O câncer de mama e os seus dilemas

                                   

Mastologista do hospital Nossa Senhora das Graças, fala sobre a mastectomia, procedimento que afeta a autoestima da mulher.

O câncer de mama e os seus dilemas
Quando uma mulher é diagnosticada com câncer de mama, uma das primeiras coisas que passa pela sua cabeça e por todos a sua volta é que ela terá que retirar a mama. O procedimento é a mastectomia, um momento muito difícil para as pacientes que enfrentam esta batalha.

O mastologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dr. Cícero Urban, explica que este procedimento pode ser evitado em alguns casos. “Nem sempre as mastectomia é realizada, algumas pacientes com câncer de mama podem ter suas mamas preservadas”, esclarece o médico.
mastectomia. Foto:Portais

mastectomia. Foto:Portais


A agressividade da cirurgia vai depender do estágio do tumor. O médico destaca que o câncer de mama não é uma única doença, mas uma classe de doenças, que pode variar, com tumores pouco agressivos a mais agressivos. “Tumores pequenos permitem cirurgias menos agressivas, porém, existem situações onde mesmo com tumores pequenos precisamos retirar a mama. E isto depende do tamanho da mama e de algumas características do tumor”, conta.

A mastectomia, com o passar do tempo e o avanço da medicina, está menos agressiva do que 30 anos atrás. “Procuramos obter o máximo da eficácia, com o mínimo da radicalidade”, explica Dr. Cícero. Ele também ressalta que, na maioria dos casos, após a cirurgia, é indicada e feita a reparação da mama. “Em ambos os casos procuramos realizar a cirurgia reparadora – de reconstrução mamária – no mesmo momento da cirurgia do câncer. A reconstrução é, portanto, parte do tratamento”, afirma.

Após a cirurgia, os cuidados pós-operatórios são essenciais para a recuperação da paciente, mas vão depender do tipo de cirurgia que ela foi submetida. “De maneira geral deve-se evitar atividades físicas mais intensas nas primeiras semanas, realizar fisioterapia precocemente e evitar o sol nas cicatrizes durante meses. Algumas pacientes necessitam de drenos, que também precisam de cuidados especiais. Mas geralmente é um pós-operatório tranquilo”, avalia.

O ideal e o objetivo dos médicos é que a mulher possa levar uma vida normal, o mais próximo do que ela viva antes do diagnóstico. “É isto que buscamos, qualidade de vida, não apenas a cura. Porém, sabemos que isto nem sempre é fácil. A mama é um órgão muito delicado para a autoestima feminina, para sua saúde física, sexual e psicológica. Assim , existem muitos aspectos envolvidos na superação desta doença. Mas o ideal é que possa levar uma vida normal”, conclui.

Menor tempo de cirurgia, para retirada de tumor de mama
O aparelho, permite que a biópsia do tumor da mama, seja feita durante a cirurgia.. Foto:Portais

O aparelho, permite que a biópsia do tumor da mama, seja feita durante a cirurgia.. Foto:Portais


O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), possui a tecnologia Faxitron, que poucos hospitais do país possuem, e que é um grande avanço para a área de mastologia. O aparelho, permite que a biópsia do tumor da mama, seja feita durante a cirurgia. Antes o tempo de cirurgia era muito maior. A peça operatória depois de ressecada, era enviada para um aparelho de mamografia fora do centro cirúrgico. “Este processo levava de 15 a 20 minutos, com a paciente anestesiada e algumas vezes era necessário repetir e esperar o mesmo tempo de novo”, explica Dr. Cícero.

O Faxitron, além de tornar a cirurgia muito mais rápida e segura, também permite imagens radiográficas em tempo real e com alta precisão de peças operatórias, principalmente de tumores não palpáveis. “A qualidade da imagem do Faxitron é muito superior, permitindo avaliar com maior precisão as microcalcificações, nódulos e margens de ressecção em poucos segundos”, afirma o especialista.

Assessoria de Imprensa do HNSG
(41) 3240-6933

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre O câncer de mama e os seus dilemas e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: qual cor fica mas legau para uma pessoa de cor braca ,

O câncer de mama e os seus dilemas

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza