06 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física

                                   

Especialista do Esporte do HNSG dá dicas para que deseja iniciar na corrida

06 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física
Basta colocar uma roupa confortável e um tênis apropriado. Sem precisar de muita estrutura e investimento para praticá-la, a corrida de rua tem ganho cada vez mais adeptos. Além disso, a lista de benefícios para a saúde é imensa. “Os principais são redução de peso, menor chance de apresentar problemas cardíacos como o infarto e hipertensão, redução de ocorrência de diabetes e vários tipos de câncer”, explica o especialista em medicina do esporte e cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Marcelo Leitão.

Segundo Dr. Marcelo o exercício pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que esteja em boas condições de saúde e apresente um grau mínimo de condicionamento físico. “Quem está sedentário há muito tempo deve iniciar as atividades com exercícios de baixa intensidade e a caminhada é uma boa opção para esta fase inicial”, comenta.
Atividade Física. Foto:Divulgação

Atividade Física. Foto:Divulgação


A medida que o condicionamento vai melhorando, o iniciante pode correr em velocidades progressivamente mais elevadas. Mas antes de iniciar uma atividade física é sempre importante consultar um médico. “A partir desta avaliação inicial podem ser solicitados alguns exames, como o teste cardiopulmonar de exercício”, diz Dr. Marcelo. O teste tem grande utilidade na avaliação da saúde de atletas e pessoas sedentárias que desejam iniciar uma atividade física, pois registra o maior valor de oxigênio consumido pelo organismo durante o esforço máximo despendido na avaliação e as faixas de batimentos cardíacos que determinam o limite de atividade aeróbica que a pessoa pode suportar sem sobrecarregar o coração e os músculos.

Em relação ao tempo de exercícios, o especialista comenta que o ideal é realizar por semana 2h30 de exercícios de baixa intensidade, como caminhar, ou 1h15 de corrida de moderada a elevada intensidade. “Mas vale ressaltar que esta recomendação é mínima, quanto mais praticar maior serão os benefícios para a saúde”, afirma.
Dr. Marcelo Leitão

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