Fotodepilação

Conheça mais sobre esta técnica de depilação que promete resultados duradouros com pouca dor!

Fotodepilação
[foto_direita1]Com todos os avanços que temos na tecnologia, alguns métodos de beleza sofrem alterações diretamente, trazendo ao público inovações em aparelhos e métodos mais eficientes para as sessões estéticas. Este é o caso da depilação, que recebeu diversos novos procedimentos nos últimos tempos, sendo um deles a fotodepilação, nome dado para as depilações feitas por aparelhos de luz pulsada fraca.

A fotodepilação é indicada para aquelas pessoas que buscam resultados mais satisfatórios (e menos doloridos) do que a cera quente, já que o procedimento não produz tanta dor e conta com uma eficácia de 80% nos resultados finais, sendo caracterizado pelos dermatologistas como duradouro. Isto ocorre porque o pelo não é eliminado, mas sim debilitado, impossibilitando seu crescimento natural.

Veja também:

Cuidados e produtos para depilação

Novidades em ceras e métodos de depilação

Depilação para pele sensível

Não existe depilação definitiva. A nossa pele é um órgão vivo e está sempre se regenerando para a substituição das células antigas, inclusive os folículos pilosos, responsáveis pelo crescimento dos novos pelos, que podem voltar a ocorrer depois de um determinado tempo da fotodepilação. Entretanto, caso ocorra esse nascimento de novos pelos, não é necessário recorrer novamente ao início do tratamento, mas sim optar por sessões anuais de manutenção. Deste modo, a fotodepilação assemelha-se a tão procurada depilação definitiva.

Como funciona a Fotodepilação?



Com a pele limpa, o pelo do local a ser realizada a fotodepilação é cortado 1 mm acima da superfície da área, pois desta forma o pulso de luz concentra-se dentro do folículo, e não na extensão do pelo. O profissional aplicara um gel de acoplamento óptico resfriado para potencializar a ação da luz. Durante este processo, algumas sensações incômodas podem ocorrer, como pequenos ardores ou até mesmo picadas.

Depois da ação com a luz, a área que foi depilada é resfriada novamente, para a sensação de queimadura desapareça. A pele — que poderá ficar com um tom avermelhado — se normalizará dentro das duas horas seguintes a finalização do processo.

Aparelho utilizado para emitir a luz da fotodepilação. Foto:Reprodução

Aparelho utilizado para emitir a luz da fotodepilação. Foto:Reprodução



Na primeira aplicação já dá para notar diferença, mas é preciso continuar a fotodepilação com várias sessões, para que ela debilite o folículo do pelo, retardando o seu crescimento e aumentando os intervalos de depilações em até mesmo períodos de anos.

Os intervalos entre as sessões irão variar de acordo com a área escolhida para a fotodepilação, já que cada uma tem um ciclo diferente para o crescimento do pelo. Em média, calcula-se que o intervalo varia de 6 a 8 semanas, com exceção dos pelos faciais, que devem ser tratados com intervalos menores, de 3 a 5 semanas, por exemplo.

Contra-indicações



Para as sessões de fotodepilação, não é indicado que pessoas negras, que sofram de vitiligo ou de quelóides, grávidas, pele bronzeada, pessoas que usam medicações fotossensibilizantes — como o Roacutan — e área que foram infectadas por herpes.

Sessão de fotodepilação. Foto:Reprodução

Sessão de fotodepilação. Foto:Reprodução

[bloco_link1]


Também não é indicado realizar sessões de fotodepilação em pessoas que possuam uma quantidade grande de pelos, pois o resultado pode não atingir a sua eficácia. Em casos como este, é melhor recorrer ao laser, que possui as mesmas contra-indicações que a fotodepilação.


Marília Luiza March


Marília Luiza March é estudante de Design de Moda pela Universidade Paranaense.

Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Fotodepilação

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades