Pular corda para emagrecer

                                   

Capaz de emagrecer e manter o peso em dia, o ato de pular corda se torna uma atividade física recomendada até mesmo para a prevenção de doenças.

Pular corda para emagrecer
Emagrecer pulando corda. Foto:Divulgação

Emagrecer pulando corda. Foto:Divulgação

O ato de pular corda é um dos exercícios físicos aeróbicos mais eficientes, não somente para emagrecer, como também para combater o estresse, afinar a silhueta e tonificar os músculos envolvidos na atividade. Sua prática proporciona resultados surpreendentes e extremamente rápidos, sendo conquistados durante um curto intervalo de tempo e desenvolvendo elementos como o ritmo, equilíbrio, agilidade, coordenação motora, impulsão e força muscular.

A prática regular de atividades físicas diminui significativamente o colesterol ruim, os sintomas de ansiedade e depressão, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o aumento da pressão arterial, assim como o aparecimento de diabetes. Seu destaque encontra-se principalmente na construção de ossos, articulações e músculos mais saudáveis, no aumento dos índices do colesterol bom (HDL), promove o bem-estar psicológico, assim como ajuda no alcance e manutenção do peso ideal.

Veja também: Principais exercícios físicos para emagrecer

Os benefícios de se pular corda. Foto:Divulgação

Os benefícios de se pular corda. Foto:Divulgação



Pular corda é um ótimo exercício aeróbico. Foto:Divulgação

Pular corda é um ótimo exercício aeróbico. Foto:Divulgação

Tamanho da corda



O primeiro quesito para a estreia na atividade de pular corda é a escolha correta do tamanho da corda, levando-se em consideração a altura de cada indivíduo. Para pessoas com até 1,50m é recomendado que a corda apresente um comprimento de 2,45m (sendo este considerado como tamanho P). Para quem possui entre 1,50 m e 1,80m a corda indicada é a de tamanho M (apresentando comprimento de 2,65m). Para alturas acima de 1,80m a corda será de 2,85m (conhecido como tamanho G).

Benefícios para quem pula corda



Entre os principais benefícios trazidos pela prática de pular corda está, principalmente, a queima de calorias. Com 30 minutos de atividade é possível queimar até 350 kcal, e com uma hora essa queima aumenta para 750 kcal.

Pular corda também proporciona o emagrecimento, melhora o condicionamento físico, a resistência e a respiração, desenvolve a coordenação motora, melhora a força dos pés e das pernas e aumenta a resistência cardiovascular.

Contraindicações para pular corda



Assim como tantas outras atividades físicas que também apresentam restrições, as contraindicações para quem pula corda estão direcionadas aos seguintes indivíduos:

• Deve-se evitar pular corda quem apresenta problemas nos joelhos (seja de origem muscular, óssea ou articulações) e lesões nos tornozelos.

• Pessoas com hipertensão ou problemas cardiovasculares.

• Indivíduos que se encontram muito acima do peso.

Exercícios diários para pular corda. Foto:Divulgação

Exercícios diários para pular corda. Foto:Divulgação

Cuidados e indicações



• Na hora de comprar seu equipamento, prefira as cordas de vinil, couro ou plástico, pois as de sisal e nylon são muito leves e não auxiliam na prática do exercício.

• Não se deve usar qualquer calçado para pular corda, pois o impacto gerado é forte para os pés. Locais em mármore, asfalto ou cimento pedem tênis com amortecedores para a prática. Procure se exercitar em pisos emborrachados ou até mesmo em gramados.

• Alongar-se antes e depois da prática esportiva é essencial para qualquer exercício, inclusive pular corda, pois assim evita-se dores musculares e lesões.

• Lembre-se: pular corda é considerado como uma atividade aeróbica, portanto, tenha sempre uma garrafa de água próxima para a hidratação.

Como começar a pular corda?



Para os iniciantes e sedentários, recomenda-se inicialmente a prática de apenas 10 minutos de saltos baixinhos, sendo necessário mais 20 minutos de caminhada para complementar os 30 minutos diários de exercício.

Com o aumento do condicionamento físico a seguinte série de exercícios deverá ser praticada diariamente por 30 minutos, com intervalo de apenas um minuto para descansar e recuperar o fôlego.

Sugestão de treino para pular corda



• Salte tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo, repita o movimento 40 vezes;

• Pule alternando as pernas e levantando os joelhos, para que formem um ângulo de 90 graus, repita o movimento 60 vezes;

• Pule alternando os pés. Repita a movimentação 60 vezes;

• Salte com apenas uma perna e depois passe para a outra, realizando 30 saltos de cada lado;

• Pule alternadamente e eleve os pés para trás, tentando encostar o calcanhar na região do bumbum somando um total de 60 pulos;

• Pule alternando os pés, apoiando um de cada vez no chão, preferencialmente sem quicar. Totalize 60 pulos;

• Parada, gire a corda para o lado direito utilizando as duas mãos, realizando movimento circular, em seguida repita com o outro lado e finalize o movimento com dois pulos normais. Repita o exercício de forma completa por 40 vezes;

• Em uma repetição de 60 movimentos, salte abrindo e fechando as pernas;

• Para finalizar, pule corda normalmente alternando as pernas, porém, na hora da descida flexione os joelhos (como se fosse um exercício de agachamento). Totalize 60 pulos.

Principais benefícios de se pular corda. Foto:Divulgação

Principais benefícios de se pular corda. Foto:Divulgação



Nunca deixe de consultar um personal trainer caso exista qualquer dúvida em relação ao exercício. Caso você também tenha dúvidas se está realmente apto para realizar a atividade, a opinião do profissional lhe ajudará muito!

Mariana Paiva Costa


Mariana Paiva Costa, estudante de Design de Moda pela Unipar. Atua como redatora no site e tem como principais interesses: moda, filmes e arte.
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

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