Carnaval 2010 – Bahia e Pernambuco

                                   

Confira a programação da folia.

Carnaval 2010 – Bahia e Pernambuco
CARNAVAL BAHIA 2010


Carnaval Bahia 2009.. Foto:Divulgação

Carnaval Bahia 2009.. Foto:Divulgação

O carnaval de Salvador é uma das festas mais populares do mundo. Segundo uma reportagem realizada pelo jornal The New York Times, a capital Bahia, com as suas paisagens naturais belíssimas e a sua cultura, é apontada como um dos 31 destinos do mundo a serem visitados em 2010.

Neste ano, em comemoração aos 60 anos do trio elétrico, a organização do carnaval de Salvador o elegeu como tema da festa. A expectativa é receber mais de 500 mil turistas durante os dias de carnaval, com um acréscimo de 20% em comparação ao ano passado.

Para informações sobre os blocos, acesse: clique aqui.

O som eletrizante do trio é a deixa para que nos três circuitos: Osmar (Avenida), Dodô (Barra - Ondina) e Batatinha (Centro Histórico), haja uma verdadeira explosão de alegria. O bloco afro, com seus tambores e o som orientalizado dos afoxés são um contraponto para essa festa plural – porque é rica de ritmos, estilos e manifestações artísticas - e singular porque é única.
Apesar de Salvador ser o principal ponto de Carnaval da Bahia, Porto Seguro não fica de fora, e traz uma programação animada para a temporada de 2010. São 9 bandas, sendo três por noite contando com Claudia Leite, Jammil e até Fernando e Sorocaba.

Veja a programação no site: http://www.axemoifolia.com.br/

O Carnaval da Bahia atrai multidões. São mais de dois milhões de foliões - baianos e turistas - nas ruas e cerca de 234 entidades em 11 categorias (20 afoxés, 68 afros, 20 alternativos, 22 de samba, 45 blocos de trio, 03 especiais, 03 de índios, 07 infantis, 26 de percussão, 07 de sopro e percussão e 13 de travestidos) cadastradas na Saltur - Empresa Salvador Turismo, responsável pela organização e coordenação da festa.

As estimativas de vôos para esta época aumentaram em 80% e as companhias aéreas estão com promoções para os destinos mais procurados de Carnaval. A Azul está com vôos de R$ 59,00 saindo de Campinas, e os preços estão baixos também na Gol, Trip e Webjet.

Confira as promoções:
Azul: http://viajemais.voeazul.com.br/.

Webjet: http://www.webjet.com.br/empresa/novosite/v3/index.asp

Trip: http://www.voetrip.com.br/

Gol: http://www.voegol.com.br/Paginas/home.aspx

Para reservas on line de Hotéis em Salvador, com preços variados, clique aqui

Para reservas de Albergues em Salvador, clique aqui ou acesse http://www.hostelsclub.com/city-pg-77-Salvador.html




CARNAVAL DE PERNAMBUCO 2010

Olinda e seus Bonecos – Recife e o Frevo

Bonecos de Olinda . Foto:Divulgação

Bonecos de Olinda . Foto:Divulgação

Em Olinda e Recife não há sambódromos: O Carnaval é feito apenas pelo povo! Mas a quantidade de foliões é tão grande que as suas ruas são inteiramente tomadas. A festa é protagonizada, organizada e feita pelos foliões, sem lugar certo, música certa ou programação certa. Não há trios elétricos e a música é aquela que se deseja. O carnaval é aberto para todos, sem cobrança de ingresso ou censura. Em Olinda, as sátiras políticas são comuns tanto nas melodias quanto nos bonecos, que são símbolo dessa cultura. No carnaval, a cidade ostenta dezenas desses bonecos gigantes, e entre os mais conhecidos está o Homem da Meia Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início oficialmente a festa.

Esse ano a programação de Recife foi estendida de 4 dias para duas semanas de shows e festas, que começam dia 6 de Fevereiro. Serão 340 atrações, 495 agremiações e 700 batuqueiros divididos pelos principais pólos de festa da capital pernambucana. A expectativa levantada pela Secretaria de Turismo é de cerca de 700 mil pessoas movimentando uma média de R$ 400 milhões.
Entre as principais atrações desse ano estão Nação Zumbi, Eddie, Lenine, Otto, Fernanda Takai, NX Zero, Tribo de Jah e Tom Zé, e os músicos internacionais do Cabezas de Cera e Puerto Candelaria.

Para mais informações sobre o Carnaval de Recife, acesse: http://www.carnavaldorecife.com.br/

Confira toda a programação do Carnaval de Olinda: http://carnaval.olinda.pe.gov.br/

Para Hotéis, Pousadas e Albergues em Recife e Olinda acesse: http://www.viagemdeferias.com/recife/hoteis/olinda.php



CARNAVAL
Máscara de Carnaval da Era Vitoriana.. Foto:Divulgação

Máscara de Carnaval da Era Vitoriana.. Foto:Divulgação

O Carnaval no Brasil teve influências de várias partes da Europa e uma mistura cultural até transformar-se no que conhecemos hoje. De acordo com a história, teve seu inicio na Grécia antiga, quando eram realizados cultos e festas em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e produção. Com o tempo foram inseridas bebidas e sexo as comemorações, que eram vistas como pecaminosas pela igreja.

Na Idade Média porém, a própria igreja adotou o Carnaval como uma festa que antecedia os quarenta dias de jejum, a Quaresma. Com isso foram banidas as práticas consideradas impróprias e de onde vem à etimologia da palavra: Está relacionado com a idéia de afastamento dos prazeres da carne “carne vale” (do latim carnis = carne e vale = adeus), que acabou por formar a palavra Carnaval.

O costume de máscaras e fantasias vem da Era Vitoriana, onde no período dessas festas eram realizados os famosos Bailes de Máscaras. A cidade de Paris foi a precursora dessa tradição e seus personagens característicos, Arlequim e Pierrô, são símbolo dessa origem. No Brasil, o mais plausível é que tenha origem nos entrudos portugueses onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade, que é o conceito que permanece pra nós até os dias de hoje. Das origens do entrudo podemos associar as serpentinas, os confetes e as espumas, que lembram essas brincadeiras do período colonial.

As festas geralmente eram animadas por canções portuguesas e a Polca do carnaval italiano. Em 1870 surgiu o ritmo brasileiro, o maxixe e foi quanto o povo cantou a primeira música carnavalesca do país: E Viva Zé Pereira.

No fim do século foi quando surgiram também os carros alegóricos e os blocos carnavalescos. As pessoas formavam grupos, se fantasiavam enfeitavam seus carros e saiam pelas ruas da cidade. Foi esse “espírito” que influenciou o surgimento das escolas de samba. A primeira foi a Deixa Falar, no Rio de Janeiro, e depois foram surgindo outras também em São Paulo até começarem os primeiros campeonatos entre as escolas.

Mariana Medeiros Seixas
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Carnaval 2010 – Bahia e Pernambuco e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: qual e a diferencas entre o carnaval da bahia rio de jarneiro e pernambuco , diferente carnaval bahia pernambuco , diferencia entre o carnaval de pernambuco e bahia , carnaval de cortêspernambuco 2016 atraçoes ,

Carnaval 2010 – Bahia e Pernambuco

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • sou de são paulo.acho que an não conhece o carnaval de pernambuco,melhor carnaval do brasil.(multicultural).

    mercia kiloss

  • carnaval de pernambuco é muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm(2)

    marcia morais

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza