Desfile João Pimenta SPFW Outono Inverno 2012

                                   

Moda masculina de João Pimenta explora universo dos vampiros para o inverno 2012

Desfile João Pimenta SPFW Outono Inverno 2012
João Pimenta apresentou sua coleção inverno 2012 no penúltimo dia de desfiles do SPFW. Foto:Divulgação

João Pimenta apresentou sua coleção inverno 2012 no penúltimo dia de desfiles do SPFW. Foto:Divulgação

Para atualizar a moda masculina das próximas temporadas, o designer João Pimenta buscou inspirações no universo sombrio e tão em voga que faz dos vampiros alguns dos personagens que prometem marcar o início dessa década. Figuras centenárias, do visual desses elementos vintage refletem referências à indumentária característica do século XIX; sendo essas combinadas a toques futuristas os quais foram anunciados já no cenário da apresentação.
Da literatura chamada steampunk surgem as principais influências para as produções, por vezes, essencialmente conceituais levadas às passarelas do SPFW edição Outono Inverno 2012

VEJA TAMBÉM:
+ Desfiles que já rolaram no SPFW Outono Inverno 2012: Animale, Tufi Duek, Cori, Osklen, Pedro Lourenço, R.Rosner, Alexandre Herchcovitch (feminino), Iódice, Triton, Reinaldo Lourenço, Ellus, Mario Queiroz, Huis Clos, Samuel Cirnasck, Cavalera, Jefferson Kulig, FH por Fause Haten e Juliana Jabour.

Materiais: Reforçando o caráter sóbrio e o clima pesado da coleção, as escolhas têxteis empregadas pelo estilista nessa proposta encontram no couro e na lã alguns de seus principais representantes. Além desses a tricoline é, também, recorrente em peças mais soltinhas.

Cores: Marrom, vinho, cinza e preto; assim é a cartela que João propõe para colorir a moda masculina do próximo inverno. Variações partem dessas bases e são as coordenações entre elas, as texturas ou mesmo um ou outro trabalho com recortes em patchwork que dão um tom mais despojado aos looks.

Vampiros inspiram a coleção inverno 2012 de João Pimenta. Foto:Divulgação

Vampiros inspiram a coleção inverno 2012 de João Pimenta. Foto:Divulgação



João Pimenta faz coleção sombria para o inverno 2012. Foto:Divulgação

João Pimenta faz coleção sombria para o inverno 2012. Foto:Divulgação



Elementos vintage e da indumentária do século XIX são destaque no desfile inverno 2012 de João Pimenta. Foto:DivulgaçãoLã e couro foram os principais materiais usados por joão Pimenta em sua coleção inverno 2012. Foto:DivulgaçãoMarrom, vinho, cinza e preto foram as cores utilizadas por João Pimenta na sua coleção inverno 2012. Foto:DivulgaçãoAlfaiataria masculina com cortes secos é destaque na moda masculina inverno 2012 de João Pimenta. Foto:Divulgação
Calças de couro ajustadas ao corpo são destaque no inverno 2012 de João Pimenta. Foto:DivulgaçãoJaquetas curtas de couro chamam a atenção no desfile inverno 2012 de João Pimenta no SPFW. Foto:DivulgaçãoJoão Pimenta coloca homens de "vestidos" no SPFW inverno 2012. Foto:DivulgaçãoSobreposições são proposta de João Pimenta para o inverno 2012. Foto:Divulgação
Blazers masculinos de João Pimenta para o inverno 2012 vem com cortes mais secos. Foto:DivulgaçãoJoão Pimenta propõe moda masculina sombria para o inverno 2012. Foto:DivulgaçãoInverno 2012 de João Pimenta vem inspirado na indumentária do século XIX e nos vampiros. Foto:DivulgaçãoJoão Pimenta propõe looks pretos para o inverno 2012. Foto:Divulgação


Shapes: É, especialmente, na modelagem que as interpretações e releituras feitas por João Pimenta de roupas do século XIX se fazem ver. A alfaiataria é destaque e chega prezando por cortes sequinhos. Exceções, contudo, são vistas nos bottons; em geral, as calças que não àquelas de couro – bastante ajustadas ao corpo – prezam por cortes amplos – como bombachas -, cós altos e volumosos. Barras e acabamentos de peças como ternos são, aqui, arredondadas em um recorte “V” invertido frontal bem aberto; as golas altas recebem laçarotes, os colarinhos são largos e ombros marcados em estruturas pontudas.

Encerramento do desfile inverno 2012 de João Pimenta. Foto:Divulgação

Encerramento do desfile inverno 2012 de João Pimenta. Foto:Divulgação

Acessórios e calçados: Para finalizar o styling dessas produções, os modelos calçavam botas pretas de cano alto e podiam dispor, vez ou outra, de cintos ou gravatas borboleta. As poucas máscaras – à la Doctor Plague - presentes davam conta de potencializar o clima sombrio presente não só na coleção, mas em detalhes como trilha-sonora, cenário e beleza.

Beleza e penteado: Intenso e bastante forte, o visual masculino proposto no desfile teve nos olhos marcados com sombras terrosas esfumaçadas em um efeito sóbrio e de ares misteriosos, um ponto que reforçou à estética geral idealizada pelo estilista. Os penteados, por sua vez, seguem estilos recorrentes no século passado, topetes alinhados para a lateral ou puxados para trás complementam o visual.

Peças-chave: Como mencionado a cima, as peças de alfaiataria são os pontos altos desse mix; coletes de barras quadradas e curtos, ternos de comprimentos diversificados – principalmente, os modelos com contrastes de texturas combinando couro e lã – e, é claro, as calças em uma versão masculina do modelo baggy se sobressaem em mais uma coleção extremamente autoral lançada por João Pimenta.

Camila Cemin Rolon


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda
Portais da Moda - Tendências de Moda

Desfile João Pimenta SPFW Outono Inverno 2012

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO