Pesquisar:

Decotes para cada tipo de corpo

Saiba como usar os decotes de suas blusas e vestidos a seu favor! 3 comentários

Decotes para cada tipo de corpo

Por: Manuela Casali Cordeiro
Portais da Moda - Dicas de Estilo

Moda Shopping Atacado

. Foto:Divulgação

. Foto:Divulgação


O Brasil é um país de muitas miscigenações, as quais geraram uma grande diversidade no que diz respeito às aparências e tipos físicos da população. Sem um único padrão corporal, as mulheres brasileiras costumam ter dúvidas sobre o que vestir para valorizar suas formas e disfarçar as características que incomodam.

LEIA TAMBÉM:
Dicas de moda para mulheres altas
Dicas de moda para mulheres baixas
Dicas de moda para mulheres de quadril largo

E MAIS:
A escolha certa para o seu tipo de corpo

A moda, com suas formas, cores e materiais, é capaz, sim, de transformar a nossa percepção sobre as proporções e formatos do corpo, e por esse motivo, é importante saber que elementos podem valorizar o nosso tipo de corpo. Um detalhe muito importante nas roupas que escolhemos, são os decotes; é necessário saber quais deles favorecem e quais podem desfavorecer a nossa anatomia. Confira a seguir dicas muito simples para escolher o melhor decote para seu tipo de corpo!


Decote V. Foto:Looklet

Decote V. Foto:Looklet




DECOTE V


Começamos falando do decote mais democrático da moda. O decote em V tem exatamente a forma que o nome sugere. Ele é ideal para mulheres com seios grandes, pois valoriza o colo sem aumentar o volume, mas também valoriza quem tem busto pequeno. É o decote mais indicado para as baixinhas e para as gordinhas, porque ajuda a alongar e afina a silhueta, devido à sua forma, que gera percepção de verticalidade. Por esse motivo, também é ótimo para quem tem os ombros largos e o pescoço mais curto.





Decote U ou redondo. Foto:Looklet

Decote U ou redondo. Foto:Looklet





DECOTE U OU REDONDO



Esse tipo de decote já começa a ser um pouco mais restrito. Ele pode ser usado por muitos tipos de corpo, mas fica melhor em mulheres magras ou do tipo mignon. Mulheres com busto pequeno também podem abusar dos decotes arredondados, principalmente os mais profundos. Devem evitar esse tipo de decote as mulheres com busto grande, porque esta forma dá a sensação de aumentar o volume na região do colo.







Decote quadrado. Foto:Looklet

Decote quadrado. Foto:Looklet





QUADRADO


Os decotes quadrados são bastante discretos e tradicionais. São indicados para mulheres com seios grandes, porque ajudam a disfarçar o volume; mas atenção: não podem ser muito fechados, ou pode trazer o efeito contrário. Devem evitar este tipo de decote mulheres muito magras, porque podem haver sobras de tecidos nas laterais, o que fica um pouco deselegante.







Decote fechado ou gola alta. Foto:Looklet

Decote fechado ou gola alta. Foto:Looklet





FECHADO E GOLA ALTA



Os decotes mais fechados costumam criar bastante volume no colo, e, por isso, é indicado para mulheres magras com seios pequenos, de preferência, com o pescoço alongado. É o decote mais complicado de ser usado.










Decote tomara-que-caia. Foto:Looklet

Decote tomara-que-caia. Foto:Looklet





TOMARA-QUE-CAIA


O decote tomara-que-caia é um dos preferidos das mulheres, especialmente no verão e para vestidos de festa. No entanto, ele não valoriza todos os tipos de corpo. O tomara-que-caia fica melhor em mulheres com seios pequenos e médios, de preferência magras, já que os braços ficam bem à mostra. As baixinhas também podem investir no tomara-que-caia, porque a pele à mostra ajuda a alongar a silhueta. Deve ser evitado por mulheres de busto grande, porque não oferece muita sustentação e acaba deformando a silhueta; também não é indicado para gordinhas ou mulheres com braços volumosos. Não é o melhor decote para quem tem ombros largos, mas pode ser usados por mulheres com essa característica que se sintam seguras para tal.






Decote assimétrico: um ombro só. Foto:Looklet

Decote assimétrico: um ombro só. Foto:Looklet





UM OMBRO SÓ


Os decotes assimétricos são mais indicados para mulheres magras e do tipo mignon, com ombros estreitos e braços finos. Mulheres de seios grandes devem evitar esse tipo de decote, porque, assim como o tomara-que-caia, além de acrescentar volume, não oferece muita sustentação. Ele também não é recomendado para mulheres de ombros largos, porque ajuda a aumentar ainda mais a região.







FRENTE ÚNICA

Os decotes frente-única e os modelos com cava americana são os mais indicados para quem tem os ombros largos, porque atraem a atenção para o centro do corpo, desviando o olhar das extremidades. Ele pode ser usado por quase qualquer tipo de corpo, tomando alguns cuidados: quem tem seios grandes, por exemplo, deve evitar modelos muito fechados, pois podem dar a impressão de mais volume. Quem tem braços volumosos deve evitar esse tipo de decote, bem como quem não está com as costas bonitas, já que são duas regiões que ficam bastante expostas.

OMBRO A OMBRO E CANOA

Decote frente única fechado. Foto:Looklet

Decote frente única fechado. Foto:Looklet

Decote frente única abertp. Foto:Looklet

Decote frente única abertp. Foto:Looklet



São os decotes mais indicados para quem tem quadris largos, porque deixam os ombros visualmente mais largos, e valoriza o pescoço, equilibrando a silhueta. Também pode ser usado por quem tem braços volumosos, já que ficam bem cobertos, sem causar incômodo. É um verdadeiro vilão para as mulheres que têm ombros largos, e portanto, deve ser evitado por elas.

Estas são algumas dicas para que você possa escolher o decote mais adequado ao seu tipo físico. No entanto, é importante que cada mulher conheça bem o seu corpo e suas características – tanto os pontos fortes, quanto os defeitos – e consiga analisar, olhando no espelho, o que a valoriza ou não. Aproveite as dicas e comece a treinar seu olhar para escolher o que vestir sem medo!

Decote ombro a ombro. Foto:Looklet

Decote ombro a ombro. Foto:Looklet

Decote canoa. Foto:Looklet

Decote canoa. Foto:Looklet



Manuela Casali Cordeiro


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda
Portais da Moda - Dicas de Estilo

3 comentários para "decotes para cada tipo de corpo"

Carregando formul�rio
  • excelente! necessitamos de informações, para mais com tanta riqueza de detalhes.parabéns!

    beli martins

  • gostaria de receber masi dicas sobre decotes e cores para usar a noite

    maria angelica

  • adorei as opçoes e estilos parabens

    cassia de oliveira santos

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

 

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda