Alopecia, cuidados, tratamento e grupos de risco

A alopecia ocasiona a perda de cabelo entre as mulheres

Alopecia, cuidados, tratamento e grupos de risco
O problema pode atingir todo o corpo, como a cabeça, rosto, braços, pernas, axilas, além da região pubiana.
Neste caso, é possível ter diversas causas, e muitas mulheres podem apresentar uma evolução progressiva, espontânea e de forma controlada por meio de tratamento.

Causas da alopecia


Geralmente existem alguns tipos mais comuns de alopecia, são eles

Alopecia androgênica


Tem como característica genética transmitida pelos pais, por isto a pessoa possui folículos susceptíveis à ação da dihidrotestosterona (DHT). Como consequência ocorre à perda do cabelo do couro cabeludo ocasionado a calvície.

O problema afeta cerca de 70% dos homens e 40% das mulheres. Como consequência acontece à diminuição dos cabelos fazendo com que eles fiquem mais finos e menores.

Alopecia areata


Quando o indivíduo apresenta uma queda repentina do cabelo. Ela inicia em uma ou mais áreas que podem sobrepor.
Ocorre a perda capilar rápida, seja parcial ou total de diversas áreas. Ela pode ter relação com fatores autoimunes e pode piorar devido aos problemas emocionais.
Eflúvio telógeno
Neste caso a pessoa sofre a queda de cabelo depois de um momento estressante.
Eflúvio anágeno
Ocorre a perda anormal do cabelo na primeira fase, quando está acontecendo o crescimento do cabelo.

Principais indícios da alopecia


Normalmente, os sintomas comuns é a queda capilar na cabeça, porém, pode ocorrer em outros locais que apresentem pelos.Esta queda capilar acontece de forma brusca, e onde existe a perda, tem aparência arredondada, única, múltiplas ou sem mudanças.

O local também se mostra mais liso e brilhante, inclusive os pelos saem com facilidade quando são puxados, quando apresentam uma placa única, como na barba e no couro cabeludo.

A região também se mostra com coloração rósea, pois a Alopecia Areata não mata os folículos pilosos, deixando eles apenas inativos.

Grupo de risco
Na realidade não existe um grupo determinado, porém, alguns estudos mostram que o problema pode atingir até 60% das pessoas independente do sexo.

Tratamento da alopecia


O tratamento varia de acordo com a gravidade da queda capilar e da alopecia, por isto o indicado é sempre consultar um profissional para que ele possa fazer uma análise.

No geral, injeções e pomadas no couro cabeludo são formas de tratar alopecia, e os casos graves envolvem corticoides e imunossupressores.

Além disso, é possível fazer o procedimento cirúrgico de implante capilar. Na cirurgia são removidos os fios de cabelo da região que não foi afetada pela doença para que seja transplantada para outra área.

Como consequência os "novos" cabelos cobrem a parte ou a área calva garantindo uma melhor distribuição do cabelo para o couro cabeludo.

Cuidados com os cabelos
Cuidados com os cabelos. Foto:Divulgação

Cuidados com os cabelos. Foto:Divulgação



No geral, alguns casos não existem formas de prevenção, porém é importante manter os cuidados com os seus cabelos e couro cabeludo.
Sendo eles
- Procure utilizar um xampu suave para limpeza do cabelo e couro cabeludo.
- Use uma escova de cabelo macia.
- Procure passar protetor solar no couro cabeludo.
- Não seque o cabelo com altas temperaturas.
- Evite o uso de produtos químicos.
- Cubra a cabeça nos dias mais quentes e nos frios para evitar a perda de calor do corpo.
- Depois da queda de cabelo procure proteger a cabeça, usando chapéu, turbante ou lenço de cabeça.
- Ao dormir utilize um travesseiro ou tecido que tenha menos fricção e seja mais cômodo para dormir.

No geral, a alopecia pode não ser evitada, porém, o correto é manter uma postura proativa e manter alguns hábitos saudáveis, pois isto pode influenciar na saúde dos seus cabelos.

Além disso, caso você notar qualquer alteração, o indicado é procurar um profissional da área para agendar uma consulta.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Alopecia, cuidados, tratamento e grupos de risco e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: alopecia ,

Alopecia, cuidados, tratamento e grupos de risco

                                   
Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO