Estilo Indie

O estilo Indie foi adotado pelo cenário jovem e traz um jeito despojado para vestir mulheres e homens!

Estilo Indie
Estilo Indie. Foto:Divulgação

Estilo Indie. Foto:Divulgação

Estilos envolvem o cotidiano mundial de cada pessoa e acabam sendo conhecidos como rótulos. Do rocker, hippie ao fashionista, cada um tem um modo de se vestir que envolvem muitas vezes uma semiótica de sua tribo. Do mais discreto chegando ao mais extravagante, os estilos variam de acordo com cada pessoa e gosto que ela apresenta em seu meio.

O Indie — termo que deriva da palavra independente — surgiu entre o cenário de bandas de rock independente na década de 80. Como todo meio social, o Indie envolve um estilo não somente musical, mas também de vestuário, tanto ao público feminino como masculino.

Veja também:

Estilo Militar

Estilo Boyish

Banda Indie francesa The Plastiscines. Foto:Divulgação

Banda Indie francesa The Plastiscines. Foto:Divulgação



Conheça o Estilo Indie. Foto:Divulgação

Conheça o Estilo Indie. Foto:Divulgação

A classe envolve uma maneira diversificada de se vestir e se inspira em bandas como The Strokes, The Libertines, The Kooks, Arctic Monkeys, The Cribs e The Cure. O Indie traz looks despojados, envolvendo combinações que se diferenciam por trazer o atual e o antigo combinados de uma forma diversificada.

Adotando um estilo mais largado, o Indie apresenta em seu vestuário o famoso e velho jeans surrado. Sendo rasgado ou desbotado, o material envolve peças do guarda roupa diário como calças, jaquetas, bermudas, saias, calças e shorts. Outro foco ainda fica para a flanela, utilizada em camisas que normalmente trazem a estamparia xadrez, especialmente para o público masculino.

Participando do cenário underground, o estilo Indie pode ser montado muitas vezes com peças retrô, sendo elas de brechó ou ainda de algum guarda-roupa antigo. As peças preferenciais entre as mulheres estão entre as que possuem modelagem com cós alto ou ainda com estamparia diversificada. Já para os homens, os modelos favoritos estão entre os mais discretos e justos ao corpo, desde camisas como calças.

Bota e vestido. Foto:DivulgaçãoVisual Indie para o público feminino. Foto:DivulgaçãoJaqueta de couro. Foto:DivulgaçãoSaia e bota. Foto:Divulgação
Jeans no dia a dia. Foto:DivulgaçãoOxford Masculino. Foto:DivulgaçãoJeans no dia a dia. Foto:DivulgaçãoO estilo Indie é uma mistura de referências. Foto:Divulgação


Estilo Indie feminino. Foto:Divulgação

Estilo Indie feminino. Foto:Divulgação

Um diferencial é a customização de roupas que muitos adotam para seu guarda-roupa. Envolvidos em apresentar um estilo único, normalmente buscam peças velhas de brechó ou até mesmo nas novas uma maneira de diferenciação. O modo de cada peça ser customizada para o estilo Indie varia de acordo com a criatividade de cada um, partindo desde a tinturaria e chegando até mesmo as aplicações de aviamentos.

Para as calças, os modelos mais justos como as skinnys são a peça coringa do guarda-roupa, tanto para o público feminino quanto o masculino. A presença de camisetas de banda também são frequentes, partindo desde as bandas atuais do cenário musical até as mais antigas. Para as meninas, normalmente as camisetas são cortadas, sendo esse um modo de customização, ou bem largas usadas com peças justas.

Os calçados comumente usados pelo estilo Indie ficam entre os modelos rasteiros e muitas vezes fechados — inclusive para o público feminino. Entre tênis, os exemplares da marca Converse estão entre os favoritos. Para botas, as que possuem cano baixo, possuindo ou não cadarço — como as chelsea boots, coturnos ou ainda motorcycle. Outras opções aparecem nos modelos de sapatos, como os oxfords ou ainda mocassins.

Integrantes da banda Dum Dum Girls. Foto:DivulgaçãoJenny Lewis vocalista da banda Indie Jenny and Johnny . Foto:DivulgaçãoLook Indie feminino . Foto:DivulgaçãoCamiseta com estamparia. Foto:Divulgação
Vestuário Indie Masculino. Foto:DivulgaçãoO estilo Indie para os homens. Foto:DivulgaçãoEstamparia xadrez. Foto:DivulgaçãoSobreposições são muito utilizadas no estilo Indie. Foto:Divulgação
Destroyed Jeans. Foto:DivulgaçãoJaqueta jeans. Foto:DivulgaçãoCombinação para o estilo Indie. Foto:DivulgaçãoCabelo Indie masculino. Foto:Divulgação


Óculos retrô. Foto:Divulgação

Óculos retrô. Foto:Divulgação

O estilo Indie feminino normalmente é encontrado de duas maneiras distinta: Para meninas delicadas, com combinações que envolvem a presença de cardigans, estampas pequenas em floral ou até mesmo poá, sapatilhas e peças com tonalidades pastel e para as mais despojadas, que se diversificam com o uso de tons mais sóbrios, uso de acessórios pesados, meia calças rasgadas e até mesmo jaquetas de couro.

A maquiagem feminina normalmente é composta pela presença da boca e dos olhos marcados, com batom vermelho e olho bem delineado na cor preta. Os acessórios para as mulheres envolvem pulseiras em metal ou até mesmo couro, correntes, brincos não tão detalhados nem extravagantes e os óculos escuros.

Para público masculino, encontramos um corte de cabelo que normalmente possui as laterais baixas e volume na parte frontal ou ainda com comprimento médio e bagunçado. No vestuário, as peças podem trazer um visual elegante, apresentando as vezes camisas fechadas até o colarinho, sapatos sociais e calças justas, ou ainda um ar mais despojado, com o uso de camisetas, calças skinny e um par de tênis.

Os óculos usados nos looks Indie possuem na maioria dos casos modelos retrô, tanto para o público feminino como masculino. Os preferenciais estão entre os Wayfarer, Clubmaster, Aviator e o Gatinho, sendo o último direcionado apenas ao público feminino. Esse acessório é uma das características mais marcantes, podendo ser usada em qualquer estação e combinação de looks.

Combinações para o estilo Indie



Camisa de flanela é item obrigatório para os homens indies. Foto:DivulgaçãoO jeans é constante no estilo Indie. Foto:DivulgaçãoCamisetas de bandas são usadas no estilo Indie. Foto:DivulgaçãoLook feminino Indie para o verão. Foto:Divulgação

Looks do estilo indie feminino e masculino. Foto:Divulgação

Looks do estilo indie feminino e masculino. Foto:Divulgação



O estilo Indie ainda pode ser comparado a uma releitura do folk e hippie mais moderno. Sendo despojado, o Indie traz um jeito cult de se inserir na sociedade, sendo diferenciado não somente na área musical, mas também no modo de vestir.

Michele Karina de Carvalho


Michele Karina de Carvalho é estudante de Design de Moda pela Universidade Paranaense.
Seus interesses são: moda, fotografia e música.
Portais da Moda - Estilo

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Estilo Indie e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: estilo indie , moda indie , indie estilo , looks indie , roupas indie , estilo indie feminino , estilo indie rock roupas , looks indies , indie moda , estilo indie moda ,

Estilo Indie

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • siiim nosso estilo é assim mesmo.. mas.. cada um compõe o seu.. ser indie.. é fazer seu guarda roupas com oq vc gosta sem se importar com oq vão achar.

    luna

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades