Como Organizar Quadrilha Junina

                                   

Aprenda como organizar uma quadrilha para a Festa Junina bem animada com os ritmos e tradições da dança.

Como Organizar Quadrilha Junina
Organizando uma quadrilha junina. Foto:Divulgação

Organizando uma quadrilha junina. Foto:Divulgação

A quadrilha foi introduzida no Brasil durante o período colonial pelo aparato militar da época fazendo bastante sucesso nos salões brasileiros a partir do século XIX. Quando essa dança caiu no gosto do povo, houve modificações e introdução de alguns elementos, incluindo a música.

As quadrilhas juninas são manifestações culturais bastante representativas de São João que transformam o cotidiano da cidade com a simplicidade e carisma do campo. O casamento que ocorre em uma representação teatral com muito humor antes da dança da quadrilha mostra a diversão e aspecto lúdico desse tipo de festa tão cultuada no Brasil.

Veja também:

Decoração Festa Junina

O passo balancê. Foto:Divulgação

O passo balancê. Foto:Divulgação



Para a dança, algumas tradições são firmemente mantidas até os dias de hoje. A quadrilha brasileira leva elementos como a fala (com referências da cultura da quadrilha francesa), a música, a vestimenta e também os personagens — como o noivo e a noiva, os pais da noiva, o padre, o sacristão, o juiz e o delegado.

A dança acontece depois que se dá a cerimônia matrimonial, onde os jovens debocham da instituição do casamento, da severidade dos pais e as consequências do pecado antes do casamento.

A história é quase sempre a mesma, contendo apenas algumas variantes: A noiva fica grávida antes do casamento e os pais dela obrigam o noivo a casar, que se recusa — então a intervenção da polícia é necessária. O casamento é realizado com o padre, o juiz e sob as garantia do delegado e até de soldados.

A quadrilha então é o baile em comemoração ao casamento. A linguagem do enredo é alegórica, satirizando toda a situação com muito humor e descontração, mostrando bastante o sotaque do interior na fala e muita alegria na dança.

Organizando a quadrilha



Para que a quadrilha seja realizada, deve ter um organizador que vai ditar as ordens da dança, podendo ou não dançar junto. Os noivos e os outros casais começam a passear de braços dados pelo local da dança e em seguida formam uma fila apenas de homens e outra apenas de mulheres, uma fila de frente para a outra.

O orientador da quadrilha. Foto:Divulgação

O orientador da quadrilha. Foto:Divulgação

[bloco_link1]

Os noivos do casamento caipira na quadrilha. Foto:Divulgação
Os noivos do casamento caipira na quadrilha. Foto:Divulgação
Os pares dançando na quadrilha. Foto:Divulgação
Os pares dançando na quadrilha. Foto:Divulgação


As damas vão até os cavalheiros e os cumprimentam, retornam ao seu lugar na fila e em seguida os noivos fazem o mesmo, sempre seguindo o ritmo da música.

Damas e cavalheiros trocam de lado, sendo que os cavalheiros dirigem-se para o centro e as damas fazem o mesmo. Com os braços levantados, giram pela direita e dirigem-se ao lado oposto. Então os cavalheiros tomam o lugar antes ocupado pelas noivas e vice-versa.

O túnel, que é a parte mais característica da quadrilha, ocorre quando os casais ainda estão dispostos em ordem na fila dos homens em frente à fila das mulheres. Dessa forma, cada casal ergue os braços e cruza as mãos, formando assim um túnel. Os noivos, que estarão na ponta puxam a fila e entram no túnel caminhando até o final e novamente erguendo os braços, enquanto os outros casais vão entrando e dançando até o final, fazendo o mesmo processo. Essa parte da dança termina quando todos os casais já passaram uma vez por dentro do túnel e os noivos voltam à posição inicial.

O túnel na dança da quadrilha. Foto:Divulgação
O túnel na dança da quadrilha. Foto:Divulgação
Os noivos passando pelo túnel. Foto:Divulgação
Os noivos passando pelo túnel. Foto:Divulgação


Começa o Anavan Tur, que em círculo, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente. O comando é repetido quando todas as damas tenham dançado com todos os cavalheiros até chegar ao seu parceiro.

O caminho da roça é quando as damas e os cavalheiros formam uma fila só e cada dama fica à frente de seu parceiro, seguindo uma caminhada com braços livres fazendo o balance, andando para a direita.

Quando o organizador da quadrilha anuncia “olha a cobra!” o sentido da caminhada dos casais muda para a esquerda, como se estivessem desviando do perigo. Em seguida ele anuncia “é mentira”, então todos voltam a caminhar para a esquerda.

A animação das quadrilhas juninas. Foto:Divulgação

A animação das quadrilhas juninas. Foto:Divulgação



Quando o comando “Caracol” é anunciado as damas e os cavalheiros seguem o primeiro da fila, que enrola a fileira como um caracol. Quando o orientador fala “desviar”, o caracol retorna em movimento contrário para que todos voltem a uma fila reta. Nessa fila, eles formam um grande círculo de mãos dadas e todos vão dançando para a direita ou para a esquerda conforme for orientado. Quando o organizador fala “duas rodas, damas para o centro” as mulheres vão ao centro dão as mãos e continuam dançando, porém, no sentido contrário dos homens. O contrário também pode acontecer, quando os homens vão ao centro. Tudo depende de como orientador irá escolher.

Quando as damas estão ao centro, a coroação é o próximo passo da dança. Os cavalheiros, de mãos dadas erguem os braços sobre a cabeça das damas, abaixam os braços e forma uma espécie de coroa com todas as damas enlaçadas com os cavalheiros. O mesmo acontece com os cavalheiros, quando estão no centro da roda. As rodas formadas em coroas se movimentam de acordo com a ordem do orientador. Em seguida, todos voltam a grande roda inicial, movimentando-se e dançando para a direita ou para a esquerda.

A coroa na quadrilha. Foto:Divulgação

A coroa na quadrilha. Foto:Divulgação


As rodas formadas pelos noivos e pelas noivas. Foto:Divulgação
As rodas formadas pelos noivos e pelas noivas. Foto:Divulgação
O momento da coroação. Foto:Divulgação
O momento da coroação. Foto:Divulgação


A despedida acontece quando os pares se formam novamente, e em fila, saem no “galope”, acenando e dançando para o público. A quadrilha está terminada, e então, a pista é liberada para que os demais integrantes da festa continuem dançando com as músicas que seguem após o “baile de casamento”.

As falas tradicionais para o orientador da quadrilha



Para o orientador animar a dança da quadrilha, algumas palavras que têm referências francesas, porém adaptadas ao jeito brasileiro, são anunciadas ordenando os passos da dança. Dentre elas são:

Balancê (balancer)

: consiste em balançar o corpo no ritmo da música. É a fala mais aparente, pois sempre acontece na dança. O passo é marcado e não é necessário sair do lugar para fazer o balancê. Ele é usado como grito de incentivo e repetido várias vezes quando termina algum passo especial.

Anavan (em avant)

: consiste em caminhar para frente (avante) balançando os braços.

Returnê (returner)

: voltar para a posição inicial.

Tur (tour)

: Dar uma volta e com a mão direita o cavalheiro deve abraçar a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.

Olha a cobra

: é quando todos os participantes da dança estão dançando para a direita e o anunciante diz que há uma cobra, então todos caminham para o sentido esquerdo.

É mentira

: Quando o orientador fala que é mentira, não há nenhuma cobra, então os participantes voltam a caminhar para a direita.

A dança de quadrilha continua como forte tradição nas festas juninas do Brasil, principalmente em regiões do nordeste, sendo que cada região tem um jeito de falar, um tipo de vestimenta ou alguma ordem característica do local. A dança que acontece após o casamento teatral na festa junina deixa o espírito da festa muito mais animado, já que a cultura brasileira é bastante animada e colorida, assim como a tradição junina.

Nicole Friedrich


Portais da Moda - Festas Temáticas

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Como Organizar Quadrilha Junina e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como organizar uma quadrilha?? , como organizar uma quadrilha na eja , como organizar uma quadrilha , como organizar uma festa junina só para mulheres , como organizar um casamento para quadrilha , como organizar quadrilha improvisada , como é uma quadrilha , como dançar uma quadrilha , como acontece a quadrilha junina ? , comi organizar uma quadrilha ,

Como Organizar Quadrilha Junina

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro



Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza