Método Montessoriano

                                   

Conheça as principais características da psicologia montessoriana e aprenda a aplicá-la de maneira eficaz.

Método Montessoriano
Método Montessoriano. Foto:Divulgação

Método Montessoriano. Foto:Divulgação

Desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori, o método ou pedagogia montessoriana consiste na elaboração de um ambiente de aprendizado onde as forças corporais e espirituais estejam atreladas de maneira harmônica, enfatizando valores corporais e também de vontade e inteligência.

Com trabalho direcionado principalmente às crianças, o método montessoriano procura a criação de ambientes adequados para o desenvolvimento dos pequenos, permitindo a livre expressão através de atividades estimulantes.

Conecte-se as nossas redes sociais!



Facebook

Twitter

A decoração montessoriana. Foto:Divulgação

A decoração montessoriana. Foto:Divulgação



Com um ambiente estruturado não para sua chegada, mas sim desde o momento de sua criação, o método montessoriano permite que a criança aprenda sobre o universo à volta de maneira enriquecedora e através de suas próprias experiências, desenvolvendo-se espontaneamente.

Quando a preferência da decoração de ambientes é montessoriana, os resultados ultrapassam conceitos meramente decorativos, sendo uma proposta para o uso e desenvolvimento da criatividade da criança, e não do adulto.

Pontos principais do método montessoriano



Princípios montessorianos. Foto:Divulgação

Princípios montessorianos. Foto:Divulgação

• Sua aplicabilidade é universal;

• Encontra-se baseada em anos de observação, onde a metodologia aplicada com a realização de tarefas é ponto necessário para o desenvolvimento da criança;

• Demonstrou que a criança é capaz do desenvolvimento de trabalhos manuais e intelectuais escolhidos de maneira espontânea;

• Proporciona o alcance de níveis extraordinários de conhecimento no ambiente da escola;

• Permite a criação de uma excelente disciplina;

• Encontra-se baseada no respeito pela personalidade da criança, na sua liberdade e também em sua independência biológica;

• Cada criança trabalha em seu próprio ritmo;

• Não desenvolve o espírito obsessivo pela competição, são oferecidas constantes oportunidades de ajuda mútua;

• Como a criança se desenvolve em liberdade de escolha, os sentimentos de inferioridade, tensão e coercibilidade não deixam marcas em suas vidas;

• A metodologia trabalha não somente com as capacidades intelectuais, mas também com o desenvolvimento de personalidade, escolhas independentes e fatores emocionais.

Quarto com decoração montessoriana. Foto:Divulgação
Quarto com decoração montessoriana. Foto:Divulgação
Disposição dos móveis montessorianos. Foto:Divulgação
Disposição dos móveis montessorianos. Foto:Divulgação


Quarto do bebê no estilo montessoriano



Enfatizando conceitos de liberdade, mas pensando também em questões de segurança, o método montessoriano mantém os objetos pontiagudos e cortantes longe do alcance das crianças, proporcionando sua autonomia e independência.

Abaixo seguem as principais características para a montagem de um quarto montessoriano:

Espaço para exploração:

através dos toques e movimentos as crianças decodificam o universo à volta, portanto, aposte na elaboração de ambientes espaçosos — que proporcionem sensação de amplitude — e sem obstáculos perigosos.

A utilização de tapetes em texturas confortáveis e fofinhas é uma boa medida de segurança contra possíveis impactos.

Quarto sem berço:

os tradicionais berços são abandonados na montagem de um quarto montessoriano, pois são substituídos pelo colchão diretamente no chão, sobre um estrado baixo ou tatame em EVA, bastando a elaboração de uma pequena barreira de proteção através da utilização de travesseiros e almofadas.

Decoração do quarto montessoriano. Foto:Divulgação
Decoração do quarto montessoriano. Foto:Divulgação
O abandono do berço no quarto montessoriano. Foto:Divulgação
O abandono do berço no quarto montessoriano. Foto:Divulgação


Acessibilidade:

a decoração montessoriana defende a proposta da acessibilidade, ou seja, é preciso que os objetos estejam ao alcance das crianças, assim como em seu campo visual para permitir livre acesso e o desenvolvimento da autonomia.

Aposte em móveis (estantes, cadeiras e mesas) proporcionais ao tamanho da criança e decorações ao seu alcance.

Poucos objetos:

como a metodologia montessoriana é trabalhada conforme o crescimento da criança, os brinquedos e objetos devem ser oferecidos aos poucos.

Entre as principais recomendações do estudo montessoriano está a realização do rodízio desses artigos, sempre ofertados de maneira que fiquem ao alcance dos pequenos.

Móbile:

objetivando o estímulo da visão, os móbiles devem ser pendurados em cima da cama, pois os recém-nascidos não conseguem focar objetos muito distantes.

Posicione-o a 30 centímetros da criança, e preferencialmente em formas variadas e cores neutras (como o preto e o branco) para mais tarde introduzir outras cores, mas sempre aos poucos.

Prateleiras e brinquedos na disposição montessoriana. Foto:Divulgação
Prateleiras e brinquedos na disposição montessoriana. Foto:Divulgação
O espaço do quarto montessoriano. Foto:Divulgação
O espaço do quarto montessoriano. Foto:Divulgação


Espelho:

utilizados para que a criança entenda e reconheça que é uma pessoa totalmente distinta da mãe, os espelhos são instalados na horizontal ao lado da cama (quando a criança ainda não engatinha) e posteriormente, na vertical e em outra parede.

Certifique-se de que o espelho seja em acrílico e esteja bem fixado.

Barra de apoio:

a instalação de barras de apoio baixas são itens indispensáveis nos quartos montessorianos, uma vez que ajudam na movimentação da criança para que elas não dependam diretamente dos pais para isso.

Aposte em estímulos como objetos pendurados pela barra e com espaços de intervalo interessantes, para que a criança tenha um objetivo a atingir quando caminhar.

Camas baixas para quartos montessorianos. Foto:Divulgação
Camas baixas para quartos montessorianos. Foto:Divulgação
A exploração do quarto montessoriano. Foto:Divulgação
A exploração do quarto montessoriano. Foto:Divulgação


Em síntese, essas são algumas das principais características trabalhadas pela psicologia montessoriana, que apresenta ênfase no desenvolvimento espontâneo, criativo e saudável da criança.

Além dos trabalhos corporais, as questões psicológicas e sentimentais também são trabalhadas, lembrando-se apenas que a liberdade proporcionada também necessita de observações e cuidados constantes.

Mariana Paiva Costa


Mariana Paiva Costa, estudante de Design de Moda pela Unipar. Atua como redatora no site e tem como principais interesses: moda, filmes e arte.
Portais da Moda - Comportamento

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Método Montessoriano e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: várias almofadas da minnie e mickey , trabalhos manuais com glitters acrílicas , os contras do montessoriano , montessoriano , metodologia montessoriana modelos de brinquedos , fotosshopu para crianca ,

Método Montessoriano

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro


moda

Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza