Como saber se o cabelo está danificado?

                                   

Veja os sintomas de um cabelo que não está saudável e precisa de cuidados especiais.

Como saber se o cabelo está danificado?
Como saber se seus cabelos estão danificados?. Foto:Divulgação

Como saber se seus cabelos estão danificados?. Foto:Divulgação


Manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis não é muito fácil, não é mesmo? Poeira, água salgada, cloro, tintura, alisamentos químicos, uso do secador, tudo isso vai danificando a fibra capilar e quando nos damos conta, nossos fios estão secos e sem movimento. É importante estar sempre atenta aos sinais de danificação de suas madeixas, isso irá prevenir que elas entrem em estágios mais críticos, onde a recuperação é mais demorada e trabalhosa.

Veja também:

Produtos para hidratação noturna do cabelo
Aprenda a deixar seu cabelo hidratado e com brilho no verão
Como ter cabelos sempre saudáveis

A composição do cabelo se dá por duas partes principais: a cutícula e o córtex. A primeira é quem faz a proteção do fio, ela consiste em minúsculas células escamosas que formam uma barreira protetora de agentes externos, como: sol, poeira, etc. Já a segunda é composta por fibras de proteínas, onde são encontradas a elasticidade, a cor e a força do cabelo, essa é envolta pela cutícula.

Cutículas ou células escamosas danificadas permitem com que o córtex fique desprotegido, assim com as agressões externas, o cabelo se torna muito mais propenso a apresentar aspectos de desidratação e danificação. Confira alguns sinais de fios que não se encontram saudáveis:

Cabelos difíceis de serem penteados indicam que estão danificados. Foto:Divulgação

Cabelos difíceis de serem penteados indicam que estão danificados. Foto:Divulgação

- Fracos

Cabelos sem proteção estão mais suscetíveis a quebra, esse é um sinal de fibras capilares fracas. A perda de elasticidade do córtex faz com que o cabelo fique quebradiço, até mesmo em procedimentos simples como quando são penteados e lavados.

- Seco

Cabelo seco é sinal de desidratação dos fios. Quando a cutícula encontra-se danificada aumenta-se a probabilidade dessa fibra capilar perder água mais facilmente, deixando os fios ásperos.

- Pontas Espigadas

Sabe as famosas pontas duplas? Elas são sinônimo de que algo não vai bem com suas madeixas. Quando o interior do cabelo fica exposto, ele acaba se partindo nas pontas, é quando ocorre as pontas espigadas ou duplas.

- Falta de Brilho

O cabeleireiro Marcelo Vasconcelos diz que o primeiro sinal de que o cabelo está precisando de uma boa hidratação é a falta de brilho e movimento. Quando as escamas (cutículas) do cabelo estão desalinhadas e danificadas, a luz que incide nos fios não se reflete de maneira regular, assim a madeixa fica com um aspecto de opacidade e aspereza.

Cabelos Danificados: saiba como cuidar. . Foto:Divulgação

Cabelos Danificados: saiba como cuidar. . Foto:Divulgação


- Difícil de Pentear

Cuidado, cabelo difícil de ser penteado é um sinal de que ele encontra-se danificado há algum tempo. A dificuldade de manusear os fios indica a perda da elasticidade e água, consequentemente o aumento da sua eletricidade estática.

- Rápida Absorção de Tratamentos Químicos

Cabelos danificados absorvem com mais facilidade produtos químicos, pois estão desprotegidos.

- Perda ou aumento de Volume

Um cabelo danificado e poroso, ou seja, com as cutículas abertas retêm ou perde água facilmente. Esse processo faz com que seu peso mude rapidamente, o que ocasiona a perda ou aumento excessivo de volume.


Causas comuns de cabelos danificados:

Normalmente são os mesmos fatores que enfraquecem e danificam as fibras capilares. Veja alguns deles:

- Agentes naturais: exposição ao sol, água do mar e piscinas, poeira e vento.

- Excesso de tratamentos químicos: coloração, permanentes e alisamentos.

- Realização inadequada desses tratamentos: deixar os produtos químicos em tempo superior ao indicado.

- Uso em excesso de aparelhos elétricos como secador, chapinha e modeladores.

Se seu cabelo apresenta alguma dessas características é sinal que ele está pedindo cuidados especiais. Além de shampoos, condicionadores e hidratações com produtos específicos, uma boa alimentação faz toda a diferença quanto a saúde dos fios.

E lembre-se: prevenir é sempre a melhor escolha, por isso mantenha um cuidado diário com suas madeixas!


Carolina Araujo Ferraz
Redação Portais da Moda.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Como saber se o cabelo está danificado? e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como saber se meu cabelo esta danificado , como saber se seu cabelo esta danificado , como saber se meu cabelo está danificado , como saber se o cabelo esta podre , como saber se o cabelo ta podre , como saber se o cabelo esta danificado , como saber se o cabelo está danificado , como saber se o cabelo está saudável , como identificar cabelo podre , como identificar um cabelo danificado ,

Como saber se o cabelo está danificado?

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza