Pesquisar:

Artesanato na Moda está em alta!

Crochês, bordados e rendas: as técnicas artesanais que ganharam destaque nas passarelas 0 comentários

Artesanato na Moda está em alta!

Por: Maiara Arcenio Mattos
Portais da Moda - Tendências de Moda

Moda Shopping Atacado

Mara Mac e New Order investem no tricô. Foto:Divulgação

Mara Mac e New Order investem no tricô. Foto:Divulgação

Diferentemente de um tempo atrás, em que materiais artesanais eram vistos como peças rústicas e dificilmente eram adicionados ao guarda-roupa do dia-a-dia urbano, o artesanato está em foco na moda atual.

O aspecto natural, crochês, rendas e tricô assumiram posição de destaque em muitas das coleções da próxima temporada, dando continuidade ao que já havia sido mostrado nos desfiles nacionais de verão, em que o rústico apareceu compondo looks carregados de sofisticação.


O crochê, por exemplo, apareceu no desfile de Verão 2010 da Espaço Fashion em vestidos assimétricos com lavagem estonada. Na mesma temporada, Reinaldo Lourenço ousou em apresentar requintados ternos, vestidos e saias feitos de ráfia – material usado para produzir sacos de café –, nas cores coral, marrom e bege.

 Checklist e Vanessa Montoro apostam no artesanato na Moda . Foto:Divulgação
Checklist e Vanessa Montoro apostam no artesanato na Moda . Foto:Divulgação
Acessórios com aplicação de crochê. Foto:Divulgação
Acessórios com aplicação de crochê. Foto:Divulgação


A Colcci fez uma parceria com a Círculo e criou looks de Outono Inverno 2010, que foram apresentados à artesã Márcia Bergatin, que definiu os fios e os melhores pontos a serem usados para a confecção dos tricôs da coleção.

Os tricôs da Colcci Outono Inverno 2010 . Foto:Divulgação

Os tricôs da Colcci Outono Inverno 2010 . Foto:Divulgação



Cristine Ban é mais uma adepta do tricô em suas criações. A estilista acredita na nobreza das fibras naturais, e que a confecção de roupas com materiais artesanais permite aliar conforto a um visual elegante.

Os materiais e técnicas artesanais também chegaram à alta costura: uma coleção completa de vestidos de festa foi criado pela estilista Alyny Melari, do Atelier Sob Medida, usando pedaços de sobra de tecidos para a confecção de patchworks e fuxicos. Apesar do processo de produção ser mais lento e requerer mão-de-obra redobrada, a estilista afirma que o incrível resultado compensa o trabalho.

Como se vê, o artesanal está super em voga, e apesar dos materiais rústicos, é possível compor combinações com muito estilo e sofisticação!


Maiara Arcenio Mattos
Redação

0 comentários para "artesanato na moda está em alta!"

Carregando formul´┐Żrio
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

 

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda