Como ficar em forma para as festas de fim de ano e Carnaval?

                                   

A palavra-chave para alcançar o corpo desejado antes das festas de fim de ano é disciplina. Veja os melhores métodos para ficar em forma.

Como ficar em forma para as festas de fim de ano e Carnaval?
Yogilates: equilíbrio entre corpo e mente. Foto:Divulgação

Yogilates: equilíbrio entre corpo e mente. Foto:Divulgação

Ao aproximar-se do verão, entre 21 de dezembro a 20 de março, estar em forma se torna uma grande preocupação, uma vez que nesse período ocorrem as esperadas festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, além das tradicionais folias do Carnaval. A dúvida é, portanto, de como obter resultados satisfatórios em pouco tempo sem sofrer com dietas malucas prejudiciais à saúde.

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Muitas são as receitas de exercícios aliados à um life style mais saudável indicadas por profissionais da área da saúde, estética e beleza; contudo, há muitas controvérsias nos métodos de perda de gordura. Abaixo, listamos alguns dos métodos mais recomendados para diminuir medidas com certa rapidez e facilidade, confira!

Musculação:

Alguns médicos não indicam a musculação como método de ficar em forma, e o fazem erroneamente, pois acreditam que ela interfira no processo de perda de peso. Muitas pessoas também são contra a atividade física com receio de que ganhem massa muscular excessiva, pois ainda que haja perda da porcentagem de gordura, há aumento da porcentagem de massa magra (massa muscular), o que não faz diferença se pretender visualizar os resultados na balança de imediato.

Musculação com alteres. Foto:Divulgação
Musculação com alteres. Foto:Divulgação
Tonificação com Leg Press. Foto:Divulgação
Tonificação com Leg Press. Foto:Divulgação


Emagrecer significa, em seu sentido real, perder gordura, resultado esse que só pode ser obtido pelo aumento de massa magra no corpo, exatamente o que a musculação proporciona. Ela acelera o metabolismo em cerca de 12% pelo aumento de massa magra, o que favorece a queima de gordura no organismo por muito tempo após a atividade, ou seja, proporciona gasto calórico. É um excelente método após as festas de final de ano, nas quais é normal abusarmos mais da alimentação, pois o gasto calórico na atividade pode chegar à 480 calorias. Exercícios localizados praticados com certa regularidade ajudam a deixar você com o corpo ideal para o Carnaval!

Muitos acreditam que dietas mirabolantes para ficar em forma a curto prazo sejam os métodos mais eficazes e cometem, por isso, um grande equívoco. Essa prática, além de não recomendada, faz com que seus adeptos percam massa magra e líquido eliminando com isso apenas peso e não as gorduras corpóreas. Assim, cabe a cada um escolher entre perder peso e ficar flácido ou realmente emagrecer e enrijecer a musculatura.

Exercícios aeróbicos:

São exercícios que utilizam o oxigênio como queima de massa adiposa (gordura) e melhoram o condicionamento, uma vez que focam na resistência cardiovascular. Entre os mais utilizados estão: caminhada, patinação, pedalada, corrida e natação. O gasto calórico nessas pode chegar à respectivamente 552 calorias, 392 calorias, 252 calorias, 620 calorias e 550 calorias. Vale acrescentar que o resultado depende diretamente da escolha do exercício e que o valor do gasto calórico dependerá do seu peso; sua disciplina na execução e a freqüência que os realizará são fatores imprescindíveis para conquistar desejada boa forma.

Dinamize-se nos exercícios aeróbicos. Foto:Divulgação

Dinamize-se nos exercícios aeróbicos. Foto:Divulgação

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Antes de qualquer atividade física é de extrema importância realizar alongamento. Ele aumenta a flexibilidade muscular, possibilitando maior amplitude de movimento nas articulações, além de ajudar no relaxamento do corpo e ativação da circulação.

O ideal é procurar um médico e realizar avaliações físicas com um especialista em treinamento para montar a bateria de atividades mais adequada às suas necessidades, biótipo e condicionamento. Quando não avaliados fatores como idade, peso e eventuais problemas de saúde em um treino, ele pode ser prejudicial.

Yogilates:

A junção da Ioga com o pilates é uma das grandes apostas para ficar em forma, reeducar o corpo e encontrar equilíbrio. A Ioga cuida da mente e do espírito, e o Pilates faz o mesmo com o corpo; a união dos dois torna o exercício físico mais proveitosa, atrela em uma única atividade flexibilidade, força, postura, crescimento físico e mental.

Ioga melhora a postura e resistência. Foto:Divulgação
Ioga melhora a postura e resistência. Foto:Divulgação
Conscientização corporal e controle motor. Foto:Divulgação
Conscientização corporal e controle motor. Foto:Divulgação
Equilíbrio e fortacelimento da prática de Ioga. Foto:Divulgação
Equilíbrio e fortacelimento da prática de Ioga. Foto:Divulgação
Os princípios do Yogilates segundo Jonathan Urla. Foto:Divulgação
Os princípios do Yogilates segundo Jonathan Urla. Foto:Divulgação


É uma modalidade de Ioga que utiliza princípios do Pilates, prima melhorar o indivíduo como um todo. Uma hora de aula queima aproximadamente 400 calorias. O Yogilates não é tão lento e longo quanto os movimentos de Ioga e começam pelos exercícios de respiração que dão foco à mente, pois se parte do princípio de que respirar adequadamente é fator fundamental para o fortalecimento dos principais músculos do abdômen. A chave para exercícios bem executados é o inspirar e expirar corretamente.

Uma mente bem canalizada evita distúrbios alimentares provocados pela ansiedade, por exemplo. Nenhuma atividade consegue sozinha suprir a boa forma que todos desejam, é necessário agir em conjunto. A saúde do corpo não se detém somente a ele, a saúde da mente também é responsável para o seu bom funcionamento.

Acelere o metabolismo. Foto:Divulgação

Acelere o metabolismo. Foto:Divulgação

Alimentação balanceada:

As dicas sempre reforçadas: beber água freqüentemente, alimentar-se a cada 3 horas, abusar de frutas, verduras e cereais integrais, evitar excesso de carboidratos, pratos gordurosos e refrigerantes, mantêm-se como uma boa estratégia de ficar em forma paras as festividades de final de ano e Carnaval.

Ingira mais frutas como melancia e abacaxi que ajudam a eliminar toxinas do organismo por serem diuréticas; elas se mostram como são ótimos agentes contra a gordura localizada. A ingestão de fibras melhora o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade; o sal nos alimentos retém líquidos e causa inchaço no corpo, deve ser evitado, pois causa alterações hormonais. Uma dieta rica em proteína magra estimula a produção de colágeno, presente em alimentos como o atum, salmão, peito de peru, ovo, iogurte desnatado e o queijo cottage.

Inclua carnes magras à sua alimentação. Foto:Divulgação

Inclua carnes magras à sua alimentação. Foto:Divulgação



Vale ressaltar a importância de consultar um especialista para elaborar um programa nutricional, unir uma boa alimentação às atividades físicas adequadas ao seu biótipo, ao equilíbrio mental e muita disciplina.

Os resultados dependem exclusivamente da persistência e da frequência com que as atividades e a alimentação são colocadas em prática. É importante organizar-se, reservar um horário para estas, pois ficar com um bom condicionamento físico requer tempo e deixar para ultima hora pode não trazer os efeitos desejados.

Milene Loiza de Sousa
Redação Portais da Moda

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Como ficar em forma para as festas de fim de ano e Carnaval? e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como ficar em forma ,

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  • oi,gostaria muito de fazer cirugia abdominal mas, tenho medo de não da serto, gostária muito de uma indicação

    maria dolores cabral de sousa ( lia

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