Desfile Emilio Pucci Semana de Moda de Milão Primavera Verão 2012 2013

Pucci resgata a sensualidade com coleção baseada no estilo cigano. Confira os looks que pautam a coleção!

Desfile Emilio Pucci Semana de Moda de Milão Primavera Verão 2012 2013
Coleção Emilio Pucci Primavera Verão 2012 2013. Foto:Vogue.it

Coleção Emilio Pucci Primavera Verão 2012 2013. Foto:Vogue.it

Com inspiração nos arquivos da década de 70 da Emilio Pucci, o estilista norueguês Peter Dundas – desde 2009 na direção criativa - trouxe para a coleção Primavera Verão 2012 2013, apresentada no penúltimo dia da Semana de Moda de Milão, o boêmio espírito cigano com influências da Costa Azul e da sensualidade de Brigitte Bardot, através das lingeries e bourdois.

VEJA TAMBÉM:
Novidades das coleções primavera verão 2012 2013 que as grifes D&G, Fendi, Moschino, Alberta Ferretti, MaxMara e Gucci lançaram na Semana de Moda de Milão.

A coleção resgatou a feminilidade marcante e sensual da Pucci no clima misterioso da tradição cigana pelos tradicionais padrões barrocos dos lenços da marca, dispostos em vestidos vaporosos com volume e transparências, além do uso de alfaiataria masculina.

Tops em comprimento cropped na coleção da Pucci na Semana de Moda de Milão. Foto:Vogue.itEstilo cigano inspira a coleção Primavera Verão 2012 2013 de Emilio Pucci. Foto:Vogue.itAlfaiataria traz antítese no desfile de Peter Dundas para a Emilio Pucci. Foto:Vogue.itCartela de cores fortes para a coleção Primavera Verão 2012 2013 da Emilio Pucci. Foto:Vogue.it


A influência cigana permeou a maioria dos looks de Peter Dundas, interligando-os, principalmente, pelo uso de estampas barrocas - que foram sucesso na marca durante a década de 70 - tecidos translúcidos (outra alusão aos lenços), detalhes que constituem o vestuário cigano como decote ombro a ombro, barras assimétricas ao longo dos vestidos e das mangas, franzidos, rendas e amarrações entrecruzadas.

Além da estamparia também houve influência barroca na utilização de babados, volumes - sobretudo nas saias -; e decote quadrado. A leveza dos tecidos – mesmo com bordados de pedrarias – produziu movimento na coleção da Emilio Pucci, ainda mais com o uso de camadas e barras assimétricas.

Na coleção houve modelos que se assemelharam com lingeries, pelo uso de cetim de seda, organza e renda – tendência de Primavera Verão 2012 2013 -, os quais constituíram looks inteiros. Outra característica foi a utilização de tops em comprimento cropped e nos shorts curtos com aplicação de renda. Um dos looks totais de renda desfilados foi antecipado no Emmy Awards 2011 – que ocorreu no dia 19 de setembro, 5 dias antes do desfile da Pucci - por Gwynewth Paltrow.

Influências barrocas na coleção Primavera Verão 2012 2013 da Emilio Pucci. Foto:Vogue.it

Influências barrocas na coleção Primavera Verão 2012 2013 da Emilio Pucci. Foto:Vogue.it


Mix de sensualidade dos recortes à sobriedade da alfaitaraia na coleção da Pucci apresentada na Semana de Moda de Milão. Foto:Vogue.itLenços que caracterizaram a moda da Pucci na década de 70 são referências para a coleção Primavera Verão 2012 2013. Foto:Vogue.itEstamparia inspirada no arquivo da Pucci. Foto:Vogue.itAlfaiataria sensual para a coleção Primavera Verão 2012 2013 da Emilio Pucci. Foto:Vogue.it

Rendas inspiradas na lingeries para a coleção Primavera Verão 2012 2013 da Pucci. Foto:Vogue.itTransparências na passarela da Pucci Primavera Verão 2012 2013. Foto:Vogue.itDecote quadrado inspirado nos trajes barrocos para a Semana de Moda de Milão. Foto:Vogue.itTruque de styling: amarração nas camisas. Foto:Vogue.it


O lado provocante da coleção não se ateve apenas à sensualidade feminina, mas também ao uso de alfaiataria ampla – uma referência masculina – com rendas. A sobriedade do segmento se fez valer no talhe preciso, no uso de abotoamento duplo, na cintura alta, no uso de ombreias e barra italiana. A camisaria veio estampada, mesmo nas de organza e seda, arrematada com um nó nas extremidades.

As cores se apresentaram tão marcantes quanto o estilo cigano proposto para a temporada; tonalidades de dourado, nude, vinho, vermelho e amarelo, além do preto, foram as escolhas da marca. Essa influência também se estendeu à beleza e aos acessórios utilizados na coleção (também com referências barrocas) com brincos e gargantilhas grandes com pedraria e arabescos, além do crucifixo – mostrando as bases da arte barroca e salientando as contradições presentes na coleção como feminino e masculino promovido pela alfaiataria.

Tecidos leves trazem movimento para a coleção Primavera Verão 2012 2013 da Pucci. Foto:Vogue.it

Tecidos leves trazem movimento para a coleção Primavera Verão 2012 2013 da Pucci. Foto:Vogue.it


Total look com rendas para a coleção Primavera Verão 2012 2013 da Pucci. Foto:Vogue.itRecortes e fendas ousadas na coleção da Pucci para a Semana de Moda de Milão. Foto:Vogue.itMetalizados na coleção da Pucci para a Primavera Verão 2012 2013. Foto:Vogue.itMix renda e recortes na alfaiataria da coleção Primavera Verão 2012 2013. Foto:Vogue.it

Cores neutras na coleção Primavera Verão 2012 2013 da Pucci. Foto:Vogue.itReferência cigana para a coleção Primavera Verão 2012 2013. Foto:Vogue.itBabados e camadas nos looks da coleção da Pucci. Foto:Vogue.itBarriga de fora: comprimento cropped para a Primavera Verão 2012 2013. Foto:Vogue.it

Milene Loiz Sousa


Milene é bacharelanda em moda pela Universidade Estadual de Maringá e escreve para a coluna Moda no jornal O Estado RJ.
Amante da leitura, ao cursar moda soube unir o útil ao agradável: costurar palavras.
Portais da Moda - Tendências de Moda

Desfile Emilio Pucci Semana de Moda de Milão Primavera Verão 2012 2013

                                   
Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO