Tapioca emagrece?

Dra. Viviane Christina de Oliveira tira suas dúvidas nesta matéria.

Tapioca emagrece?
Olá, tudo bem?
Tem muita gente trocando o pão pela tapioca imaginando que esta simples atitude causará emagrecimento. Mas saiba, não é bem assim. A tapioca possui uma elevada concentração de carboidratos - uma tapioca pequena, com 50 gramas, contém 43 g de carboidratos e cerca de 70 kcal. Dra. Viviane Christina de Oliveira Endocrinologista e Metabologista da Clinica MedPrimus explica que a tapioca entra no cardápio no lugar do pão com vantagens por ter um único ingrediente, a fécula de mandioca, portanto, não contém gordura, glúten, sódio e não necessita de óleo no preparo. Porém, não possui fibras e vitaminas, por isso, é preciso ter cuidado.
De um modo geral, a tapioca é, sim, uma boa alternativa.. Foto:Foto Divulgação

De um modo geral, a tapioca é, sim, uma boa alternativa.. Foto:Foto Divulgação


Para pessoas com diabetes o recheio da tapioca a deixará prejudicial ou não, pois trata-se de um alimento de alto índice glicêmico (115), fator que diferencia os carboidratos, pois cada tipo, "entra" na corrente sanguínea com diferentes velocidades. A tapioca tem liberação rápida e provoca uma hiperglicemia (aumento da glicose). Este quadro estimula a liberação do hormônio insulina, visando controlar os níveis glicêmicos. A médica explica que a alternativa é rechear a tapioca com alimentos ricos em fibras (vegetais) e proteínas (frango, ovos, atum, cottage). Outra dica, é adicionar chia na massa e misturar antes de ir para frigideira.

Portanto, de um modo geral, a tapioca é, sim, uma boa alternativa para substituir o pão branco, mas, quem troca o pão pela tapioca, pensando apenas na quantidade de calorias, pode cometer o mesmo erro de quem tira o glúten da dieta e passa a comer alimentos sem fibras.
A tapioca tem liberação rápida e provoca uma hiperglicemia. Foto:Foto Divulgação

A tapioca tem liberação rápida e provoca uma hiperglicemia. Foto:Foto Divulgação


“Equilíbrio e bom senso só fazem bem. Antes de adicionar ou excluir algum alimento do seu cardápio é importante verificar se a dieta da moda tem todos os nutrientes que o seu corpo precisa! Consulte um Endocrinologista e um Nutricionista.” Finaliza Dra. Viviane Christina de Oliveira Endocrinologista e Metabologista.

Sobre Dra. Viviane Christina de Oliveira

Dra. Viviane Christina de Oliveira. Foto:Foto Divulgação

Dra. Viviane Christina de Oliveira. Foto:Foto Divulgação


Graduada em medicina pela Universidade de Joinville, Santa Catarina - UNIVILLE
Especialização em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Título de especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM
Mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Curso de extensão em Obesidade e transtornos alimentares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Pós Graduanda em Estudos do Envelhecimento pela Sociedade Brasileira dos Estudos do Envelhecimento - SOBRAE
Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Créditos para Imprensa:
Dra. Viviane Christina de Oliveira Endocrinologista e Metabologista da Clinica MedPrimus.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Tapioca emagrece? e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: quando ê necessario a hemodialise , quero saber se tou perto de mestruar quando já tá saindo aquela gosma meia branque cida e depois v , exercícios pras pernas fazer em casa , como colocar franjao c uma tela , colação para técnico em enfermagem ,

Tapioca emagrece?

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • tapioca... é feita de uma farinha produzida da mandioca (não é aipim!) e contém um absurdo de carbohidratos - só perde para os derivados do milho tapioca só deve ser consumida por quem tem, regularmente, atividade física intensa (chapa de caminhão

    clÓvis campos

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades