Cardápio para alimentação saudável das gestantes

                                   

Lista de alimentos e sugestão de cardápio para uma dieta adequada e rica em nutrientes para gestantes

Cardápio para alimentação saudável das gestantes
Dica de alimentação balanceada para gestantes. Foto:Divulgação

Dica de alimentação balanceada para gestantes. Foto:Divulgação

Depois de reforçarmos a importância que uma alimentação adequada baseada em uma dieta balanceada e rica em nutrientes tem tanto para as gestantes quanto para o desenvolvimento do bebê, vamos à algumas sugestões de cardápios que contemplem aqueles alimentos os quais prometem trazer benefícios para à saúde dessas futuras mamães e seus filhos, confira!



Veja também:
Alimentação para gestantes: cuidados, importância, restrições e alimentos importantes para às mulheres grávidas e seus bebês
Cuidados que as gestantes devem tomar com os cabelos durante os nove meses de gravidez


Sugestão de cardápio para as gestantes



Pão integral para o café da manhã. Foto:

Pão integral para o café da manhã. Foto:



Café da manhã: Ingerir laticínios acompanhados de duas fatias de pão integral ou de centeio ou um pão francês, suco de fruta ou uma porção de frutas.

Lanche matinal: Uma fruta, laticínios magros ou vitaminas de frutas.

Almoço:Essa refeição deve ser composta por alimentos que correspondam à todas às categorias acima listadas.Diariamente, deve-se ingerir verduras e legumes em grandes quantidades (crus ou cozidos), uma porção de arroz (branco ou integral) ou de massa e um tipo de carne magra (vermelha, peixe ou frango sem a pele). Legumes e verduras cozidas acompanham o cardápio. Dispensar gorduras e frituras.



Almoço colorido e equilibrado. Foto:Divulgação

Almoço colorido e equilibrado. Foto:Divulgação


Para a sobremesa, as melhores opções das gestantes chegam com o consumo de frutas ricas em antioxidantes, ferro e vitamina C. Para tanto, vale investir em: acerola, goiaba, morangos, kiwi, laranja e outros.

Lanche vespertino: Sugere-se a ingestão de um copo de leite ou iogurte acompanhado de torradas ou uma porção pequena de biscoitos salgados.

Jantar: Mais leve que as demais refeições, o jantar deve ser composto por alimentos de digestão mais fácil e rápida. Saladas mistas (com verduras e legumes) são liberadas, enquanto as carnes devem ser ingeridas em quantidades menores; o ideal é privilegiar apenas as brancas. Sopas ou lanches compostos por saladas de verduras, frios magros e acompanhados por sucos também são boas opções.

A sobremesa fica por conta, mais uma vez, de uma fruta.

Iogurte de frutas após o jantar. Foto:

Iogurte de frutas após o jantar. Foto:

Ceia: Para a última refeição do dia, o cardápio reserva sugestões como as combinações de iogurtes com frutas, chás com uma fatia de queijo ou leite com mingau de aveia.

Alimentos que não podem faltar no cardápio da gestante



Grãos e cereais: Alimentos e pratos que contenham farinha de trigo ou milho entre seus ingredientes-base têm no ácido fólico, a vitamina fundamental para a prevenção de problemas congênitos. Ainda que não signifique uma garantia, é possível diminuir as chances dessas doenças através da ingestão de produtos ricos nessa vitamina que encontramos em abundância nas massas, pães, aveia e no arroz.

Carnes: Evitar o consumo de carnes gordas é uma recomendação constante dos profissionais da saúde. Para obter vitamina B, proteína e ferro, especialmente durante os nove meses de gestação, o ideal é priorizar a ingestão de carnes brancas (peixes e aves) e evitar as vermelhas.

Laticínios: O leite ou seus derivados estão entre os alimentos que devem ser consumidos com mais frequência durante a gestação. Queijo branco e iogurtes são fontes alternativas ao leite igualmente ricas em cálcio e proteína, nutrientes esses fundamentais para a boa formação dos ossos e dos dentes dos bebês.

Leguminosas: Fontes de ferro, os alimentos leguminosos como grãos de feijão, soja e grão-de-bico oferecem os nutrientes necessários para a redução do risco de problemas com anemia.

Grãos e cereais são alimentos fundamentais para a saúde de mulheres grávidas e seus bebês. Foto:DivulgaçãoLeguminosas e grãos: fontes de vitaminas para o crescimento do bebê e saúde da gestante. Foto:DivulgaçãoCarnes brancas e magras são essenciais no cardápio de gestantes. Foto:DivulgaçãoDurante a gestação procure evitar a ingestão de carnes vermelhas e gordas. Foto:Divulgação
Aumentar a ingestão de latícinios durante a gestação: dica para uma boa alimentação. Foto:DivulgaçãoHortaliças e leguminosas para uma dieta saudável para gestantes. Foto:DivulgaçãoFrutas estão entre os principais alimentos da dieta indicada para as mulheres grávidas. Foto:DivulgaçãoCardápio para o jantar de mulheres gestantes: sanduíche natural. Foto:Divulgação


Hortaliças: De forma semelhante aos grãos e cereais, hortaliças como o brócolis, a berinjela, a ervilha, entre outros correspondem à fontes, também, de ácido fólico e vitamina do complexo B; nutrientes esses que previnem a má formação neural da medula da criança.

Frutas: A ingestão de frutas também é destacada por profissionais que recomendam o consumo diário delas, principalmente ao final das refeições. Elas ajudam na prevenção da prisão de ventre por serem fontes ricas em fibras.


Camila Cemin Rolon


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Cardápio para alimentação saudável das gestantes e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: cardapio para gestante , cardápio saudável para gestante , alimentação saudável para gestantes , cardapio saudavel para gestante , lanches saudaveis para gravidas , cardápio da gestante , cardapio para gestante dia a dia , saladas saudaveis para gravidas , almoço saudavel , cardápio para gestante ,

Cardápio para alimentação saudável das gestantes

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • gostei muito

    thais

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza