Hospital de Curitiba lança desafio para paciente internada

Desafio dado e cumprido. Foi assim a tarde de ontem da paciente Renanci do Rocio Segala, 60 anos, em tratamento no setor de oncologia

Hospital de Curitiba lança desafio para paciente internada
Cozinheira de mão cheia há 30 anos, ela recebeu um convite especial do hospital. “O psicólogo chegou no quarto em um dia que eu estava bem para baixo, pois já tinha feito 9 cirurgias. Ele disse, o que acha de fazermos um bolo aqui no hospital? No início pensei que fosse brincadeira”, disse a paciente.

Mas logo depois, a paciente percebeu que era uma proposta séria. As equipes de nutrição, enfermagem e psicologia do Hospital se mobilizaram e iniciaram os preparativos para que Renanci tivesse uma tarde fazendo com o que mais gostava. E o combinado foi – servir a guloseima para a equipe médica e de enfermagem.

O tradicional bolo de aveia de Dona Renanci. Foto:Divulgação

O tradicional bolo de aveia de Dona Renanci. Foto:Divulgação



Antes de descobrir a doença Renanci preparava em casa pratos da culinária árabe para serem servidos em um restaurante no Mercado Municipal. Ela luta contra a doença há 3 anos, mas há 9 meses com uma notícia delicada sobre sua saúde ela perdeu a vontade de coisas que mais gostava, como cozinhar. Mesmo sem ter feito um curso profissional, Renanci conta que o amor pela gastronomia surgiu cedo.“Desde pequena gostava do desafio de cozinhar e recebia vários elogios”, conta.

Questionada pela equipe do hospital sobre qual receita de bolo ela gostaria de fazer, Renanci não pensou duas vezes em servir uma receita que prepara há 10 anos para sua família. O tradicional bolo de aveia. “ Conheci essa receita tomando café na casa de uma amiga, então pedi a receita para ela”, diz.

Dona Renanci e equipe do hospital. Foto:Divulgação

Dona Renanci e equipe do hospital. Foto:Divulgação



Essa foi a primeira vez que o hospital levou uma paciente na cozinha hospitalar. Assim que Renanci foi encaminhada ao local pela equipe de enfermagem, ficou emocionada e foi surpreendida novamente com um presente do hospital. Um avental com seu nome e a frase “Melhor Cozinheira”. A escola de gastronomia Espaço Gourmet também foi convidada a participar da iniciativa e enviou uma chefe de cozinha para ajudar Renanci nos preparativos da receita e a presenteou com um curso de culinária.

Enquanto aguardava o bolo assar, o olhar de Renanci não escondia a expectativa. “Eu sinto muita gratidão pela equipe médica e de enfermagem, estou torcendo que o bolo dê certo e que gostem para que eu possa retribuir esse carinho”, dizia a paciente.

O enfermeiro do Hospital Nossa Senhora das Graças Rodrigo Herrera Filho que acompanha a paciente todos os dias em seu tratamento, foi um dos primeiros a ser presenteado com um pedaço do seu bolo. “Isso para mim é muito mais que um bolo, a gente vê que o nosso trabalho está sendo bem feito, esse feedback representa o carinho do nosso dia a dia”, comenta. A assistente de Comunicação e Marketing do HNSG, Stacy Barbosa também aprovou a receita. “É um dos bolos mais gostosos que já comi, com certeza vou reproduzir a receita em casa e espero que fique parecido”, disse.

Essa iniciativa faz parte das ações de humanização do Hospital que busca sempre por meio do atendimento diário, visitas e eventos como esse, resgatar o ser humano que está por trás do paciente.

De acordo com o psicólogo do HNSG, José Palcoski, a iniciativa buscou trazer a reinserção psicossocial da paciente. “O objetivo foi proporcionar um processo na melhora da autoestima para que ela encontre novamente atividades de prazer e de qualidade para a vida dela. A gente trabalha o que a pessoa tem de qualidade e ressalta para ela”, explica.

Questionada sobre o que achou da tarde diferente, após meses sem fazer o que mais gostava, Renanci respondeu com poucas palavras, mas com um sorriso no rosto. “EU ADOREI”.

Confira a receita da Dona Renanci
Bata 4 claras em neve e reserve. Em outra vasilha bata 4 gemas, 2 xícaras de açúcar mascavo, 2 xícaras de açúcar refinado, 2 xícaras de flocos médicos de aveia, 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de água quente, 1 xícara de óleo, 2 colheres de chá de canela em pó, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sobremesa de fermento em pó, por último acrescentar as claras em neve.

Coloque a massa para assar em forma retangular devidamente untada, em forno médio (180º C) por 30 minutos. Assim que o bolo estiver quase assado prepare a cobertura.

Cobertura
2/3 de manteiga ou margarina
1 e 1/2 de açúcar mascavo
3 gemas

Ferver os ingredientes por um minuto e acrescentar 2 colheres de chá de essência de baunilha e 100g de coco ralado médico. Colocar sobre o bolo ainda quente. Para decorar, usar coco em fita.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Hospital de Curitiba lança desafio para paciente internada e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: sisto no testículo interferem na infertilidade masculino , bolo para medico , agua curitiba ,

Hospital de Curitiba lança desafio para paciente internada

                                   
Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • parabens a equipe, e agradeço ao mesmo tempo a nanci chamada carinhosamente por n´s, amiga de infância certamente amou, pois conhecia desde pequena fazia mesmo, suas receitas sempre acompanhada pela mãe.mas obrigada pelo amor pela ajuda para trazer de nov

    berenice cordeiro

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO