Bom, Nova Santa Rita, Sapucaia, Esteio, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Portão, Canoas, e São Leopoldo. O arranjo produtivo concentra empresas do setor de calçados femininos, se tornando um dos maiores do mundo. O que é produzido na região é exportado para 130 países. Além disso, o Vale abriga 80% dos produtores de máquinas para fabricação de calçados e 60% dos produtores de componentes.
Pólos confeccionistas e calçadistas
O segundo pólo calçadista é o do Vale do Paranhana, formado pelas cidades de Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho, há cerca de 70km de Porto Alegre. Vizinho ao Vale do Rio Dos Sinos, o cluster, além de ser o maior produtor do Brasil, contribuindo com 10% dos calçados encontrados no mercado nacional, ainda abriga fornecedores de matéria prima e fabricantes de componentes.
O terceiro pólo fica na Serra Gaúcha, que abrange muitas cidades, cujas principais são Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Flores da Cunha. A cidade de Farroupilha é a principal fabricante da região, contando com 72 indústrias, entre as quais 38 são representadas pelo Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha, gerando mais de 1800 empregos diretos. A maior parte da produção é dedicada ao mercado interno, principalmente às regiões sul e sudeste. No entanto, uma porcentagem é enviada para países da América do Sul, destacando Argentina, Paraguai e Chile.
Não é a toa que o estado do Rio Grande do Sul abriga a FENIM, maior feira de lançamentos da indústria da moda da América Latina. O evento atrai empresas de todo o Brasil, e compradores de vários países da América do Sul, mostrando que a moda brasileira não se localiza apenas nos dois gigantes pólos do eixo Rio - São Paulo. A próxima edição da feira, que lança o outono inverno, acontece entre os dias 27 e 30 de janeiro, no Serra Park, em Gramado.
O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Pólos confeccionistas e calçadistas do Rio Grande do Sul e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: calçados do rio grande do sul , atacado de calçado na serra gaucha , fabrica de calçados femininos no rio grande do sul , fabricas de calçados no rs , industria de cal?ados rio grande do sul loc:br , mapa das fabricas de calçados do vale dos sinos , polo calçadista do rio grande do sul , polo calçadista região sul , polo de calçados do rio grande do sul , polo de calçados no rio grande do sul ,