Kefir a bebida fermentada da moda

Leite fermentado rico em bactérias probióticas ajudam a manter a saúde geral do organismo.

Kefir a bebida fermentada da moda
O trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias, conhecidas como flora intestinal. Mas nem todas são benéficas. “Estima-se que o organismo de uma pessoa saudável tenha em torno de 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins.

No entanto, fatores como alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos e doenças, podem reduzir o número de bactérias boas e aumentar o número de bactérias ruins ”, revela a nutricionista do Centro de Diabetes Curitiba, localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças, Heloisa Herman.Por isso muita gente está aderindo à moda do kefir.

Para que serve o kefir?


Para que serve o kefir?. Foto:Divulgação

Para que serve o kefir?. Foto:Divulgação

O probiótico estimula a proliferação das bactérias benéficas, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do organismo. Além disso, esse alimento traz outros benefícios para saúde. “Consumir esse probiótico beneficia a densidade óssea e pode reduzir o risco de osteoporose, pois aumenta a absorção de minerais essenciais para a construção do osso.

Beneficios do kefir?


Além disso, possui efeitos positivos sobre alergias e asma. Diminui a prisão de ventre pois as bactérias boas melhoram a digestão, previne a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori, e fortalece o sistema imunológico”, conta a nutricionista. Mas apesar de não haver contraindicação formal, a fermentação do kefir leva à uma pequena produção de álcool e por isso pode ser prejudicial para portadores de doenças do fígado, crianças muito pequenas e idosos.

Como fazer o kefir?


Como fazer o kefir?. Foto:Divulgação

Como fazer o kefir?. Foto:Divulgação

• Adicione uma colher de sopa de grãos à 500 ml ou 1 litro de leite fresco, pasteurizado ou não, desnatado, semidesnatado ou integral. (se for o Kefir de leite), água (se for o kefir de água) ou água de coco;
• Deixe ficar em temperatura ambiente fermentando de 12 a 36 horas;
• Em um pote de vidro sem tampar (mas evite a presença de insetos no leite), cubra a boca com um guardanapo e para fixar, amarre um elástico na boca, segurando o guardanapo;
• Após o período de fermentação, escorra o líquido (para tirar o soro) com um coador; separando os grãos do probiótico do iogurte;
• Não use colher de metal para manusear os grãos de kefir;
• Lave o vidro em que o probiótico ficará, feche o pode como descrito acima;
• E o seu iogurte ficará pronto para usar, ou pode ser mantido na geladeira para consumo posterior.

Como consumir o kefir?


O kefir pode ser tomado diariamente, 1 copo de 200 ml, ao natural, misturado com frutas, no suco ou no shake.


Assessoria de Imprensa do HNSG
(41) 3240-6933



Kefir a bebida fermentada da moda

                                   
Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO