Glossário Textil

Glossário têxtil e tecidos

G

GABARDINA
palavra de origem francesa: gabardine. Tecido com um efeito de estrias finas diagonais em relevo.

ARMENT DYE
processo de tingimento para artigos confeccionados em fundo pré-tratado, cuja característica dependerá do tipo de corante e procedimento utilizado. Existem o garment dye reativo, que dá um aspecto mais brilhante e solidez na cor, e o garment dye por pigmento, que dá o aspecto um pouco mais envelhecido.

GARMENT WASH
processo de lavação para tecidos na cor, com finalidade de pré-encolher a peça e, em alguns casos, melhorar o toque. As peças que sofrem este processo apresentam leves efeitos de marcação nas costuras.

GEL EM RELEVO, estampa
estampa aplicada com uma camada em relevo de gel incolor (plastisol), o qual dá um aspecto plastificado e meio brilhante na estampa.

GINGHAN
Tecido listrado ou xadrez em algodão, lã ou fibras químicas. Originário da Malasia significa "tecido de algodão das Indias Orientais".

GIRO INGLÊS
Imitação da Gaze inglesa. Tecido leve e transparente que não esgarça, com estrutura aberta amarrada por fios de urdume que se cruzam como malhas. Conhecido também como Leno, é originário de Laon, França.

GLACÊ
Veja Cirê. Tecido de seda que tem, no manuseio, um barulho semelhante a papel amassado.

GLITTER, estampa
a malha é estampada em quadro com o glitter na cor desejada e esta estampa leva uma camada de pasta incolor que não sai na lavagem em máquina, pois a pasta incolor a protege.

GOBELIN
Tecido com desenho Jacquard onde os fios de urdume deixam aparecer a trama mais clara ou mais escura provocando um efeito glacê. É um estilo de tecido muito usado em decoração, rico em detalhes e cores. Originário da França, era produzido pelos artesãos reais chamados Gobelins.

GORGURÃO
Tecido encorpado, de algodão, viscose, seda e outros fios mistos, que apresentam um efeito canelado geralmente no sentido da trama, muito usado para calças e estofamento.

GRAMATURA
é a massa por unidade de superfície. Sua unidade de medida é gramas por metro quadrado, assim, quando se diz que um tecido tem gramatura de 50, quer dizer que ele tem uma massa de 50 gramas por metro quadrado.

GRANITE
Tecido com aspecto de crepe ou granito, produzido com os mais variados tipos de fibras, obtido por ligamento especifico, pela utilização de fios com elevada torção, ou por ambos. Também conhecido como Musse.

GUIPIRE
Tecido imitando renda fina feita a mão.

GRISETTE
Tecido rústico de lã, fechado e pesado.

FIQUE POR DENTRO