Saúde começa pela boca

                                   

Mundo Verde dá dicas para uma dieta saudável no Dia Mundial da Saúde

Saúde começa pela boca
Linhaça . Foto:Divulgação

Linhaça . Foto:Divulgação


Vida saudável não é apenas ausência de doenças.

A qualidade de vida está na combinação ideal entre prática de atividades físicas, saúde mental, prevenção das doenças e, principalmente, alimentação equilibrada.

A alimentação é a porta de entrada para uma vida com mais saúde e bem-estar.

Pensando nos bons hábitos alimentares, a Mundo Verde, maior rede de lojas de produtos naturais da América latina, celebra o Dia da Saúde nesta quarta dia 7 de abril, trazendo sugestões para uma dieta balanceada, que contribui para o bom funcionamento do corpo e proporciona o bem-estar de uma vida mais saudável, cheia de energia e disposição.


Atenção na alimentação

Frutas . Foto:Divulgação

Frutas . Foto:Divulgação

[bloco_link1]


Com uma dieta adequada, o risco de desenvolver doenças relacionadas à alimentação, como doenças do coração, diabetes e câncer, é menor. Além disso, a dieta ideal protege contra infecções, já que os nutrientes reforçam as defesas do organismo. Não basta apenas ter acesso aos alimentos; é importante escolher os alimentos certos e nas quantidades certas, nas diferentes fases da vida. A nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Figueiredo, dá o caminho da dieta saudável.

O primeiro passo de uma dieta balanceada é realizar de 5 a 6 refeições por dia, a cada 3 horas. Ingerindo uma quantidade menor de alimentos a cada refeição, o organismo trabalha com mais eficiência. Ótimas opções de lanche entre as principais refeições são as frutas secas (damasco, banana, uva, maçã, abacaxi) e as oleaginosas (nozes, castanhas, pistache, amêndoa, avelã).

É importante a inclusão de cereais como arroz, pão, quinua, aveia, centeio, entre outros, na refeição. Estes alimentos são ricos em fibras que causam saciedade, auxiliam no controle dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos e regularizarem o trânsito intestinal. Como fonte de vitaminas e minerais, estimulando o sistema imonulógico, estão as frutas, verduras e legumes, que devem ser consumidos diariamente. Os legumes devem ser cozidos no vapor, para preservar melhor os nutrientes.

As gorduras saturadas são perigosas – as insaturadas, ajudam. Reduza o excesso de carnes gordurosas como a carne vermelha e a carne de porco, ricas em gorduras saturadas, e opte por carnes magras, como peixe e peito de frango. Prefira óleos vegetais prensados a frio, ricos em gorduras insaturadas – as benéficas ao organismo, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol, encontradas no azeite de oliva extravirgem, no óleo de linhaça, no óleo de macadâmia, óleo canola, óleo de gergelim, entre outros. Além disso, evite frituras – preparações cozidas, assadas ou grelhadas são mais saudáveis.

Dê preferência a sucos naturais, sucos prontos orgânicos ou chá gelado, no lugar de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Os sucos podem ser adoçados com adoçantes naturais como o extrato de agave, que possui baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvido lentamente pelo organismo. Sal e açúcar podem ser inimigos se não forem bem administrados. Procure temperar os alimentos com produtos que realçam o sabor, como alecrim, orégano, açafrão, cominho, tomilho, etc, e utilizar adoçantes naturais para as bebidas. Mas lembre-se: líquidos durante a refeição atrapalham o processo digestivo.

Fatores externos e muita água

O ambiente também conta para a dieta saudável. Procure um lugar calmo, longe da televisão, e dê atenção à mastigação: a forma correta estimula o centro da saciedade, assim, é possível satisfazer-se com menores quantidades de comida. Para a dieta ideal, também vale a dica de não ficar parado. A alimentação balanceada deve caminhar junto com os exercícios físicos – praticados regularmente, eles previnem sobrepeso e obesidade, melhoram a oxigenação, a circulação sanguínea, aumentam a disposição e a resistência do organismo.

Para finalizar, água sempre. Para garantir a hidratação adequada, melhorar o funcionamento do intestino, facilitar a filtração do sangue e desintoxicar o organismo, são necessários de 8 a 10 copos por dia.

Sobre a Mundo Verde

O segredo de sucesso da Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável. Em 22 anos de existência, a Mundo Verde se consolidou como pioneira e líder na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no varejo brasileiro, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Hoje, a rede Mundo Verde recebe diariamente mais de 120 mil pessoas em suas 150 lojas espalhadas pelo Brasil, incluindo uma franquia em Portugal. Aos adeptos da filosofia “verde” a rede oferece cerca de 30 mil itens: o mix de produtos inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten e sem lactose, dieta Kosher), complementos alimentares e suplementos para atletas, até livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo, da mente e do planeta.

Alô Nutricionista

A rede oferece gratuitamente um serviço de orientação nutricional, o Alô Nutricionista, disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528. O serviço também pode ser acessado pelo e-mail alonutricionista@mundoverde.com.br.

Créditos: Assessoria de Imprensa.

Saúde começa pela boca

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO

SHOPPING
moda
z

Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza