Causas de manchas na pele

Conheça as causas das manchas mais comuns encontradas na pele de homens e mulheres!

Causas de manchas na pele
Conheça as causas de manchas na pele. Foto:Divulgação

Conheça as causas de manchas na pele. Foto:Divulgação

A pele é o maior órgão do corpo humano e, sem dúvidas, o que sofre mais impacto pelo ambiente externo e pelas próprias ações do homem com seu organismo. Uma das situações mais comuns entre homens e mulheres de todas as idades é o surgimento de manchas geradas por uma grande variedade de causas. Confira as manchas que mais atingem homens e mulheres:

VEJA TAMBÉM:
Os tipos de tratamento para pele manchas
Hidratantes em gel para pele oleosa são garantia de hidratação no verão
Produtos naturais para pele bonita e hidratada no inverno e verão

Melanoses
As melanoses se originam em pessoas com o hábito de tomar sol sem a proteção adequada, especialmente naquelas de [b]pele clara. São manchas que aparecem em áreas normalmente descobertas, como rosto, colo, ombros e dorso da mão, e possuem uma coloração marrom. Com a acumulação dos efeitos da radiação solar, as melanoses podem crescer, tonando-se ásperas, chegando à lesões pré-cancerígenas.

Hiperpigmentação da pele
A hiperpigmentação da pele ocorre quando, por alguma razão, a concentração de melanina (pigmento que dá cor à pele) aparece de forma heterogênea em algumas células, causando manchas variáveis em tonalidade e tamanho. Conforme a exposição ao sol, as manchas existentes aumentam, ou até mesmo aparecem outras.

Melanose facial causada pelo sol. Foto:Divulgação
Melanose facial causada pelo sol. Foto:Divulgação
”Pano branco” gera manchas esbranquiçadas no corpo. Foto:Divulgação
”Pano branco” gera manchas esbranquiçadas no corpo. Foto:Divulgação



Filtro solar previne manchas na pele. Foto:Divulgação

Filtro solar previne manchas na pele. Foto:Divulgação

Pano branco
Muito comum em adultos jovens, o popularmente conhecido “Pano Branco” é uma doença causada por fungos presentes em áreas de grande transpiração no corpo ou de pele oleosa, como na parte superior do tronco e no rosto. As manchas esbranquiçadas surgem pela incapacidade dos melanócitos de produzir a pigmentação correta da pele com a presença dos fungos. O desenvolvimento dessa micose é lenta, e em alguns casos pode levar meses até que seja notada.

Fitofotomelanose
Essas manchas representam uma manifestação alérgica do organismo ao ser exposto sem proteção ao sol com a pele ainda em contato com certos tipos de plantas, alimentos cítricos (limão, laranja, tangerina), ou até mesmo refrigerantes e perfumes. A fitofotomelanose gera manchas de coloração escura e tamanhos variados, principalmente em áreas mais sensíveis e de extremidades, como mãos e lábios, podendo desaparecer de forma espontânea a gradual com o tempo.

Seja qual for a causa de sua mancha, a primeira medida a ser tomada é procurar seu médico dermatologista para conhecer as possibilidades de tratamento e cura. Quando se trata de pele, é importante ressaltar que a prevenção é sempre o melhor remédio, tendo sempre em mãos o filtro solar adequado para seu tipo de pele.

Lygia Valezi
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Causas de manchas na pele e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: pano preto na pele , pano preto , pano preto nas costas , o que causa pano preto na pele , o que é pano preto na pele , o que causa pano preto , pano preto pele , o que é pano preto , pano preto mancha na pele , pano preto na pele fotos ,

Causas de manchas na pele

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • minha filha tem nevos-cogenitos, e ultimamente andam aparecendo manchas no seu corpo, no tom marrom , q aparecem e somem com o tempo , o q é isso ?, obrigada,

    debora

  • é simples, só nascer de novo...

    igor

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades