Glossário Textil

Glossário têxtil e tecidos

S

SARJA
Tecido de lã, algodão ou mistos, com ligamento sarja, apresentando estrias no sentido diagonal.

SEDA
fibra natural, animal. É um filamento contínuo formado pelo bicho-da-seda em um casulo. Supõe-se que a seda tenha sido descoberta por volta de 2.640 a.c., por uma princesa chinesa.

SERGE
Tecido pesado de seda ou lã, com ligamento sarja, originário da Itália, tem o nome derivado da palavra Serica.

SINTÉTICOS, FIOS
os fios sintéticos são obtidos através de processos industriais químicos os quais originam polímeros químicos transformados posteriormente em fibras sintéticas. Este fio pode ser constituído por um alto número de filamentos, sendo sua classificação feita através do sistema dtex (peso em gramas de cada 10.000 metros de fio).

SOFT
foi planejado e desenvolvido com o objetivo de proporcionar ao usuário leveza, mantendo a temperatura do corpo em equilíbrio, garantindo conforto térmico. Indicado especialmente para vestuário de inverno e roupas esportivas.

SPENCER
o spencer de antigamente era um casaquinho curto, masculino, que ia até a cintura. O spencer do século XX é sem mangas, de lã ou flanela, e é usado como agasalho sob o paletó.

SPORTSWEAR
do inglês - sports ( esportes ), wear ( usar ). Termo americano usado pela indústria de moda para designar as roupas de esporte e aquelas que foram adaptadas para o lazer.

STONE WASHED
acabamento obtido em peças (artigos) já costurados e tingidos ou estampados, através de lavação industrial das peças na presença de pedras ou enzimas. Resultam artigos com aspecto ?usado".

STREETWEAR
do inglês - street ( rua ), wear ( usar ). Termo usado para determinar o estilo jovem do final do século XX, seguindo conceitos vanguardistas, irreverentes e inovadores.

STRETCH
palavra inglesa que significa esticar. É aplicável a tecido com elasticidade obtida através de filamentos de poliéster texturizado ou de fibras. Obtido a partir da II Guerra Mundial graças ao desenvolvimento das fibras sintéticas.

SUPLEX ? FIBRA DUPONT SUDAMERICA S/A
é indicado para tecidos esportivos, visto que alia as propriedades das malhas de algodão, confere maciez e flexibilidade a peças confeccionadas, em adição a durabilidade e resistência do nylon (poliamida). Devido ao sistema de texturização a ar, desenvolve um toque parecido com o do algodão, aliado a vantagens das fibras sintéticas. Tecido que proporciona conforto, resistência, caimento e possui uma secagem relativamente mais rápida que outros tecidos.

SWAROVSKI, CRISTAL
cristais produzidos e lapidados um a um industrialmente, provêm da Áustria, de mão-de-obra bastante cara, bem como sua importação. A indústria produz a média de 3 milhões de cristais por dia para atender ao mercado mundial. Os artigos com os cristais podem ser lavados em máquina comum. Nos Estados Unidos, também existem estes cristais conhecidos como rhine stones, que são um pouco menos encarecidos, sendo que estes também são usados pela empresa.

SAND WASH
processo de lavagem em areia, que imita o aspecto envelhecido. É usado tanto em tecido plano como em malhas, conseguindo-se bons efeitos em estampados com pigmentos.

SANFORIZADO
processo baseado num sistema de encolhimento compressivo, permitindo que o encolhimento longitudinal do tecido seja controlado.

SARJA
construção de ligação do tecido plano, caracterizado pelo pronunciamento da diagonal. Tecido básico e versátil, apresenta um excelente caimento, um ótimo aspecto após lavagem e combina com qualquer tipo de clima. É mais utilizada por amarrotar menos do que a tela.

SARJA QUEBRADA
tecido em armação sarja, cuja diagonal é quebrada em certo trecho, para dar ? mesma direção perpendicular ? diagonal subseq?ente. Em inglês: broken twill.

SHANTUNG
Tecido originário de Chan-tung, China, produzindo com fio de seda ou filamentos químicos no urdume e trama mais grossa de fio com efeito Flamê, muito usado para roupas e para estofamento.

SHETLAND
Tecido produzido com a lã do carneiro de igual nome, da Escócia, empregado em roupas esportivas.

SURAH
Tecido sarja de seda originário de Suran, Índia.


FIQUE POR DENTRO