Pesquisar:

Tendências de Cores e Estampas para o Inverno 2011 – Tisssu Premier

A edição de setembro da Tissu Premier, na França, mostrou as tedndências mais fortes em cores e estampas para o Inverno 2011 13 comentários

Visitantes observando a paleta de cores para o Inverno 2011 - Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier

Visitantes observando a paleta de cores para o Inverno 2011 - Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier

A Tissu Premier (Feira de negócios de tecidos e acessórios para os maiores varejistas europeus) para o Verão 2010 aconteceu nos dias 2 e 3 de setembro de 2009 e reuniu 150 expositores no Grand Palais, em Lille – França. Esses expositores, 98% europeus (França, Itália, Espanha e Turquia), foram responsáveis por um insignificante aumento de 2% no volume de negócios realizados na feira. Apenas com este dado, é possível constatar a repercussão do clima de crise econômica mundial para os consumidores durante o segundo semestre deste ano.

Mesmo diante das preocupações com a crise, 65% dos expositores estavam dedicados a mostrar novidades. Todas estas se baseavam no ideal de que no mundo de hoje, não existe inovação sem sustentabilidade. Em um vídeo com duração de 10 minutos, exibido em telas gigantes ao longo da feira, “18 tendências para aquecer o inverno” eram apresentadas. Estas tendências foram definidas em conferência sobre cores e soluções industriais inovadoras, realizada pela Pantone e pela Clariant, e moderada por Carola Seybold (Diretor de Desenvolvimento e Contas de Clientes da Pantone) e Cristophe Maestripieri (Diretor de Marketing da Clariant).


18 Tendências para Aquecer o Inverno

Escuro
Tintas, cor de ameixa e violetas transformando-se em dégradés até o azul navy. Verde pinheiro, carvão, ébano e tons pretejados graças à cor preta aplicada no urdume do tecido.

Um Impulso de Cor
Vermelhos, fúcsia e ferrugem dão à paleta de cores mais energia.

Ricos Naturais
Neutros muito trabalhados, do cinza ao bege. Mel, caramelo ou beges cor de avelã são dourados, patinados e aquecidos até atingir os marrons e mognos. Esta é uma paleta agradável, que exibe harmonia e bom gosto neo-burguês.

Veludo
A ordem é amaciar! Os tecidos foscos abandonam seu reforço rústico. Tons macios e laços-bebê aparecem lavados ou arenosos. Tecidos de algodão são mais agradáveis, e os veludos estão em destaque. Laços de renda de guipure com influências da Alta Costura dão o tom calmo.

Texturizados
Ondulados, efeitos empolados, pregas, cloquês.

Sedas Fora de Estação
Tecidos manchados e drapeados fluidos. Cetins, chiffons delicados, crepes da china ou georgetes; todos promovem ao máximo uma ultra-feminilidade.

Novo Barroco
Prata, bronze e dourados vivos para efeitos de brocado.

Caçando Feras
Figuras certas ou manchadas de panteras tornam-se chiques, clássicos essenciais.

Art Decò
Tapeçarias gigantes ou estampas suspensas nas paredes em poliéster ou seda; os fundos adicionam drama à estação. Definitivamente, exageros que atuam como remédio para a crise.

Tradição Outdoor
Atitude de moda chique para a cidade. A ênfase está no clima de caça e pesca: tweeds, lãs, pequenos motivos em jacquard, cáquis que ‘funcionam com tudo’, xadrezes escoceses ou ingleses e padrões em forma de zigue-zague.

Visitantes nas Conferências Inverno 2011 – Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier
Visitantes nas Conferências Inverno 2011 – Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier
Visitantes nos Estandes Inverno 2011 – Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier
Visitantes nos Estandes Inverno 2011 – Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier


Uma Mancha Multicolorida
Estampas manchadas, tweeds coloridos como camaleões ou camuflagens.

Trans-Folk
Estampas russas, indianas ou mongóis. Estampados coloridos curvos e jacquards originados de misturas.

Camuflagens Digitais
O futuro não é mais tão escuro e defensivo. Ele se torna mais feminino e brinca com a sedução. Um borrão de estampas com efeitos de pontos, caleidoscópios ou esferográficos.

Andróide
Micro geometrias, faces duplas, tecidos reforçados com fibras de metal; tecidos técnicos misturam algodão, lã e poliamidas. Polipropilenos ganham um visual mais metálico ou natural.

Design “Retrô”
Cubismo, geometrias variáveis e gigantes, círculos concêntricos... Uma inspiração construtivista.

Texturas parte das “18 tendências para aquecer o inverno” Inverno 2011 – Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier

Texturas parte das “18 tendências para aquecer o inverno” Inverno 2011 – Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier



Um Look Uniformizado
Cinza e azul: o classicismo com o qual é fácil de conviver. Uma versão mais esporte do unisex em tecidos e denim com um humor masculino evidente: lã ou casimiras de feltro, jaquetas-peso de jérsei. Roupas de trabalho funcionais e malhas vigorosas, tweeds masculinos, falsas aparências de peso, casimiras clássicas. Xadrezes e lãs fervidas no estilo “new wave”para jaquetas, ternos e blusões soltos.

Elegância Relaxada
Lãs, tecidos sensuais, com maciez suave. Crepes de lã, puffys, malhas confortáveis, peças de efeitos cheios para verdade proteção contra o frio.

Sedução Fatal
A beleza de forma pura em peças iluminadas de cetim, lingeries românticas, laços, sedas, malhas finas brilhantes, e estampas metálicas de pele de cobra metálicas (muito sexy!). Uma versão rock em preto: uso de segunda pele ou ornamentos mais rebeldes com aberturas maiores, voiles e cauterizações (efeitos com fogo).

Fantasmagórico
Borrados com estilo de fantasmas. Mineral ou multicoloridos, traços escovados, lacerações, looks estranhos e mistura de fibras.

Toque Francês
A elegância parisiense se encontra na dupla chique: branco e preto, ao melhor estilo “Coco Chanel”. Padronagens livres de bolinhas, misto de rabiscos e esboços em tecidos de seda.

Divertidos Anos 80
Cultura de rua, relaxada, pop art... Um estilo underground Nova Yorkino.

Poder Kid
Retrô disco da década de 1980, ou o hippie de 1970.

Modo de Sonhos
A poesia surreal de Alice no País das Maravilhas para “doces monstros”. Florais delicados e estampas de animais em tons pastéis.

Global Trotter
Uma caldeira fervilhando com o folclore indiano, russo e asiático, em um verdadeiro estilo britânico. Arquivo de desenhos com estampas simples e autênticas no estilo camponês.

Big Bang
Estampas e constelações coloridas, nebulosas e explosivas! Das origens do mundo para o seu fim.


A Paleta de Cores do Inverno 2011 foi estabelecida durante um fórum na Tissu Premier, também em parceria com a Pantone:

O “Toque Verde” está presente em todos os segmentos para dar um novo impulso à criatividade. Materiais e cores estão quebrando limites na busca por novos confrontos positivos. Com as referências já conhecidas em constante mudança, e neste mundo complexo e incerto, é de comum acordo que uma linha de pensamento calma, serena e livre de preconceitos, é a melhor opção. Apenas a força de uma proposta clara de estilo e convicções fortes importam.

“Toque Verde” Inverno 2011 – Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier

“Toque Verde” Inverno 2011 – Tissu Premier. Foto:Divulgação Tissu premier



Com o “Toque Natural” a paleta de cores está se tornando mais colorida, enquanto renuncia à neutralidade e se torna mais sofisticada. Uma poética e ambígua correnteza está promovendo combinações vibrantes e, através das forças da natureza, também as suas extravagantes gradações naturais. Os flambes disfarçam sua simplicidade rústica com conforto e estilo moderno. Emoções táteis contam ainda mais, combinações complexas e reciclagem criam novas sensações. Tons madre-pérola dão um aspecto natural às misturas técnicas.

Estampas exageram e distorcem seus temas polimórficos no “Toque Energizante”. Tons vivos intensificam o rico floral com motivos no estilo de tapeçaria. O ouro se torna envelhecido e os tons caem com o tempo. Misteriosos signos étnicos chegam como inspirações para grandes designers. Os designs clássicos da lã variam entre um rigoroso respeito a forma e pontos de brilho energizantes.

Com o “Toque Modernista”, a paleta gráfica utiliza sua modernidade em uma refinada e suave iniciativa sportswear. Peles, camelos e alpacas controlam a neutralidade dos beges. Cores de pedra e concreto derrubam os efeitos sobrenaturais. Designs retrôs revigoram a geometria dos motivos e a neutralidade das cores. Designs de alto desempenho têm efeitos primitivos, reduzindo a sofisticação de sua composição e traduzindo os designs para os dias de hoje.


A Tissu Premier, em parceria com a Pantone e com a Clariant, mais uma vez mostra a que veio, sendo uma feira de conhecimento obrigatório para os criadores e entusiastas antenados com as últimas tendências do mundo têxtil, da moda e da beleza. A próxima edição acontece nos dias 20 e 21 de Janeiro de 2010, também no Grand Palais (Lille, França), dedicada à Primavera/Verão 2011.

Contato Tissu Premier
Site: http://www.tissu-premier.com
E-mail: cbruere@eurovet.fr.

Lygia Valezi
Redação

13 comentários para "tendências de cores e estampas para o inverno 2011 – tisssu premier"

Carregando formul�rio
  • gostaria de receber paleta de cores para o inverno 2011,principalmente para bolsas de couro e tendências de modelagens e estampas femininas para o outono / inverno 2011. obrigada. beijos!!!

    karol santos

  • olá trabalho com roupa feminina ( modinha e jovem senhora ), gostaria de algumas dicas de modelos na malharia e no tecido plano e saber quais as pçs chaves deste inverno.

    viviane carlos

  • gostaria de receber cartela de cores e dicas acessorios artesanais. trabalho com essa linha, estou pesquisa tendencia inverno 2011.

    denise lui

  • gostaria de receber dicas sobre cores e modelos para out/inv2011. trabalho com confecção moda feminina e jovem senhora. obrigada.

    andreia luca

  • oi, sou designer, estou precisando de fotos de alta resolução das estampas de inverno 2011 para finalizar um editorial.

    wesley monteiro

  • gostaria de receber informações sobre a palheta de cores tendência para o inverno 2011. grata pela atenção

    maria angÉlica

  • ola, gostaria de receber dicas de modelagem e cores de moda feminina para out/inv 2011 grata, lane

    edilane

  • gostaria de saber as cores e a tendencia do inverno/2011 o que mais vai usar , sem mais obrigada

    carla bello

  • gostaria de receber a tendência de cores para o inverno 2011. grata pela atenção. márcia.

    marcia luckner bogoni

  • gostaria de saber as cores de inverno 2011, bota rateria esta na moda

    ledivan

  • gostaria de saber as cores e a tendencia para inverno 2011

    carla bello

  • gostaria de saber quais aão as cores do inverno 2011

    ledivan

  • pocaria

    lara

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

 

Cadastre seu email - Feed Notícias