Exposição brasileira conquista ouro no 46º Creativity International Awards

O que é design? Para responder esta pergunta, Marcelo Lopes criou uma exposição com a participação de alguns dos mais renomados nomes da área no país

Exposição brasileira conquista ouro no 46º Creativity International Awards
Foram 200 profissionais que cunharam suas próprias definições sobre a questão, entre criadores, curadores, críticos, jornalistas, empresários, executivos, dirigentes de entidades e agitadores culturais. Pessoas que, de alguma forma, dedicam suas carreiras a fomentar o design como cultura e como negócio.
Marcelo Lopes criou uma exposição com a participação de alguns dos mais renomados nomes da área no país. Foto:Divulgação

Marcelo Lopes criou uma exposição com a participação de alguns dos mais renomados nomes da área no país. Foto:Divulgação


O projeto, que ganhou vida em agosto deste ano no Istituto Europeo di Design - IED São Paulo durante o 5º DW!, acaba de conquistar o ouro no 46º Creativity International Awards na categoria Exihibition. A obra buscava deslocar a experiência de quem a visitou, trazendo 200 móbiles suspensos com as frases e fotos dos homenageados. "Passamos tanto tempo olhando para baixo, em nossas telas, por isso quis criar um momento para olharmos para cima. É como se estivéssemos buscando cada estrela de uma constelação. Cada uma tem brilho próprio, mas juntas compõem um universo a ser explorado", conta Marcelo Lopes.

Sobre Marcelo Lopes
Marcelo Lopes é diretor da ADP - Associação dos Designers de Produto e cofundador do CBrD - Coletivo Brasil Design, que reúne as mais importantes entidades do setor. É sócio-fundador da agência Merchan-Design, que há 25 anos atua com foco no mercado premium. Em seu portfólio, destacam-se projetos realizados para marcas e personalidades, como Yael Sonia Fine Jewelry, Hotéis Caesar Park, Hotéis Caesar Business, Bernardinho (técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei), Thais Pepe Dermatologia, Hotéis Pullman, Restaurante Agraz, Audi-Senna Imports, R.Coopers Jóias, H.Stern, entre muitos outros.

Com mais de 50 prêmios nacionais e internacionais na carreira, Marcelo Lopes se destaca no mercado graças ao seu processo criativo. Suas peças, repletas de referências lúdicas, interativas e sensoriais, são criadas para promover uma experiência positiva no cotidiano das pessoas.

Alguns prêmios: IF Design, London International Advertising Awards, Tahitian Pearl Trophy, Creativity Awards, A’Design Award, Idea Brasil, Prêmio Objeto Brasil. No Ranking do A’Design Award (2010-2015), Lopes ocupa a terceira posição entre os designers brasileiros mais laureados no prêmio italiano, além de ser o segundo no mundo na categoria "Graphic and Communication Design" conquistou neste período o segundo lugar mundial no período.

Sobre o IED SP
O Istituto Europeo di Design - IED São Paulo, primeira unidade fora da Europa, foi inaugurado em 2005, quando o Brasil iniciava seu crescimento econômico. Os grandes recursos naturais de um lado e a afirmação dos próprios valores culturais do outro lançaram o Brasil na dimensão dos países que podem fazer a diferença na nova ordem econômica mundial que se desenha.

A apreciação, por parte dos brasileiros, da criatividade italiana nos campos da moda e do design fertilizou o terreno para uma faculdade e permitiu ao IED traçar um percurso formativo capaz de preparar profissionais valorizados e disputados pelas empresas brasileiras.

A cada ano, o IED contribui para posicionar São Paulo como capital da moda latino-americana. No campo do design, a escola colabora para a emancipação do produto brasileiro no mercado externo. O modelo didático do IED também tem permitido a realização de programas educativos para o desenvolvimento de diferentes setores produtivos em alguns estados brasileiros, com parcerias estratégicas com os setores público e privado.

Exposição brasileira conquista ouro no 46º Creativity International Awards

                                   
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