A Origem do Carnaval: Conheça a história da festa mais popular do Brasil

     

O que há por traz da festa que, anulamente, movimenta especialmente o sudeste do país?

A Origem do Carnaval: Conheça a história da festa mais popular do Brasil
Acredita-se que o carnaval tenha surgido na Grécia. Foto:Divulgação

Acredita-se que o carnaval tenha surgido na Grécia. Foto:Divulgação

A origem do Carnaval é muito discutida e apresenta algumas controvérsias quanto ao seu país sede e data de início. Porém, a tese mais defendida é que a festa tenha surgido na Grécia no período dos anos 600 a 520 a.C. Os festejos eram realizados em forma de agradecimento aos deuses gregos pelas colheitas e fertilidade do solo. O Carnaval Pagão começa no momento em que Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII a.C. O Egito e Roma também são conhecidos como outros países que deram continuidade ao festejo. Após algum tempo de celebração Grécia e Roma inseriram a prática de relações sexuais e de bebidas na festa.

Veja também: Fantasias e moda para o Carnaval 2011, Onde encontrar Fantasias de Carnaval no Rio de Janeiro, Máscaras para carnaval e Onde encontrar Fantasias de Carnaval em São Paulo.

O significado da palavra Carnaval também possui suas contradições, alguns acreditam que a palavra tenha surgido de carne vale que significa - adeus carne ou carne levamen que é traduzida como - supressão da carne. Currus navalis também é outra expressão que pode ter dado origem ao nome carnaval e significa carro naval, essa expressão pode ter surgido na Grécia e Roma no início do carnaval, onde eram feitos cortejos marítimos no começo da primavera.

Segundo Tatiane Xeres, o primeiro foco de concentração carnavalesca se localizava no Egito. A festa consistia em danças e cantarias ao redor de uma fogueira. Depois o carnaval chega a Veneza e é neste país que surge a prática de usar máscaras durante a festa. Segundo Yoko Nakamura o Carnaval veneziano era conhecido pela “transgressão” de todas as regras sociais e do estado, onde os homens só se importavam em festejar e beber muito. Porém, algum tempo depois, o uso das máscaras vinha a ser proibido no país devido à violência e libertinagem dos indivíduos que não podiam ser reconhecidos, pois estavam mascarados.

A Igreja Católica condenava o Carnaval . Foto:Divulgação

A Igreja Católica condenava o Carnaval . Foto:Divulgação

O carnaval chegou ao Brasil com o nome de Entrudo. Foto:Divulgação

O carnaval chegou ao Brasil com o nome de Entrudo. Foto:Divulgação




A festa considerada pagã era condenada pela Igreja Católica por conter práticas que iam contra os ensinamentos da Bíblia Sagrada, porém a Igreja ao perceber que não conseguiria barrar a prática dos foliões, decide em 590 d.C. adotar a comemoração. A festa então, começou a ser realizada em cultos oficiais, onde os “atos pecaminosos” eram banidos. Porém a modificação não agradou a população e em 1545 o Concílio de Trento decide tornar novamente, o Carnaval, uma festa popular.

Carnaval no Brasil . Foto:Divulgação

Carnaval no Brasil . Foto:Divulgação

No Brasil a festa foi trazida pelos portugueses em 1723, nomeada de Entrudo, a celebração consistia em festejos com pessoas mascaradas e fantasiadas. Lilian Russo afirma que “os carros alegóricos chegam no Brasil em 1786, por ocasião do casamento de Dom João com Carlota Joaquina”. A primeira escola de samba surge em 1928 e é chamada de “Deixa Falar” . Em 1935 acontece a oficialização dos desfiles, onde as escolas começam a receber subsídios da prefeitura e em 1932 o primeiro desfile é organizado.

O Carnaval é hoje a maior festa folclórica do Brasil e ocorre no sábado, domingo, segunda e terça-feira antecedentes aos dias da quarenta, que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Reconhecido pelo Guinness Book o Rio de Janeiro possui a maior festa de rua do mundo, onde ocorre a celebração do Carnaval. E é em Recife onde encontramos o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.

Carolina Araujo Ferraz
Redação Portais da Moda.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre A Origem do Carnaval: Conheça a história da festa mais popular do Brasil e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: origem do carnaval , a origem de impressão popular , como era as roupas de roma e grecia na origem do carnaval , carnaval na grecia e na roma , a origem do título do galo da madrugada , o que pode ter dado origem ao carnaval , história sobre a moda no carnaval , historia do carnaval do brasil , história do carnaval - origem , história do carnaval para imprimir ,

A Origem do Carnaval: Conheça a história da festa mais popular do Brasil

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza