Beleza dos cabelos femininos

     

Veja algumas dicas que podem ajudar nos cuidados com seus cabelos!

Beleza dos cabelos femininos
A beleza e saúde dos cabelos é um dos assuntos que mais preocupam as mulheres quando se trata de aparência. Foto:Divulgação

A beleza e saúde dos cabelos é um dos assuntos que mais preocupam as mulheres quando se trata de aparência. Foto:Divulgação

Quando se trata de cuidados com a beleza feminina, sem dúvidas, um dos fatores que mais preocupam as mulheres é a saúde dos cabelos, afinal, eles são peças-chave para uma boa aparência.

VEJA TAMBÉM:
Óleo de Argan para Cabelo
Como manter os cabelos hidratados para o verão

Sendo assim, tornam-se imprescindíveis os cuidados diários que se devem ter com as madeixas. Alguns são hábitos simples na hora de lavá-lo e enxugá-lo que qualquer pessoa pode seguir, outros são cuidados na hora da alimentação e em situações de muita exposição dos fios, o fato é que sem muito esforço é possível manter os cabelos sempre bonitos e hidratados.

Confira aqui algumas dicas que podem ser aplicadas diariamente para manter a beleza dos fios!

Dicas para o cuidado diário



• A escolha do xampu e condicionador é um fator muito importante que interfere diretamente na beleza das madeixas. Por isso, é necessário usar sempre os produtos sem exagero e adequados ao seu tipo de cabelo, seja ele: oleoso, seco, colorido, normal, entre outros.

• O enxágüe também é um processo relevante para eliminar todo o excesso de produtos presente nos fios. Para um melhor efeito, recomenda-se o uso do xampu anti-resíduos uma vez por semana, a fim de eliminar as impurezas depositadas no couro que roubam o brilho das mechas.

Evitar a água quente na hora do banho é um fator importante que ajuda a prevenir a opacidade dos cabelos.

• É importante retirar o excesso da água com uma toalha antes de secar as madeixas com o secador.

Alimentos ricos em proteína e em vitaminas do complexo B, como carnes, leite, peixe e cereais ajudam a nutrir o couro cabeludo, por isso é necessário incluí-los no cardápio diário.

• O uso de produtos específicos que protegem as mechas do calor é muito importante antes de utilizar instrumentos como a chapinha e o secador, evitando dessa forma um efeito muito agressivo aos fios.

O uso da chapinha deve ser cauteloso para não danificar os cabelos. Foto:Divulgação

O uso da chapinha deve ser cauteloso para não danificar os cabelos. Foto:Divulgação

O secador também necessita de cuidados especiais. Foto:Divulgação

O secador também necessita de cuidados especiais. Foto:Divulgação



Como manter e identificar um cabelo saudável



• Diferentes fatores ajudam na identificação de fios saudáveis. Um deles é o brilho ocasionado pela luz refletida em uma superfície lisa, logo, um cabelo brilhoso significa que as cutículas estão fechadas e, portanto, em boas condições. Condicionadores e cremes hidratantes ajudam no fortalecimento do cabelo e criam camadas de proteção nos fios auxiliando as cutículas e oferecendo mais brilho.

• Outro fato que indica qualidade nos cabelos é a força, que pode ser ressaltada pelo uso de produtos com proteínas e queratina, que penetram as mechas e nutrem os fios, ajudando ainda no combate as pontas duplas.

• Para os cabelos finos, os quais possuem facilidade em aderir uma carga negativa e ficarem com o aspecto arrepiado, é indicado o uso de condicionadores que contenham amônia quaternária na composição, que ajuda a neutralizar a eletricidade estática dos fios produzindo neles uma carga positiva.

• A oxidação da molécula de enxofre do fio capilar, causada pela exposição aos raios UV, pode ser evitada através do uso de cremes “leave-in” que contenham óxido nítrico, ajudando a prevenir fios quebradiços, ásperos e ressecados.

Alguns hábitos na hora do banho ajudam a revitalizar e fortalecer as madeixas . Foto:Divulgação

Alguns hábitos na hora do banho ajudam a revitalizar e fortalecer as madeixas . Foto:Divulgação



No estanto,para que todos esses cuidados tomados sejam eficazes é válido lembrar a importância da qualidade dos produtos utilizados, principalmente no caso de cabelos com química. Seja com tintura ou algum tipo de alisamento é necessário o uso de com cosméticos especiais, voltados para cada tipo de cabelo. A maioria das marcas oferece linhas e produtos específicos para esses tipos de cabelo.


Cuidados especiais para cabelos com tintura e escova progressiva



O esforço exigido para cuidar de cabelos tingidos ou com escova progressiva requer muita cautela e disposição, visto que é necessário uma dedicação maior para mantê-los sempre com uma boa aparência. Confira aqui algumas dicas que podem ajudar no cuidado dos fios especiais!

• Uma boa alternativa para fortalecer os dois tipos de cabelo é fazer uma hidratação profunda a cada 15 dias, ou ainda uma máscara caseira que auxiliará na nutrição das mechas. No caso dos cabelos com escova progressiva o ideal é a hidratação feita com queratina.

• No caso dos fios pós-progressiva é válido lembrar que para garantir um efeito mais duradouro, não é recomendado o uso de xampu para cabelos danificados, anti-resíduos ou anti-frizz. O mais adequado neste caso são os com pH neutro e específicos para esse tipo de cabelo.

• Produtos à base de silicone são indicados nesses casos, pois garantem uma camada protetora ao redor da cutícula.

• As madeixas tingidas requerem maior cuidado com o sol para não correrem o risco de desbotar, por isso proteja seus cabelos com chapéus ou lenços e use produtos “leave-in”, que auxiliam no cuidado dos cabelos em piscinas e mar.

Para fios com progressiva recomenda-se o uso de produtos com o pH neutro  . Foto:

Para fios com progressiva recomenda-se o uso de produtos com o pH neutro . Foto:

Cabelos tingidos merecem cuidados especiais . Foto:Divulgação

Cabelos tingidos merecem cuidados especiais . Foto:Divulgação

Carla de Oliveira Cabrera


Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Beleza dos cabelos femininos

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza