Jardim de Inverno

Saiba quais são os locais mais adequados para projetar o Jardim de Inverno, quais plantas que podem ser cultivadas e como decorar.

Jardim de Inverno
Jardim de Inverno. Foto:Divulgação

Jardim de Inverno. Foto:Divulgação


Quer dar um toque especial a sua casa? Conheça o Jardim de Inverno e saiba porque esta é a dica de muitos paisagistas e designers de interiores.

O Jardim de Inverno é construído no interior das residências e costuma oferecer um ambiente cheio de charme, além de ser sofisticado e muito confortável.

Veja também: Decoração: Varanda, Móveis e objetos decorativos ecologicamente corretos e Estilistas agora decorando sua casa.

O primeiro passo, antes de adaptar o Jardim a sua casa é verificar em qual espaço ele vai ser construído e decorado, devendo projetá-lo em um local que tenha iluminação e climatização.

Locais mais adequados para projetar o Jardim de Inverno:

O Jardim é uma ótima opção para preencher aquele espaço vazio da sua casa ou podendo ser projetado até mesmo anexado na sala de estar, por exemplo.

Normalmente o Jardim de Inverno se localiza debaixo das escadas, em pequenos cômodos ou em espaços que são esquecidos. Caso tenha um espaço maior para planejar o Jardim, pode-se criar mais de uma utilidade para o mesmo ambiente, como por exemplo, uma varanda espaçosa que pode virar uma sala de estar com o jardim. Ou ainda, criar anexos nos fundos da residência próximos a área da cozinha, com telhado de vidro, criando um segundo refeitório para os dias mais frios.

Se morar em apartamento, a opção mais indicada é planejar o Jardim de Inverno na varanda ou na sacada, já que são os locais que mais têm ventilação e claridade.

Decore seu Jardim de Inverno . Foto:Divulgação
Decore seu Jardim de Inverno . Foto:Divulgação
Jardim de Inverno Retrô. Foto:Divulgação
Jardim de Inverno Retrô. Foto:Divulgação
Jardim de Inverno para Interiores. Foto:Divulgação
Jardim de Inverno para Interiores. Foto:Divulgação
Jardim de Inverno com teto de vidro. Foto:Divulgação
Jardim de Inverno com teto de vidro. Foto:Divulgação


Como decorar o Jardim de Inverno:

Muitos paisagistas sugerem móveis de fibra sintética, por sua maior resistência, durabilidade e design, Porém, móveis com acabamentos rústicos, como bambu, o barro e a palha, combinando com peças mais sofisticadas, tais como, quadros, vasos, cachepots e pedras são de muito bom gosto para decorar os Jardins.

Bancos de madeira, mesas de centro ou de canto, poltronas confortáveis ou namoradeiras deixam o ambiente mais aconchegante, além de decorar de forma muito especial o ambiente.

Luminárias artesanais de ferro podem acrescentar mais charme ao Jardim de Inverno, assim como pequenas lâmpadas para iluminar o ambiente, devendo consultar um paisagista para confirmar onde instalar as mesmas.

Outros podem adotar cascatas ou pequenas lagoas artificiais para compor o Jardim de Inverno.

Namoradeira para decoração de Jardim de Inverno. Foto:Divulgação
Namoradeira para decoração de Jardim de Inverno. Foto:Divulgação
Poltrona de Fibra Sintética para Jardim de Inverno. Foto:Divulgação
Poltrona de Fibra Sintética para Jardim de Inverno. Foto:Divulgação
Vasos suspensos para decoração de Jardins de Inverno. Foto:Divulgação
Vasos suspensos para decoração de Jardins de Inverno. Foto:Divulgação
Cachapots para Jardins de Inverno. Foto:Divulgação
Cachapots para Jardins de Inverno. Foto:Divulgação


Quais são as flores que devem enfeitar o Jardim de Inverno:

Os paisagistas esclarecem que não são todos as espécies de plantas que se adaptam às condições internas da casa.
As mais indicadas e que possuem um visual exótico são:

Jardim de Inverno para Apartamentos. Foto:Divulgação

Jardim de Inverno para Apartamentos. Foto:Divulgação



- Palmeira Areca Triandra, que dá um ar mais tropical ao ambiente;
- Zamioculcas, originária da África, também se adapta às condições internas, além de terem cores contrastantes e bem chamativas;
- Dracenas que possuem diversas espécies vistosas, sendo que todas são indicadas para decorar o ambiente;
- Calceolárias, são originárias do Chile, e alcançam cerca de 30 cm de altura, devendo ser cultivadas a meia sombra e em vasos;
- Aspidistra e asplênio, que podem alcançar mais de 60 cm de altura;
- Samambaias são opções de folhagens para decoração interna;
- Cipó-uvapode ser cultivado em vasos suspensos, decorando o ambiente.


A dica para cuidar manter as plantas sempre vistosas é muito simples! Basta umedecer uma esponja na solução de água fria e algumas gotas de detergente biodegradável e passar nas folhas, além é claro, de perguntar a um profissional com qual freqüência deve dar água às plantas que acabara de adquirir.

Depois de escolher o local mais apropriado para montar seu Jardim de Inverno, a criatividade vai se responsabilizar pelo resto! Decore-o de acordo com o seu estilo. Alguns Jardins podem ser mais modernos e outros mais retrôs com uma pegada vintage.

Os especialistas no assunto afirmam que depois de instalar o Jardim de Inverno, seus cuidados acabam se transformando em hobby, trazendo mais felicidade ao ambiente. Experimente essa dica!



Fabíola Taques Batista
Redação


O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Jardim de Inverno e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: jardim de inverno , jardim de inverno interno bastante colorido , jardim de inverno para um corredor de 3 metros de comprimento po110 de larguar , jardim de inverno embaixo de escada , fotos de jardins em apartamento pequeno , enfeites para jardins pequenos , como ornamentar área de ventilação de canto , como organizar os vasos no jardim de inverno , como fazer jardim de inverno apartamento , como decorar jardim de inverno ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)



  • moro em anápolis/goiás, e gostaria de saber onde encontrar esses vasos suspensos coloridos e devertidos para jardim de inverno. por favor me fala porque eu quero comprar.

    VÂNIA MARRA

  • gostaria de um projeto para um jardim de inverno de 0.50 por 2metros se possivel enviar fotos.

    LUIZ CAMARA

  • oi. quero fazer um jardim com o espaço de 60 cm de largura como eu faco? me ajude.

    NAYANE

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades