Como saber se o cabelo está danificado?

                                   

Veja os sintomas de um cabelo que não está saudável e precisa de cuidados especiais.

Como saber se o cabelo está danificado?
Como saber se seus cabelos estão danificados?. Foto:Divulgação

Como saber se seus cabelos estão danificados?. Foto:Divulgação


Manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis não é muito fácil, não é mesmo? Poeira, água salgada, cloro, tintura, alisamentos químicos, uso do secador, tudo isso vai danificando a fibra capilar e quando nos damos conta, nossos fios estão secos e sem movimento. É importante estar sempre atenta aos sinais de danificação de suas madeixas, isso irá prevenir que elas entrem em estágios mais críticos, onde a recuperação é mais demorada e trabalhosa.

Veja também:

Produtos para hidratação noturna do cabelo
Aprenda a deixar seu cabelo hidratado e com brilho no verão
Como ter cabelos sempre saudáveis

A composição do cabelo se dá por duas partes principais: a cutícula e o córtex. A primeira é quem faz a proteção do fio, ela consiste em minúsculas células escamosas que formam uma barreira protetora de agentes externos, como: sol, poeira, etc. Já a segunda é composta por fibras de proteínas, onde são encontradas a elasticidade, a cor e a força do cabelo, essa é envolta pela cutícula.

Cutículas ou células escamosas danificadas permitem com que o córtex fique desprotegido, assim com as agressões externas, o cabelo se torna muito mais propenso a apresentar aspectos de desidratação e danificação. Confira alguns sinais de fios que não se encontram saudáveis:

Cabelos difíceis de serem penteados indicam que estão danificados. Foto:Divulgação

Cabelos difíceis de serem penteados indicam que estão danificados. Foto:Divulgação

- Fracos

Cabelos sem proteção estão mais suscetíveis a quebra, esse é um sinal de fibras capilares fracas. A perda de elasticidade do córtex faz com que o cabelo fique quebradiço, até mesmo em procedimentos simples como quando são penteados e lavados.

- Seco

Cabelo seco é sinal de desidratação dos fios. Quando a cutícula encontra-se danificada aumenta-se a probabilidade dessa fibra capilar perder água mais facilmente, deixando os fios ásperos.

- Pontas Espigadas

Sabe as famosas pontas duplas? Elas são sinônimo de que algo não vai bem com suas madeixas. Quando o interior do cabelo fica exposto, ele acaba se partindo nas pontas, é quando ocorre as pontas espigadas ou duplas.

- Falta de Brilho

O cabeleireiro Marcelo Vasconcelos diz que o primeiro sinal de que o cabelo está precisando de uma boa hidratação é a falta de brilho e movimento. Quando as escamas (cutículas) do cabelo estão desalinhadas e danificadas, a luz que incide nos fios não se reflete de maneira regular, assim a madeixa fica com um aspecto de opacidade e aspereza.

Cabelos Danificados: saiba como cuidar. . Foto:Divulgação

Cabelos Danificados: saiba como cuidar. . Foto:Divulgação


- Difícil de Pentear

Cuidado, cabelo difícil de ser penteado é um sinal de que ele encontra-se danificado há algum tempo. A dificuldade de manusear os fios indica a perda da elasticidade e água, consequentemente o aumento da sua eletricidade estática.

- Rápida Absorção de Tratamentos Químicos

Cabelos danificados absorvem com mais facilidade produtos químicos, pois estão desprotegidos.

- Perda ou aumento de Volume

Um cabelo danificado e poroso, ou seja, com as cutículas abertas retêm ou perde água facilmente. Esse processo faz com que seu peso mude rapidamente, o que ocasiona a perda ou aumento excessivo de volume.


Causas comuns de cabelos danificados:

Normalmente são os mesmos fatores que enfraquecem e danificam as fibras capilares. Veja alguns deles:

- Agentes naturais: exposição ao sol, água do mar e piscinas, poeira e vento.

- Excesso de tratamentos químicos: coloração, permanentes e alisamentos.

- Realização inadequada desses tratamentos: deixar os produtos químicos em tempo superior ao indicado.

- Uso em excesso de aparelhos elétricos como secador, chapinha e modeladores.

Se seu cabelo apresenta alguma dessas características é sinal que ele está pedindo cuidados especiais. Além de shampoos, condicionadores e hidratações com produtos específicos, uma boa alimentação faz toda a diferença quanto a saúde dos fios.

E lembre-se: prevenir é sempre a melhor escolha, por isso mantenha um cuidado diário com suas madeixas!


Carolina Araujo Ferraz
Redação Portais da Moda.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Como saber se o cabelo está danificado? e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como saber se meu cabelo esta danificado , como saber se seu cabelo esta danificado , como saber se meu cabelo está danificado , como saber se o cabelo esta podre , como saber se o cabelo ta podre , como saber se o cabelo esta danificado , como saber se o cabelo está danificado , como saber se o cabelo está saudável , como identificar cabelo podre , como identificar um cabelo danificado ,

Como saber se o cabelo está danificado?

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • meu cabelo é seco , sem brilho e sem balanço e gostaria se possivel vc me indicassem o que devo fazer. preciso saber que mascara é melhor pra fazer hidratação, aguardarei resposta obrigada

    ivanira

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza