Glossário Textil

Glossário têxtil e tecidos

M

MALHA
tecnicamente é um tecido sem urdume e sem trama. O entrelaçamento dos fios pode ser horizontal, quando se desenvolve por trama ( largura ), e vertical, quando se desenvolve por urdume. Os tecidos de malha podem ser planos ( tear retilíneo ) ou tubulares ( tear circular ). A malha teve como elemento básico o tricô.

MALHA RIBANA
estrutura feita em teares de dupla frontura, ou seja, uma face da malha é diferente da outra. Estas faces podem ser trabalhadas ou lisas, proporcionam alto alongamento e elasticidade, possibilitando que o tecido acompanhe os movimentos do corpo.

MAQUINETADO
armações diversas, normalmente bastante elaboradas, que formam desenhos, texturas e figuras geométricas, e que se repetem ao longo do tecido. Em inglês - dobby.

MATELASS?
Tecido com efeito em alto relevo, dando uma aparência de acolchoado. Normalmente emprega-se uma trama especial de enchimento, que dá o toque fofo característico

MATIZ
diferentes graduações de uma cor. Nuança, tonalidade. Ton sur ton. Degradê.

MEL?NGE
fio 100% algodão, onde a característica mescla é obtida no processo de fiação, com o tingimento da pluma do algodão.

MELTON
Tecido bastante fechado e felpudo originário da cidade de Melton, Inglaterra, produzido com fio de lã cardada, usado em roupas de inverno.

MERCERIZAÇÃO
tratamento com hidróxido de sódio concentrado que é aplicado ao fio ou tecido de algodão o qual proporciona um brilho acentuado, maior afinidade com corantes, toque mais macio, maior resistência e maior encolhimento, portanto é um fio (ou tecido) que já foi extensamente beneficiado para proporcionar menos encolhimento nas próximas lavagens. O processo requer um maquinário caro e leva bastante tempo; daí a explicação de ser uma malha mais cara.

MICRO MODAL
fibra composta de 100% da mais pura celulose (o liocel). Micro modal corresponde a todas as exigências humanas e ecológicas e é produzida exclusivamente a partir de celulose tratada sem cloro. Micro modal não contém concentrações de substâncias nocivas, é livre de pesticidas e não causa irritações cutâneas. Tecido de alta maciez, brilho, caimento e transpira quase 50% da umidade.

MICROFIBRA
o termo microfibra é concedido a fios sintéticos que são formados por filamentos extremamente finos. Estes filamentos podem ser 60 vezes mais finos que um fio de cabelo e 10.000 filamentos de microfibra podem pesar menos que 1 grama. Os artigos de malha produzidos com microfibras possuem, como características, o toque sedoso, vestem muito bem, encolhimento da peça extremamente baixo, alta resistência, baixo abarrotamento e bom isolamento quanto a vento e frio. As microfibras podem ser de poliéster, poliamida (nylon), acrílico ou viscose.

MODAL BY LEAZING
é a marca registrada da fibra modal pela empresa Leazing. A fibra modal é ecologicamente produzida da celulose encontrada na madeira. Esta fibra possui uma ótima absorção e evaporação de umidade, é parceria ideal para misturas com outras fibras. Os tecidos de modal possuem um toque agradável, macio e proporcionam grande conforto.

MOIRÉ
1. Acabamento empregado para produzir um efeito ondulado sobre o tecido. 2. Expressão usada para definir um defeito de acabamento proveniente da deformação da estrutura do tecido, devido ? tensão e ? temperatura durante o processo de mercerização.

MONOCROMÁTICAS
peça de uma só cor. Mono/ uma e cromo/cor. Se foram muitas cores, o prefixo muda para ?poli?, policromático.

MONOCROMIA
algo que possui apenas uma cor.

MORIM
tecido de algodão com armação tafetá e geralmente tinto. Durável e rústico, é muito usado como tecido doméstico.

MUSSELINE
termo genérico para tecido fino, leve e liso, geralmente em algodão, seda ou lã. Seu nome deriva da cidade de Masul, no atual Iraque.

FIQUE POR DENTRO