Como emagrecer com saúde

                                   

Esqueça dietas mirabolantes que prometem redução de números rapidamente. Siga algumas dicas para perder peso sem comprometer a sua saúde!

Como emagrecer com saúde
Aprenda dicas saudáveis para diminuir medidas. Foto:Divulgação

Aprenda dicas saudáveis para diminuir medidas. Foto:Divulgação

Com todo o avanço da vida moderna que temos hoje, retroagimos na nossa alimentação. Ao invés de procurarmos por alimentos ricos, saudáveis e que nos proporcione uma boa quantidade de energia com pouca gordura, nos jogamos em fast foods e em pratos que possuem uma rápido preparo dentro de casa. Só nos esquecemos que economizando o tempo comendo todas essas “maravilhas”, estamos também prejudicando nossa saúde, nos tornando pessoas acima do peso.

Ao mesmo tempo em que cresce para alguns os números na balança, cresce para outros a vontade de perder peso. Muitos apelam aos métodos que prometem resultados em apenas algumas semanas, prejudicando ainda mais a saúde por fazer uma dieta tão restritiva. Porém, existem pessoas que têm consciência e procuram por métodos que os façam emagrecer com saúde.

Veja também:

Como emagrecer dançando

Para emagrecer com saúde não é necessário investir em remédios, compostos ou em alimentos caríssimos que nunca vimos antes em nenhum cardápio. A regra para quem quer perder medidas é a reeducação alimentar: aprender o que serve para o nosso metabolismo e continuar a ingerir em porções corretas e se desapegar de alimentos que não acrescentam nada para a nossa saúde.

Dicas para emagrecer com saúde



> Fazer de 5 a 6 refeições por dia: A primeira orientação que se recebe de um nutricionista pode parecer contraditória, mas é eficaz. Fazendo várias refeições durante o dia, aceleramos nosso metabolismo e desta forma ele entende que deve queimar mais calorias do que antes, auxiliando na perda de peso. Vale ressaltar que as refeições são montadas sem exageros, colocando no prato somente aquilo que realmente precisamos comer.

> Frutas nas sobremesas e nos lanches: Não adianta, quem quer realmente perder medidas de forma saudável deve diminuir os açúcares como os de doces confeitados ou industrializados. Uma alternativa para a vontade iminente que surge pela falta das guloseimas é a ingestão de frutas. Prefira sempre as menos calóricas e que possuam bastante líquido, como melão, morango, mamão e tangerina.

Substitua suas sobremesas calóricas por frutas. Foto:Divulgação

Substitua suas sobremesas calóricas por frutas. Foto:Divulgação


> Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio: Todos já estão cansados de saber que sal nunca fez bem para saúde. Pior ainda é que no Brasil temos o mau costume de pesar a mão na hora de temperar a comida, aumentando ainda mais o consumo indevido deste cloreto. O grande problema do sal é que ele causa retenção hídrica, sendo um poderoso inimigo da perda de peso por proporcionar inchaços.

Beba 2 litros de água por dia!. Foto:Divulgação

Beba 2 litros de água por dia!. Foto:Divulgação


> Beba no mínimo 2 litros de água por dia: Estando ou não em dieta, devemos consumir diariamente (e no mínimo) 2 litros de água por dia. Além de hidratar todo o nosso organismo e contribuir no perfeito funcionamento dos nossos sistemas, a ingestão de água ajuda na saciedade, evitando que consumamos algum alimento inapropriado.

Muitas vezes você pode ter sede ao invés de fome, mas acaba comendo alguma coisa quando na verdade precisa tomar um copo d’água.

> Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias: Perder peso sem fazer exercícios é a mesma coisa que sentir sono e não dormir. É necessário e indispensável se exercitar para reduzir medidas. O melhor é que não precisamos fazer alguma atividade específica ou obrigatória, porque o importante é se movimentar.



Comece por algo leve como caminhadas ou passeios de bicicleta, escolhendo também entre aulas de dança ou partidas de vôlei. Faça o que você quiser e quando enjoar troque. Desta forma você se movimenta e não deixa de se exercitar.

Pratique exercícios físicos. Foto:Divulgação

Pratique exercícios físicos. Foto:Divulgação



> Coma devagar: Ao primeiro instante pode até parecer um conselho bobo de mãe, mas a refeição feita com mais calma auxilia e muito no processo de emagrecimento com saúde. Quando comemos devagar, o cérebro assimila melhor tudo o que estamos ingerindo e trabalha com calma, avisando-nos à hora certa em que nossa fome está saciada. Quando estamos comendo com pressa isto não acontece, e acabamos ingerindo mais comida do que realmente precisávamos.

Todas estas dicas podem ser seguidas por qualquer pessoa, sem nenhuma contra-indicação. Porém, não ache que seus resultados serão alcançados de uma hora pra outra. Para emagrecer com saúde é preciso de um tempo extra, e o quilos a menos virão como consequência natural de todo este esforço.

Porém, é sempre aconselhável a procura de um nutricionista caso deseje “turbinar” sua dieta. Ele avaliará a sua condição física e passará a melhor receita para a perda de peso, feita exclusivamente para você.

Marília Luiza March


Marília Luiza March é estudante de Design de Moda pela Universidade Paranaense.

Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Como emagrecer com saúde

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza