Cycle Chic, saiba tudo sobre a tendência e como usa-la

A tendência que une moda e bicicleta está conquistando cada vez mais adeptos por todo o Brasil, conheça mais sobre o movimento Cycle Chic

Cycle Chic, saiba tudo sobre a tendência e como usa-la
estilo cycle chic. Foto:Divulgação

estilo cycle chic. Foto:Divulgação

A criação do blog Copenhagen Cycle Chic, em 2007, foi um marco na história da bicicleta. O visionário Mikael Colville-Andersen reuniu, neste blog, fotos de ciclistas de Copenhague que fossem agradáveis aos olhos, em um misto de cultura da bicicleta, mobilidade, moda e urbanismo.

O termo “Cycle Chic”, cunhado pelo autor, tornou-se um movimento mundial. É difícil imaginar outra iniciativa que incite a participação, tal qual aconteceu com os blogs Cycle Chic, ao redor de todo o mundo. Pessoas ligadas à cultura da bicicleta criaram blogs e sites semelhantes ao de Mikael, para também compartilhar fotos de pessoas com bicicletas em suas cidades. Muitos destes blogs hoje são afiliados do original de Copenhague; outros emprestam o conceito para promover o ciclismo associado à moda. O alvo dos cliques são cidadãos comuns, vestidos com elegância enquanto utilizam a bici como meio de transporte. Em 2010, um ranking do jornal britânico The Guardian elencou o blog de Mikael entre os 10 melhores sobre moda, evidenciando sua importância diante da crescente utilização da bicicleta na composição estética e conceitual de um estilo despojado e, ao mesmo tempo, elegante.

Portanto, Cycle Chic é um termo moderno para expressar o que existe desde a criação da bicicleta. Representa a tendência de voltar a pedalar como forma de se locomover inteligentemente pela cidade, utilizando para isso trajes habituais, os mesmos que seriam usados para caminhar ou dirigir.

No final do século XIX, por exemplo, a bike influenciou uma mudança drasticamente positiva no vestuário feminino. Até então, as vestimentas pesadas e sufocantes limitavam a capacidade das mulheres de se mover, provocavam desmaios, debilitavam física e moralmente as damas, com a clara premissa de mantê-las em condições de dependência. Pálidas e doentes, elas quase não praticavam atividades físicas. Enclausuradas, viam a cidade apenas da janela. Os esforços para uma vestimenta mais digna e confortável começaram a surtir efeitos por volta de 1890. As ativistas da época logo se envolveram com a bicicleta. O ato de pedalar foi um dos responsáveis pela eliminação do uso do espartilho, pois com ele era impraticável andar de bike.

Aos poucos, as mulheres conquistaram energia, saúde e liberdade sobre a bicicleta. Hoje, essas características estão presentes nas fotos Cycle Chic, entre homens e mulheres, jovens e idosos, ricos e pobres. Mais do que isso, agraciam os espaços públicos com uma cena que nos remete ao bem-estar, à felicidade e à inclusão social. São protagonistas de um novo cenário urbano, e servem de modelo de comportamento.

Mesmo em situações adversas, os ciclistas retratados nos blogs Cycle Chic possuem a típica expressão de comunhão com a cidade. Nesta época de verão, as cidades brasileiras que possuem o blog, como Porto Alegre e Vitória, retratam ciclistas com roupas frescas e leves para amenizar o calor. Ao mesmo tempo, os blogs europeus, como o de Strasbourg, estão repletos de ciclistas enfrentando o frio do inverno no hemisfério norte. O blog original, de Copenhague, por exemplo, está com fotos incríveis de pessoas pedalando na neve. O fenômeno climático recorrente na cidade não é desculpa para não pedalar: mais de 40% da população usa a bike para os deslocamentos diários.

Mas quando se fala de ciclismo e moda, muitos podem achar que a beleza do Cycle Chic está na escolha certa das roupas e acessórios. Em parte, isto é verdade. Mas a afeição vai além do que os olhos podem ver. Aqueles que optam pela bicicleta possuem um estilo de vida saudável e uma nova percepção da cidade, e transmitem isso ao optarem por pedalar. Além disso, um estudo recente feito pela British Heart Foundation revelou também que uma pessoa em bicicleta é vista pelos outros como mais inteligente, legal e generosa do que a maioria das pessoas. O estudo afirma que ciclistas, ao que parece, causam uma grande impressão.

Ficou com vontade de aderir a esse estilo? Confira algumas ideias de looks que separamos para você!

estilo cycle chic com looks femininos  . Foto:Divulgação

estilo cycle chic com looks femininos . Foto:Divulgação



Estilo street wear para homens andar com bike. Foto:Divulgação

Estilo street wear para homens andar com bike. Foto:Divulgação



Vestido midi para andar de bike . Foto:Divulgação

Vestido midi para andar de bike . Foto:Divulgação



Look social para andar de bicicleta . Foto:Divulgação

Look social para andar de bicicleta . Foto:Divulgação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Cycle Chic, saiba tudo sobre a tendência e como usa-la e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como fazer sobrancelha masculina em casa , como usar cores , tudo sobre a moda , tendencia da moda , que penteado usar para pedalar com estilo , como usar calça alfaiataria , como fazer doce de caju , cicly chic ,

Cycle Chic, saiba tudo sobre a tendência e como usa-la

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades